terça-feira, maio 02, 2006

Análise Atacante - La Liga (jornada 35)

Um ponto. Um ponto apenas separa o Barcelona do Bi-campeonato. Os "blaugrana" jogaram q.b. na recepção ao Cádiz e venceram pela margem mínima com um golo de Ronaldinho e já na 2ªparte, uma grande penalidade falhada por Eto´o deu alento aos jogadores do Cádiz, que criaram sucessivas situações de perigo junto da baliza de Victor Valdés.
O Valência venceu, no Mestalla, o Alavés por 3-0 e faz o Barcelona esperar mais um dia pelo tão almejado título. David Villa apontou mais um golo para a sua conta pessoal e mantém a pressão sobre Samuel Eto´o na corrida pelo "Pichichi" 05/06.

O R.Madrid conquistou uma vitória (0-1) no terreno do seu mais directo perseguidor, o Osasuna, aumentando a distância para 4 pontos e mantendo-se a 2 pontos atrás do Valência. O Celta de Vigo foi á Corunha garantir matematicamente a presença na próxima edição da Taça Uefa ao bater o Deportivo por 0-2, mantendo a vantagem de 4 pontos sobre o Sevilha, que foi vencer 1-2 ao terreno da R.Sociedad.
O Atl.Madrid, que a imprensa espanhola afirma estar a ultimar a contratação de Tomas Rosicky ao Bor.Dortmund, foi surpreendido em casa pelo Maiorca (0-1) e atrasou-se na luta por um lugar na "zona europeia" apesar de os seus concorrentes, Getafe e Villareal, terem empatado a uma bola.

Em jogo de aflitos, Bétis e Atl.Bilbao, empataram 1-1 e continuam num rol de 8 equipas que, matematicamente, ainda podem acompanhar o Málaga na descida á Segunda Liga.
De refrir que, com esta descida, o Málaga tornou-se no emblema mundial com mais descidas de divisão, somando 12 despromoções.

Ainda faltam 3 jornadas e, por isso, é muito cedo para fazer qualquer tipo de análise à classificação final das equipas. De qualquer forma, puxo do meu patriotismo para afirmar uma imensa alegria por ver o Barcelona de Deco - aquele a quem, durante anos a fio, chamei "Mágico" e que nos brindava todos os jogos com pormenores deliciosos - vencer o campeonato, porque é de longe o colectivo mais forte e porque é considerada pela maior parte das pessoas, a melhor equipa da Europa.
Espero , ainda, que o Valência de Miguel segure o 2ºlugar e que tenhamos mais um português a disputar a Champions League na próxima temporada, fortalecendo (ainda) mais o futebol e os futebolistas portugueses.

Sem comentários: