segunda-feira, maio 01, 2006

Nunca mais acaba a Liga?...


É esta a pergunta que muitos dos jogadores ontem presentes no Estádio da Luz pareciam estar a fazer quando tocavam na bola. Cheguei eu de férias, esperançado de ver algum futebol ontem por volta das 18.30 na TVI, mas infelizmente o que vi foi um péssimo espectáculo protagonizado pela equipa que há mais tempo não perde na Liga portuguesa. Parece incrível dizer isto, mas é a mais pura verdade. Quem vir um jogo destes não consegue compreender como é que o Benfica não perde um jogo para a Liga há 10 partidas.

O Benfica, fruto de algumas ausências com alguma importância, como Simão ou Nuno Gomes, experimentou um sistema assente em 3 centrais, com Leo e Marco Ferreira a fazer as alas. O desequilibrio na equipa começa logo por aqui. Enquanto o brasileiro até cansa de ver jogar e correr, o extremo direito contratado em Dezembro continua a ser uma verdadeira nódoa. Só lhe vi uns 2 cruzamentos mais ou menos bem feitos, de resto uma verdadeira nulidade.

No meio 3 médios centro que se acabavam por amontoar (Beto, Petit e Manuel Fernandes), e na frente o pequeno grande Miccoli a ser coadjuvado (e mais uma vez mal) por Manduca.

O jogo pouco tem de contar, apenas umas 3 ou 4 oportunidades de golo, além do golo de Anderson na sequência de um canto.

Nos últimos 15 minutos ainda se tremeu no Estádio da Luz, mas felizmente não houve mais golos.

O que se viu ontem no Estádio da Luz é que ali não há rei nem rock. Os jogadores a meio do jogo não fazem a mínima ideia o que andam por ali a fazer (salvo as raras excepções do costume), alguns jogam claramente sem motivação e outros mostram que não têm categoria para jogar no Benfica. Continuo a não perceber porque é que o Marcel não tem uma única oportunidade de jogar, ganhar ritmo de jogo, apostando-se num jogador como Manduca que é uma verdadeira nódoa. Não entendo também porque é que a 2 jogos do final da época se faz um jogo com 3 centrais, quando a equipa não tem nenhuma rotina de jogo.

Por fim, uma palavra para as declarações do Ronald Koeman no final do jogo. Não se entende que um treinador como ele, que foi o jogador que todos sabemos que foi, que foi um grande profissional, tenha a lata de dizer o que disse no final do jogo sobre os golos marcados pelo Sporting. Imagino o que será se o Sporting empatar o jogo da próxima jornada, sobre a hora, com um qualquer auto-golo de um jogador bracarense. Assim não, Sr. Koeman, assim não!...

Quanto ao lugar do holandês no Benfica, continuo com a mesma opinião que já tinha em Fevereiro, caso não se consiga ficar em 2º lugar, penso que não faz sentido continuar com o treinador, e apostar num projecto que parte logo para a próxima época enfraquecido.

Pontos positivos:

Léo: E joga, joga, joga... Até cansa de o ver correr...

Miccoli: Praticamente todas as jogadas de perigo do Benfica passaram pelos pés do italiano.

Público: fantástico o apoio... Mais de 51.000 pessoas na Luz sempre a apoiar a equipa. Estiveram mais do que na festa dos campeões... (alfinetada)... eheheh

Pontos negativos:

Koeman: Péssimo a armar a equipa e muito mau nas declarações finais.

Marco Ferreira e Manduca: Personificam a má gestão desportiva de Dezembro

Sem comentários: