quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Derbys Atacantes - Old Firm


No próximo dia 11, em Glasgow, disputa-se um dos derbys mais apaixonantes do velho continente, será mais uma edição do emocionante “Old Firm”.
Glasgow Rangers e Celtic defrontam-se pela 370.º vez num jogo de caracter oficial, e como não podia deixar de ser, o Futebol de Ataque apresenta em mais uma edição da rubrica “Derbys Atacantes” a história deste grande derby!

Para começar, Old Firm porquê?
Existem muitas teorias sobre esta denominação, e sendo esta rivalidade já centenária, imaginem a quantidade de histórias e boatos que têm apaixonado os habitantes de Glasgow...
A que parece ser mais credível, fala-nos de vários negócios em comum entre os 2 clubes rivais, que dizem os mais antigos, não conseguiriam viver um sem o outro (qual casamento qual quê...), e pela particularidade desta relação “empresarial” entre os 2 clubes, surgiu esta denominação, “Old Firm”, em Português, a velha firma.


O Glasgow Rangers apareceu em 1872, pelas mãos de 4 homens (Peter Campbell, William McBeath e os irmãos Peter e Moses McNeil.
Na altura, não tinham dinheiro, não tinham campo, não tinham equipamentos e nem uma bola tinham...
Estavam longe de acreditar que mais de um século depois, o clube iria fazer parte da história do futebol Europeu.

Pouco tempo depois surge o primeiro jogo oficial do clube, no Glasgow Green, com uma bola emprestada e com trajes do dia à dia, o conjunto de 11 amigos empatou com o Callander F.C. a zero. Tinha nascido o Glasgow Rangers!

O Glasgow Rangers venceu por 51!!! vezes o principal título Escocês, de destacar os 8 títulos consecutivos entre 1990 e 1997, domínio total dos Protestantes durante a década de 90...
O clube venceu também 31 taças da Escócia e 23 taças da Liga a nível nacional.
Internacionalmente, o prestigio do clube está na taça das Taças conquistada em 1972 perante o Dinamo de Moscovo por 3-2 em Barcelona.


A “Catedral” dos Rangers, é o Ibrox Park, com capacidade para 51 114 lugares sentados.
Actualmente o clube tem uma média de aproximadamente 49 000 espectadores por jogo.

Pelo Glasgow Rangers passaram jogadores como Paul Gascoigne, Brian Laudrup, Graeme Souness e Andy Goram, mas eu destaco um, que talvez por ser Escocês conquistou o coração dos adeptos, Ally Maccoist de seu nome.


Maccoist marcou 355 golos pelos “Light Blues” (27 no “Old Firm”), 28 hat-tricks, venceu 8 Ligas, 1 taça da Escócia e 9 taças da Liga ao longo dos 15 anos que serviu o clube.
Foi internacional Escocês por 61 ocasiões (esteve no Itália 90), e marcou por 19 vezes ao serviço da selecção Escocesa.
Foram “apenas” 581 jogos pelos Rangers!

Os adeptos do Rangers, maioritariamente Protestantes, defendem a Monarquia integrada na Gra Bretanha, e apesar de protestantes são muito pouco religiosos, pelo menos no habitual sentido da palavra, a religião é na maioria das vezes utilizada apenas como forma de provocar os adeptos rivais...


Os adeptos do Rangers gostam de se autodenominar como Billy Boys, devido a um famoso gang protestante que “incendiou” Glasgow nos anos 20 com o mesmo nome...
Os Billy Boys são tratados pelos adeptos rivais do celtic, como Hun (vem de 'Hanoverian', um monarca protestante que nasceu em Hannover e que foi responsável pela “Jacobite rebbellion”.) ou Dob (uma laranja estragada – a laranja é um dos simbolos dos protestantes e de uma das principais ordens protestantes, a “Orange Order”).


Do outro lado estão os Católicos, o Celtic Football Club, fundado 16 anos mais tarde em 1888 por Walfrid Kerins, um padre que pretendia apoiar a classe mais desfavorecida do este de Glasgow, na sua maioria emigrantes Irlandeses que eram vistos como cidadãos de segunda na cidade.
O padre chamou o clube de Celtic de forma a chamar pelas origens dos irlandeses e juntar a população daquela zona em redor de uma causa comum, o apoio aos mais desfavorecidos.

Um grupo de apoiantes do padre Kerins juntou-se para construir um campo onde pudesse juntar pequenos e graúdos em confraternização e na pratica desportiva, e não é que logo no primeiro jogo o clube derrotou os Rangers por 5-2...

Desde essa época até à actualidade, o clube venceu por 39 vezes o título Escocês, 33 vezes a Taça da Escócia e 12 vezes a Taça da Liga Escocesa.
Mas o grande titulo dos Católicos, a taça pela qual todos os adeptos do Celtic se orgulham, foi conquistada em Lisboa no estádio Nacional no ano de 1967, uma vitória perante o Inter Milão por 2-1 que valeu a única taça dos Campeões Europeus de um clube Escocês até hoje...


O Celtic Park é a bonita casa do Celtic F.C., com capacidade para 60 000 lugares sentados tem actualmente uma média muito próxima da lotação esgotada todos os jogos...


Pelo Celtic já alinharam alguns dos melhores jogadores, principalmente das ilhas Britanicas, o maior destaque vai para o maior goleador de todos os tempos da Liga Escocesa, Jimmy McGrory, entre 1922 e 1937 este senhor marcou o simpático número de 397 golos ao serviço do Celtic na Liga Escocesa...


Mas entre outros craques que representaram o Celtic, atenção especial para Henrik Larsson, Paul Macstay e Kenny Dalglish.

Os adeptos do Celtic têm, como já disse, origens católicas e Irlandesas, e talvez por isso têm uma maior afinidade com a selecção Irlandesa, deixando para segundo plano a selecção Escocesa.

Os adeptos Escoceses são conhecidos pelo seu desportivismo e fair play, certamente que os Portistas que tiveram oportunidade de presenciar ao vivo a festa que foi a primeira Taça UEFA conquistada por um clube Português, saberão comprovar o ambiente que um adepto Escocês é capaz de proporcionar a um espectáculo de futebol...
Entre os adeptos mais famosos do Celtic, especial destaque para Bono, vocalista daquela que é talvez a banda de rock mais aclamada na actualidade, U2.

"Perdoem-me o parêntesis, mas ao falar deste senhor só me lembro da homenagem que a Radio Comercial ofereceu à nossa fundadora SpicedBlond, por altura do seu trágico desaparecimento, Beatiful day......."

Os Católicos gostam de ser chamados por Tims, nome que tem origem no inicio do século, e para não variar era mais um gang que povoava Glasgow, mas estes Católicos, e chamavam-se 'Tim Malloys'.

Os seus “amigos” protestantes costumam tratá-los como “Pape”, “Tags” ou “Fenian”.
Nomes engraçados que têm origem nas raízes católicas e Irlandesas...

Entre os clássicos mais marcantes da história Escocesa, recordo pelas piores razões o jogo no Ibrox Park a 2 de Janeiro de 1971, 66 pessoas perderam a vida após um final emocionante, em 2 minutos 2 golos (88 e 90 minutos) para o Celtic e Rangers depois, os adeptos Light Blues (80 000 naquela tarde) com a emoção do golo da igualdade acabaram por esmagar os que tiveram o azar de tropeçar e cair nas escadas das bancadas do Ibrox Park...
Outras 140 sairam feridas nesta tarde infeliz de futebol.

Nos 369 jogos já disputados entre as 2 equipas, os Rangers festejaram a vitória em 147 jogos, empataram por 90 ocasiões e o Celtic venceu em 132 jogos.

Na presente época, os Rangers já levam 15 pontos de atraso para o Celtic, que lidera de forma incontestável a Scotish Primier League, mas não é isso que vai retirar brilho a este jogo, uma vitória no Old Firm, é sempre uma vitória especial...
Os Rangers já esta época deixaram de fora da Liga dos Campeões o Futebol Clube do Porto, e jogam nos oitavos de final com o Villarreal, têm aqui a grande oportunidade de se redimir da época negativa a nível interno.

Está feita a apresentação deste grandioso jogo, sintam-se à vontade para me “atacar” com os vossos “contra ataques”, e deitem cá para fora aquilo que sentem em relação a este grande jogo de futebol!

Sem comentários: