Pelo dia 31 de Março de 2005 a "nossa" SpicedBlond continuava com a segunda parte da entrevista a Nick Greisen, estrela de Futebol Americano da equipa New York Giants.
Provavelmente nunca ninguém em Portugal entrevistou um jogador de Futebol Americano, e a nossa SpicedBlond conseguiu fazê-lo a um dos icones máximos deste desporto...
Para a semana vem a 3.º e última parte da entrevista.
Bem Nick depois de termos falado sobre a possível violência do Futebol Americano, decidi hoje falar um pouco sobre ti e a tua inserção neste desporto.
Quando é que surgiu o teu interesse pelo Futebol Americano?
Bem...como jovem americano que sempre fui, sempre gostei de assistir aos jogos e apoiar as equipas. Acho que aqui qualquer rapaz americano gosta deste desporto, muitos levam mesmo como uma autêntica religião, é a mesma coisa que o Futebol Feminino é para as mulheres, por isso sempre me interessei, mas foi com 12 que comecei a pensar que queria ser jogador.
O que te levou ao Futebol Americano?
Eu sempre pratiquei desporto, os meus pais sempre se preocuparam imenso com a nossa saúde. Sempre fui muito alto, por isso comecei a jogar basket muito cedo, e num ano em que tive férias desse desporto, o meu pai perguntou se não queria entrar para um clube de Futebol Americano, como forma de manutenção física, entrei e fiquei completamente rendido, a partir dai comecei a treinar para atingir o meu sonho.
De inicio pareceu-te um desporto difícil?
Humm... acho que só me pareceu difícil quando já estava totalmente inserido. De inicio nunca te apercebes da dureza que é, pois os treinos praticamente são escola, todas as regras são ensinadas ao mais ínfimo pormenor, chegamos a fazer testes escritos, e só depois disso, é que começamos com os treinos, mas até começarmos a jogar, os treinos de manutenção física são muito duros, não é quando começas a jogar que se têm consciência mas quando começamos a treinar o físico, a partir dai só mesmo quem tiver uma grande resistência é que consegue.
Então quanto tempo demora até teres treino de jogo?
Mais ou menos 1 ano. Durante esse tempo é o físico que é treinado, os passes e ensaios de contacto físico com o adversário, mas o jogo jogado a serio só ao fim de um ano é que passas a treinar.
Fala-me um bocado dos treinos?
Bem em primeiro lugar, todos treinam em separado consoante a sua posição em campo.
Não tens defesas a treinar com ofensivos, cada posição treina em separado, para que os erros sejam melhor corrigidos, e para que possamos aprender mais uns com os outros.
Depois um treino dura no minino 3 horas, sem descanso, e um simples atraso provoca 3 voltas ao campo. Deixar cair a bola, é inimaginável, ou fazes 30 flexões e toda a equipa fica de castigo.
Bem.. isso é tortura(risos). Mas esse tipo de punições produzem algum efeito positivo?
Claro que sim, pois incentiva os jogadores a não errarem, faz com que nos empenhemos mais e que a atenção no treino esteja sempre presente, não há tempo para distracções pois uma distracção pode custar um castigo a toda a equipa.
Já alguma vez tives-te que fazer flexões por algum erro cometido?
(risos) Oh se já.... Lembro-me de uma vez que não estava nos meus dias e já ia no segundo erro, lembro-me que toda a equipa já estava a olhar para mim com uma certa raiva porque eles também estavam a pagar pelos meus erros, olhava para eles e via que já estavam a espera no terceiro erro que ia custar a toda a equipa, treinar durante uma hora sem agua, mas felizmente consegui safar-me e ninguém morreu á sede( risos)
O que gostas mais no Futebol Americano?
Gosto do facto de cada jogador ter uma função especifica, sendo que para vencer a equipa depende do empenho de todos.
Na minha posição especifica gosto da adrelina de saber que nós somos os que realmente impedem que os adversários consigam pontos.
E o que achas mais difícil no Futebol Americano?
Sem duvida nenhuma o contacto físico é muito duro.
Que posição ocupas?
Sou Linebacker, ou seja sou um jogador de defesa. O que nós fazemos é auxiliar os nossos companheiros que estão na zona de defesa com bloqueios, somos nós que tentamos impedir com bloqueios o adversário caso este consiga passar pelos defesas de zona, somos a ultima hipótese para não se marcarem pontos.
Amanhã Finalizarei a Entrevista
Sem comentários:
Enviar um comentário