terça-feira, fevereiro 28, 2006

Análise Atacante: LIGA BETANDWIN

Completou-se este Fim-de-Semana a 24ª jornada da Liga Betandwin e, uma vez mais, não faltou emoção! Ao contrário do que muitos defendem, a nossa liga é muito mais emotiva do que praticamente todas as outras que se disputam por essa Europa fora. Em Portugal vive-se o futebol como em poucos países no mundo, faltando apenas e só cultivar em todos nós uma cultura desportiva à altura da paixão que sentimos pelo jogo e pelos nossos clubes!

Em Lisboa disputou-se o jogo grande da jornada, entre o Benfica e o FC Porto! Neste clássico, os encarnados necessitavam obrigatoriamente de vencer, o que acabou por suceder... Sem grande brilho, é certo, mas sucedeu e permitiu aos comandados de Ronald Koeman encurtar a distância que o separava do líder do campeonato, precisamente o FC Porto. Os Dragões sofreram o 3º desaire na prova, sendo que dois deles foram com o Benfica... Laurent Robert, com a ajuda involuntária de Vítor Baía, apontou o golo solitário do encontro!
Quem aproveitou da melhor maneira o "tropeção" do líder foi o Sporting, que após derrotar a Académica por 3 golos sem resposta, diminuiu a desvantagem para o topo da classificação para apenas 2 pontos! Em Coimbra, a Briosa deu uma muito boa réplica, contudo não foi feliz e nunca teve argumentos para ultrapassar um "pragmático" conjunto leonino, que agora terá dois jogos em «casa».
No arranque da jornada, o Boavista prosseguiu com a fantástica série de resultados! Venceu em Barcelos, com muita sorte à mistura, um Gil Vicente que vendeu muito cara a derrota. O "veterano" João Pinto fez o único golo do encontro, num cabeceamento...à João Pinto! De registar as lamentáveis cenas no final da partida entre os jogadores de ambas as equipas, que resultaram nas expulsões de Luis Coentrão e Hélder Rosário. Sétima vitória consecutiva dos Axadrezados que agora terão duas Provas de Fogo: Braga, no Bessa e Sporting, no Alvalade XXI!
O Nacional da Madeira perdeu o 5º lugar, sendo ultrapassado pelas Panteras do Bessa, após a cedência de um empate caseiro frente ao "aflito" Guimarães. Wesley ainda deu vantagem aos minhotos, mas já antes do intervalo os Madeirenses chegaram à igualdade por Chilikov. Os vimaranenses já não perdem à 4 jornadas!
Vitórias caseiras e "naturais" do Setúbal (2-0) frente ao praticamente despromovido Penafiel e do Marítimo (1-0) perante o Estrela da Amadora, sendo que a dos Verde-Rubros foi «arrancada a ferros», valendo o tento de Kanu (o 8º da temporada). Num outro desfecho aguardado, Paços de Ferreira e União de Leiria empataram a um, para desgosto de José Mota que vê os Castores a afundarem-se na tabela classificativa.
A surpresa da jornada aconteceu em Belém, onde o Belenenses foi surpreendido pela Naval 1º de Maio! Os homens da Figueira da Foz venceram por 3-2 os azuis do Restelo e ficaram mais perto da linha de salvação, tendo em Fajardo a sua grande figura, como de resto vem sendo habitual...
No fecho da ronda, o SC Braga aplicou a «chapa» 5 ao "descaracterizado" Rio Ave! António Sousa deverá estar no «fio da navalha», pois os vilacondenses que tão bom futebol vinham a demonstrar nas outras épocas e no início desta, continuam a descer na classificação, encontrando-se numa posição muito pouco confortável. Os Bracarenses continuam a fazer uma óptima campanha e permanecem no 3º posto, confirmando a cada semana que passa a sua candidatura a um lugar na Liga dos Campeões...

Oito pontos distanciam o 1º classificado (FC Porto) do 6º (Nacional da Madeira), provando o equilíbrio que reina em terras Lusitanas! Querem melhor?!

Sem comentários: