terça-feira, fevereiro 14, 2006

Análise Atacante: Liga BetAndWin - Jornada 22

A jornada 22 da Liga BetAndWin começou com a vitória do Boavista, a quinta em cinco jogos desta segunda volta, em casa de um candidato à descida, a Académica. Num jogo que não sofre contestação e que leva o Boavista à 6 posição com 38 pontos a apenas 5 pontos de Benfica e Sporting, sendo que é mais um na luta por este lugar.

De seguida tivémos os azuis do Porto na deslocação aos azuis de Lisboa. Desta vez e com tanto falatório durante a semana sobre o que se aconteceu a Adriaanse à saida do treino, José Couceiro, talvez em solidariedade vestiu ele a pele de Adriaanse e com varios erros de casting transformou uma deslocação dificil do FCPorto a Lisboa, num passeio.
A mais flagrante de todas foi a troca do experiente guarda-redes Marco Aurélio, pelo extreante Pedro Alves. Vitória fácil e sem contestação com dois tentos de um jogador que sempre prometeu isso mesmo por onde passou, golos, muitos.

O restante da jornada foi disputada no Domingo, à excepção do Maritimo - Vitória SC, que só se disputou ontem, mas a esse jogo já lá vamos.
Nos jogos que decorreram na tarde do dia 12, temos várias surpresas, sendo que o resultado mais normal ainda foi a vitória caseira do Paços de Ferreira frente ao Gil Vicente, num belo golo de Junior Bahia, que à saida do guarda-redes contrário levanta-lhe a bola por cima da cabeça num dito "chapéu". Três pontos muito importantes para os Castores que sairam dos lugares de descida por troca com o seu adversário.

Nos outros jogos, a Naval voltou a pontuar fora de casa vencendo o Rio Ave, algo que já não acontecia desde a primeira jornada, de tal maneira estranho foi que o golo foi conseguido por um ex-jogador vilacondense, Franco e o Rio Ave desperdiçou duas grandes penalidades!!! Três pontos muitíssimo importantes ganhos em casa de um concorrente directo na permanência.

Na Madeira duas equipas vocacionadas para jogar fora de casa, Nacional e União Leiria não fugiram a isso mesmo e a vitória surgiu para os forasteiros por esclarecedores 1-4, fazendo lembrar o velho ditado: "Quem com ferros mata, com ferros morre!". O jogo tipico que o Nacional faz provar às outras equipas quando joga fora, teve-o da parte do União com os mesmos resultados que o Nacional consegue fora da Ilha. Remete-se a defesa e explora bem os contra-ataques e mercê de bons finalizadores ganha os jogos sem sequer jogar à bola. Os rapazes do continente desde a entrada de Jorge Jesus que também jogam neste sistema, por isso não espanta que tenham tantos pontos, chegando mesmo a ter mais pontos e vitórias fora que em casa.

Em Braga, e esperando uma vitória fácil da equipa caseira o público acorreu em força à pedreira, e saiu completamente defraudado pelo jogo bracarense que praticamente não existiu e se não tem sido um golo marcado em fora de jogo e algumas perdidas infantis da equipa do Estrela Amadora tinham saido do estádio com mais uma derrota e não com mais um empate, mas o grande realce acaba por ser mesmo o grande golo de André Barreto, num remate a 35 metros da baliza, e logo na extreia.

Mais para o fim do dia jogaram os dois grandes de Lisboa, com resultados idênticos, ou seja, ambos venceram.
Em Setúbal, o Vitória voltou a mostrar porque é uma equipa banal, e porque é que Moretto era titular da baliza. Marco Tábuas, é o exemplo de um jogador que não sabe o que faz na Primeira Divisão, e quando se vê que temos em outras equipas, a suplentes, guarda-redes como Quim, Vitor Baia, Nelson, Paulo Lopes, Hilário, Paiva, etc etc só podemos ficar indignados com a actuação deste jogador.
O primeiro golo do Sporting é o vulgar "frango" e no segundo a excelente colocação da barreira de 3 jogadores!!! a cobrir não o poste direito nem o esquerdo e sim o angulo de visão do guarda-redes diz tudo sobre este guardião, que só nao sofreu outro golo na parte final porque a barra foi amiga. Se acham que estou a ser muito severo vejam o segundo golo do Boavista em Setúbal também de livre directo que lhe passa a meio metro do corpo e pelo meio da baliza.
De resto e em relação ao jogo não vou entrar pelo lance do golo anulado porque a jogada foi parada antes mesmo da bola chegar à cabeça do jogador sadino mas sim falar de mais um penalty de bradar aos céus. Já não há paciência para tanta imbecilidade da arbitragem. Uma bola chutada à queima roupa que se dirigia para a linha lateral foi de encontro a Sá Pinto que nem deve ter percebido que esta lhe bateu no braço, seguindo a jogada e levando mais uma vez a protestos inqualificáveis para uma pessoa que é "apenas" capitão de equipa e com 30 e poucos anos, mais parecendo um miudo reguila, o que só lhe fica mal e tem vindo a acomular-se sistematicamente.

No último jogo deste dia, o Benfica recebeu uma equipa que diz ser de Primeira Divisão mas que é uma autêntica farsa. Esta qualidade de jogo e o número de pontos conquistados aliado à diferença pontual para o adversário mais proximo è algo que só se via nos anos 50 e 60, completamente anacrónico.
Vitória fácil do Benfica que serviu até de reconciliação dos adeptos encarnados com o seu capitão e vice-versa. O caso mais falado do jogo acabou por ser uma "falta de fair-play" da equipa do Benfica. A equipa do Penafiel inicia um ataque já com o jogador Pedro Moreira estendido na àrea e só quando perde a bola é que se lembra que esse jogador se encontra prostrado no terreno de jogo. Mas mesmo assim houve mais protestos de intervenientes externos do que do próprio Penafiel, todo o lance dá uma ideia de como a equipa se encontra desunida neste momento. Mesmo com um jogador no chão ninguém do Penafiel atirou a bola para fora quando a teve na sua posse.

Ontem acabou a jornada com um polémico Maritimo - Vitória SC, que deu inesperada vitória dos visitantes, mas tendo em conta certas condicionantes de certas equipas que parecem ter lugar cativo na Primeira Divisão será que foi assim tão inexperada esta vitória vimaranense? Além de que há sempre a agravante do FCPorto ser acusado de ser beneficiado na jornada seguinte pelas expulsões dos jogadores adversários, o que me leva a crer que vai ser fácil o Vitória permanecer, escudando-se no "foram expulsos para não jogarem contra o FCP". Mas expulsar um dos jogadores mais calmos da liga e mais profissionais como Van Der Gaagh e por palavras, deixa no ar muita dúvida, sobre as reais intenções da mesma. Espero que isso não seja verdade e não volte a acontecer.

Sem comentários: