segunda-feira, outubro 31, 2005

C.F. União da Madeira completa 92 anos


CF União completa 92 anos a 1 de Novembro.

Um grupo de desportistas "dissidentes" do União Marítimo, liderado por César da Silva, fundou, no dia 1 de Novembro de 1913, um clube que haveria de se notabilizar com o decorrer dos tempos. Primeiro com a designação de União Futebol Clube e, posteriormente, com o nome que ainda hoje ostenta: Clube de Futebol União.

Nascendo com "sangue" da zona do Almirante Reis, o C.F. União teve a sua primeira sede social na Rua de Santa Maria, e, como o seu nome indica, a colectividade foi fundada para a prática do futebol.
Numa época em que o desporto que se praticava não se encontrava devidamente organizado, coube aos responsáveis do clube a liderança de formar um movimento associativo de forma a que a época desportiva fosse devidamente programada, nascendo assim aquela que é a actual Associação de Futebol da Madeira.
Sendo o "desporto-rei" a modalidade predilecta do clube, não admiraria que os êxitos desportivos começassem a surgir, não só na região como também além-fronteiras. Assim, no campeonato de Portugal de 1927, o C.F. União esteve mesmo à beira de vencer a final frente ao Benfica, sendo este um bom prenúncio para o que haveria de se seguir.
Nos bons "velhos tempos" do futebol regional, onde coexistia um "senhor" chamado C.S. Marítimo, o C.F. União conseguiu a bonita proeza de ganhar sete anos consecutivos, da temporada 1955/1956 até à morte do "borrego" na época 1962/1963.
Falar do passado futebolístico do União é recordar nomes de destacados dirigentes, treinadores e jogadores que passaram pela colectividade, deixando os respectivos nomes escritos a letras de ouro. Passos, Pedro Sousa e Gavião foram jogadores de alto gabarito que jogaram no clube e representaram a selecção das "quinas", com o primeiro a merecer a honrosa consagração de capitanear a selecção de todos nós.

Escola do "mestre" Medina fez furor nos anos 50

Nos anos 50, um espanhol natural de Canárias foi o grande mentor e impulsionador de uma escola de futebol de sucesso reconhecido. Pegou num grupo de jovens que disputava os torneios do Almirante Reis e fez dele um grupo de campeões, donde se destacaram Tiago, Elmano, Abelinha, Inácio, Amândio, Chino, Luís Angélica, Ferdinando, Filipe, Salinhos, entre outros. O seu trabalho foi considerado importante ao construir um dos viveiros de jogadores mais importantes de Portugal que a melhor forma de homenagem foi vinculá-lo ao próprio hino do clube: «O União ensina, tem a escola do Medina e sabe de que é capaz». Mas não só de futebol viveu o União ao longo da sua existência, já que o andebol, o voleibol, o basquetebol e o hóquei em patins da " Quinta Vigia" repartiram êxitos. Mais recentemente a esgrima, através do seu atleta Marco Gonçalves, também tem sabido levar o nome do clube além-fronteiras.

Programa de aniversário:

A homenagem a sócios e dirigentes com um passado recente de dedicação ao clube e a apresentação de novos projectos - com destaque para o desejado Pavilhão - marcam o programa comemorativo do 92º aniversário do Clube de Futebol União, que se celebra no próximo dia 1 de Novembro no complexo do clube na Camacha.
No que toca ao programa comemorativo, inicia-se às 8.00 horas com o hastear da bandeira na sede e no complexo do clube, seguindo-se, meia hora depois, uma romagem aos cemitérios de São Martinho, Santo António, São Gonçalo e Monte, onde serão homenageados os sócios e atletas já falecidos.
Às 9.00 horas será celebrada uma missa na Sé Catederal, e a partir daí a actividade será concentrada no complexo, onde decorrerá durante todo o dia um arraial popular com barracas de comes e bebes, complementado com diversas actividades desportivas.
Vários jogos de futebol preenchem o dia, merecendo destaque a já falada homenagem a sócios e dirigentes, agendada para as 14.30. O ponto alto em termos de animação musical está agendado para as 21.00, altura em que irá actuar o cantor Emanuel e seus bailarinos.
Venham todos a esta festa do União da bola, estão todos convidados.

Sem comentários: