terça-feira, maio 09, 2006

Análise Atacante - Série A italiana

Penúltima jornada em Itália, onde um escândalo envolvendo a federação e o seu presidente, a arbitragem e a própria FIFA, à imagem de um apito dourado português, foi despoletado, levando mesmo à demissão de Carrara, presidente da federação italiana.

Iniciando o “giro” pela jornada, o líder Juventus despediu-se do Delle Alpi com uma vitória ante o Palermo. Num encontro marcado com alguma polémica face a um lance muito duvidoso na área dos bianchoneri, a equipa da casa produziu mais do que o suficiente para justificar a vitória no final dos 90 minutos. Nedved e o desinspirado Ibrahimovic (7 golos para um avançado que tira o lugar à estrela da equipa, Del Piero, que já facturou 11, não se pode dizer que seja uma boa época) fizeram os golos, enquanto que Godeas, pelo lado do Palermo assinalou um grande golo, mas insuficiente para perturbar a equipa do Norte de Itália. Com os ouvidos postos no outro encontro, o Milan deslocou-se ao terreno do Parma para vencer 3-2. Ajudados por um “rigore” Kaká abriu o marcador aos 29 minutos, assistiu o compatriota Cafú para o 2º e assistiu ao melhor golo da tarde, da autoria de Clarence Seedorf, o jogador que pessoalmente mais admiro no plantel do Milão. Por parte do Parma a resposta surgiu por Corradi aos 57 e aos 91 minutos, deixando assim a disputa do título para a última jornada entre Juventus e Milão. Sete golos no Artemio Franchi di Firenze, onde os da casa receberam e bateram o Reggina por inapeláveis cinco bolas a duas. Fiore aos 25, Luca Toni aos 28 e 64, Jorgensen aos 34 e Bojinov aos 65 marcaram para a Fiorentina, enquanto que Amoruso fez os golos para a Reggina. Na terceira posição e sem muito para se chatear está o Inter que recebeu o Siena e não foi além de um empate a uma bola. Fala-se em movimentações entre os nerazurri e Fábio Capelo…Vitória forasteira e por números gordos foi a que se verificou entre o Ascoli e a Lázio, sendo que em apenas 20 minutos os visitantes já venciam por 0-3. Empates em branco registaram-se no Lecce-Chievo e Livorno-Sampdoria. A Roma acompanhou a vitória da Fiorentina vencendo por uma bola a zero o Treviso, golo de Tommasi. Vitória da Udinese no estádio Friuli frente ao Cagliari por duas bolas a zero, golos de Iaquinta e Barreto. O Messina-Empoli acabou com vitória do Empoli por 3 bolas a zero.

A grande decisão está ao rubro, e terá mesmo de se esperar pela última jornada para se saber quem será o próximo campeão.
Na tabela de melhores marcadores, a vantagem foi aumentada por parte de Luca Toni, já que facturou mais dois golos nesta jornada. Na segunda posição mantém-se Trezeguet e no terceiro posto seguem Suazo do Cagliari e, impossibilitado de fazer melhor devido a lesão, Shevchenko.

Sem comentários: