quarta-feira, maio 10, 2006

Análise Atacante - Premiership (jornada 38)

A lógica prevaleceu e o Arsenal, finalista da Liga dos Campeões, destronou o seu arqui-rival Tottenham do 4ºlugar, alcançando um espaço nas pré-eliminatórias de acesso à Liga Milionária e relegando os "spurs" para a Taça Uefa.
Thierry Henry, que termina contrato e vê o seu nome ligado a outros colossos europeus, foi (mais uma vez) o herói dos "gunners" ao fazer um "hat-trick" na recepção ao Wigan, num jogo que o Arsenal acabou por vencer 4-2 depois de ter estado a perder 1-2, aproveitando da melhor maneira o deslize fatal do Tottenham no terreno do West Ham (2-1). É, no entanto, importante referir a situação que precedeu o jogo West Ham-Tottenham. Nada mais nada menos que 7 (!) jogadores do Tottenham sofreram uma intoxicação alimentar na unidade hoteleira onde estagiavam antes da partida, sendo que esses sete jogadores não se consideravam em condições de disputar esse jogo.
Os dirigentes dos "spurs" ponderam agora processar o Hotel em causa e a Premiership, além de defenderem a repetição da partida, pois esta derrota custou ao Tottenham o 4ºlugar.
O Man.United cumpriu a sua obrigação e goleou o Charlton por 4-0 com mais um golo de Cristiano Ronaldo e sem Van Nistelrooy, que foi afastado da equipa já dentro do estágio e que vê a porta de saída claramente escancarada. Os "red devils" seguraram o 2ºlugar apesar da vitória do Liverpool na visita ao terreno do Porsmouth de Pedro Mendes (1-3).
Destaque para o Blackburn, que realizou um campeonato absolutamente fantástico, segurando o 6ºlugar e entrando directamente para a Taça Uefa, onde poderá ter a companhia de Newcastle (7º) e Bolton (8º), sendo que estes terão ainda que disputar uma pré-eliminatória.
O Chelsea, que aproveita este final de temporada para poupar as suas peças fulcrais e dar tempo de jogo aos menos utilizados, perdeu outra vez, desta feita no terreno do Newcastle (1-0) que realizou uma excelente recuperação depois da saída de Graeme Souness.

Nota: É sempre bom salientar que os dois primeiros classificados da Premiership possuem jogadores portugueses que foram extremamente importantes na boa campanha destas equipas na Liga e que certamente vão estar entre as estrelas que mais brilharão na Liga dos Campeões 06/07. O Portsmouth de Pedro Mendes garantiu a manutenção, também ela muito graças ao português contratado em Janeiro, marcando inclusive, alguns golos decisivos. O Bolton de Ricardo Vaz Tê fez uma época muito boa (estará nas pré-eliminatórias de acesso á Taça Uefa) e será certamente uma equipa muito respeitada na próxima época.
O Everton com Nuno Valente e o Fulham com o seu "capitão" Boa-Morte terminaram o campeonato separados por apenas dois pontos, ficando em 11º e 12º respectivamente.
É de destacar que todas as equipas que possuem portugueses - excluindo Chelsea e Man.United, obviamente - se mantiveram na Premiership, sobretudo graças a uma grande 2ºvolta. Será isto uma prova da categoria e do valor dos joagdores portugueses? Ou será apenas uma coincidência...?

Sem comentários: