terça-feira, maio 02, 2006

Análise Atacante - Premiership (jornada 37)

"The Special One did it again"

Poderia ser o título de um filme, mas não é. É, na realidade, mais um título para aquele que a generalidade considera, o melhor treinador do Mundo.
A 37ª jornada da Premiership fica na história como o momento em que o Chelsea de José Mourinho confirmou o 2ºtítulo em duas épocas, ao vencer o Man.United por três bolas a zero.
O Chelsea, com Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho na equipa principal e Maniche no banco, começou o jogo praticamente a ganhar com um golo de Gallas aos 5 minutos. Já na 2ªparte, Joe Cole e o próprio Ricardo Carvalho sentenciaram a partida para os "blues" marcando, aos 60 e 73 minutos, respectivamente.
Os "red devils" de Cristiano Ronaldo e Carlos Queiroz foram totalmente impotentes e Sir Alex Ferguson fez questão de realçar que "o Chelsea mereceu este título".
O Chelsea foi claramente a equipa mais regular da Premiership e a conquista deste título era, á muito, uma questão de tempo. É o 2º título consecutivo para os londrinos, o 3º do seu historial.
Para o "Special One" este é o 10º troféu (!) conquistado nas últimas 4 temporadas: 2 Campeonatos de Portugal, 1 Supertaça de Portugal, 1 Taça de Portugal, 1 Liga dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 2 Campeonatos de Inglaterra, 1 Supertaça Inglesa e 1 Taça da Liga Inglesa.
Neste momento de tanta alegria, Mourinho fez questão de festejar austentando um cachecol de Portugal à volta do seu pescoço, dando à festa uma pronúncia ainda mais portuguesa.


Independentemente do que aconteceu em Stamford Bridge, a jornada prosseguiu noutros estádios. Steven Gerrard foi fulcral na vitória do Liverpool na recepção ao Aston Villa (3-1). O capitão fez dois dos três golos com que a equipa bateu o Villa, repondo a vantagem após o Liverpool se ter deixado empatar. O Portsmouth, com Pedro Mendes a titular, conseguiu uma importante vitória no terreno do Wigan por 1-2 e prossegue a sua caminhada para fugir à despromoção. O Fulham, com Boa Morte na equipa principal, empatou em casa do Manchester City (1-1). O Everton, com Nuno Valente no banco, venceu os finalistas da Taça Uefa, o Middlesbrough por 1-0, com um golo de McFadden. O Arsenal venceu 0-3 em Sunderland e aumentou a pressão sobre o Tottenham na perseguição ao 4ºlugar, estando separados por apenas 1 ponto. Um ponto é, também, o que separa Man.United e Liverpool na luta pelo 2ºlugar, que tal como 0 4º, será decidido na 38ª e derradeira jornada da Premiership.
Bolton, Newcastle e West Ham disputam os dois últimos lugares que darão acesso à pré-eliminatória da Taça Uefa, sendo que na parte inferior da tabela, Birmingham, West Bromwich e Sunderland estão já matematicamente despromovidos à League One.

Será certamente um final de campeonato dramático, sobretudo no que toca ás decisões do 2º (Man.United e Liverpool) e 4º (Tottenham e Arsenal) lugares. Na luta pelo 2ºlugar, o Man.United recebe em Old Trafford o Charlton, tendo por isso, uma grande oportunidade de segurar o seu posto visto que o Liverpool tem uma viagem difícil ao terreno do Portsmouth de Pedro Mendes. Em relação à 4ªposição, o Tottenham espera um jogo complicado na visita ao West Ham ao passo que o Arsenal recebe em casa o Wigan, esperando uma escoregadela dos seus rivais londrinos.
Pessoalmente, aprecio a equipa do Tottenham e gostaria de a ver disputar a Liga dos Campeões, até para ver se já possuem "calo" para essas andanças. Desejo, também, que o Man.United termine em 2ºlugar para que o "nosso" Cristiano Ronaldo possa continuar a espalhar o perfume do seu futebol pelos relvados europeus.

Sem comentários: