quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Jogador Atacante da Semana: Gennaro Gattuso

Antes de tudo, parabéns aos autores do novo template do blog. O "Futebol de Ataque" está a ganhar cada vez mais magnitude e o novo aspecto do site é um bom exemplo disso.


Nome: Gennaro Ivan Gattuso
Data de Nascimento: 09/01/1978 (28 anos)
Clube: AC Milan
Nº da Camisola: 8
Posição: Médio Defensivo
Altura: 1,77 metros
Peso: 77 kg
Naturalidade: Corigliano Calabro - Itália
Palmarés:
1 Campeonato Italiano
1 Liga dos Campeões
1 SuperTaça Europeia
1 Taça de Itália
1 SuperTaça Italiana


Gattuso é um jogador que se caracteriza pela entrega ao jogo, pela raça com que disputa cada bola, pelo espírito guerreiro, pelo seu comportamento irreverente dentro do campo (por vezes exagerado) que lhe custa alguns cartões. “Rino”, como é conhecido, pode jogar no centro do terreno bem como no lado direito do meio campo como médio interior. É um batalhador e nunca deita a toalha ao chão. É o recuperador de bolas da equipa de Carlo Ancelotti mas não destrói só jogo, dado que tem uma boa qualidade de passe curto e é o primeiro elemento do Milão a partir para o ataque, juntamente com Andrea Pirlo. Pela sua experiência (já tem 27 anos) e qualidades inegáveis, Gattuso dá imensas garantias de consistência defensiva à sua equipa porque, juntamente com Pirlo e restante defesa, cria um bloco muito forte e difícil de transpor.

Gennaro Ivan Gattuso é um dos melhores jogadores italianos da actualidade. Começou no Peruggia onde efectuou apenas 10 partidas e, em 1997, mudou-se para a Escócia onde jogou pelo Rangers durante um ano. O Salernitana, clube recém chegado à Série A na época 1998/99 contratou Gattuso que, no ano seguinte, já estava a ser transferido pelo campeão AC Milan. A partir dessa altura, o jogador tem vindo a ser fundamental nos “rossoneri” e, desde a sua primeira época, raros são os jogos que o acarinhado jogador falha.
O italiano é, além disso, um futebolista importante na selecção italiana onde costuma ser titular. Chegou à selecção AA em 2000 mas nesse ano foi principalmente jogador dos sub-21, escalão pelo qual foi campeão europeu. Posteriormente esteve presente no Mundial 2002, no Euro 2004 e vai certamente ser convocado para representar os transalpinos no Mundial 2006.

Sem comentários: