quarta-feira, maio 10, 2006

Jogador Atacante da Semana: John Terry

Nome: John Terry
Data de Nascimento: 07/12/1980 (25 anos)
Clube: Chelsea FC
Nº da Camisola: 26
Posição: Defesa Central
Altura: 1,83 metros
Peso: 78 kg
Naturalidade: Barking – Inglaterra
Palmarés:

• 2 Campeonatos Ingleses (2005 e 2006)
• 1 Taça Inglesa (2000)
• 2 Taças da Liga (1998 e 2005)
• 1 SuperTaça Inglesa (1999)


John Terry é actualmente o melhor defesa central do mundo, na minha opinião. É sempre muito difícil julgar este tipo de coisas, dizer quem é o melhor, o segundo melhor, não é nada linear, é muito subjectivo e depende muito de pessoa para pessoa mas do meu ponto de vista, o melhor central é mesmo este inglês. É que ele é bom em tudo. Pelo ar e pelo chão, em marcação, em antecipação, em desarme, em perspicácia suficiente para se fazer aos lances, em tudo. No auge dos seus 25 anos, John Terry é um jogador maduro, forte psicologicamente, fisicamente, tacticamente e tecnicamente, se bem que todas estas componentes não devam ser separadas, pois o que interessa é ser parte de um todo e cumprir as funções necessárias ao bom funcionamento de equipas. Isto, claro, segundo Mourinho. Eu concordo. Aliás, quem sou eu para discordar? E o facto de falar no treinador português, não é por acaso. Quanto a mim, o técnico do Chelsea foi mesmo fundamental para ajudar a apurar as boas qualidades de Terry. Com Mourinho, Terry evoluiu ainda mais e tornou-se “mais jogador”. Além disso, o facto de ter saído das escolas dos blues e de ser tão bom jogador, leva a, a par com Frank Lampard, ser o capitão e uma figura emblemática do clube. É um autêntico líder na equipa. Há até quem diga que é ele quem vai ser o próximo capitão da selecção inglesa. No fundo, tenho a dizer que o aprecio imenso como futebolista, é um jogador muito completo e muito importante para qualquer equipa pois além das suas qualidades técnico tácticas, é também um jogador inteligente e influente.

A carreira de John Terry não tem grande história. Foi formado nas camadas jovens do Chelsea FC e está lá desde que se tornou jogador profissional. Em 1998, quando tinha 18 anos, estreou-se na equipa londrina. Apesar disso, e dado que a posição de defesa é muito mais vulnerável a possíveis críticas e os erros que estes cometem são muito mais visíveis, só começou a ser presença assídua em 2001, onde até chegou a ser capitão na selecção inglesa de sub-21. Nessa época, John Terry fez quase 50 jogos, isto com 20/21 anos. Notável, diria eu. O mítico nº26 do Chelsea passou então a fazer parte de um núcleo duro de jogadores indispensáveis à equipa e desde então que são raros os jogos em que não joga. Nesta temporada e na anterior, não falhou uma única partida para o Campeonato, só não jogou 1 jogo da Liga dos Campeões na época passada pois de resto fez actuou em todos os desafios do Chelsea.

Os número falam por si, no clube John Terry é absolutamente inquestionável no onze, é um elemento chave do sistema de José Mourinho e já o era com Ranieri. Na selecção o seu percurso é ainda curto. Não marcou presença no Mundial 2002, só foi convocado pela primeira vez em 2003. Jogou nas fases de preparação e final do Euro 2004 e jogou em todas as partidas, excepto contra a França, pois estava lesionado. Obviamente que também disputou os complicados jogos da campanha de qualificação para o Mundial 2006, ao qual vai, por certo. Rio Ferdinand e Sol Campbell são dois concorrentes muito fortes, mas acredito que vai ser titular pelos britânicos naquela que é a maior competição de selecções em todo o mundo.

Sem comentários: