quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Promessa Atacante da Semana - Vincent Kompany


Esta semana o jovem promissor é somente uma das maiores esperanças do futebol belga. Vincent Kompany é defesa central e titular indiscutível do Anderlecht há vários anos. Actualmente, com 19 anos de idade é cobiçado por meio mundo. O sua estatura e poder físico, combinadas com velocidade e poder de antecipação, fazem dele um defesa quase intransponível. Desde cedo que demonstrou ser um futebolista maduro, prezando sempre a humildade e trabalho intenso.

Apesar de ter ligações familiares ao Congo, representa as cores da Bélgica há largos anos. A sua primeira internacionalização, no que à selecção principal diz respeito, foi aos 17 anos, em Outubro de 2003, no jogo contra a Estónia a contar para o apuramento para o Euro 2004. Kompany tornou-se o mais jovem jogador a ser chamado à selecção principal, depois de Paul Van Himst, na década de 60. Em setembro de 2004, era já titular da selecção Belga.

Ingressou no Anderlecht com apenas 6 anos, e estreou-se na equipa principal em 2003, na segunda ronda de qualificação da Champions contra o Rapid Bucareste. Curioso o facto de o jogador se estrear logo num jogo tão importante, contudo, revelou grande maturidade e os nervos passaram-lhe completamente ao lado. Pouco depois fazia já parte da espinha dorsal da equipa, completando 19 jogos no campeonato que o Anderlecht viria a vencer.

Kompany já venceu vários prémios na sua curta carreira:
2004 - Melhor jovem e Melhor jogador de origem africana
2005 - Bota de ouro, Melhor Profissional, Nº 1 dos leitores das revistas mais conceituadas, Melhor Jovem, Melhor jogador de origem africana e Zinneke de Bronze.

Este ano foi o português Sérgio Conceição que superou o talento belga, quedando-o para segundo lugar, no pódio dos melhores jogadores a actuar na Liga Belga. Tais prémios só podiam aguçar o apetite dos gigantes da Europa, e Real Madrid, Barcelona e Chelsea já abordaram o craque. Embora o Anderlecht o queira segurar a todo o custo, é quase certo que os muitos milhões de Abramovich podem facilitar a transferência.

Actualmente, o central encontra-se lesionado, depois de uma intervenção cirúrgica a um ombro, e espera-se que volte aos relvados dentro de pouco tempo. Refira-se que o jovem prodígio tem tido uma época azarada em termos de lesões. Vincent Kompany aguarda pela bonança, depois desta tempestade, e não tardará a dar o salto para um emblema de maior nomeada.

Ficha Técnica:

Nome completo: Vincent Kompany
Idade: 19 anos (10-04-1986)
Local de nascimento: Uccle, Bélgica
Altura: 1.90 cm
Peso: 85 kg
Nick name: "Vince The Prince"
Camisola: 27
Clubes: Anderlecht (1992-2006)

Sem comentários: