terça-feira, outubro 18, 2005

Euro 2008 - Rankings, Sorteio e Qualificações

Saíram os potes com as selecções que discutirão o acesso ao euro2008 e sabendo que foram definidos com base em certos critérios, como não podia deixar de ser há imensas incongruências e duvidas.

Então foi tido em conta os seguintes aspectos:
Os resultados da qualificação para o Euro2004 e os resultados da qualificação para o Mundial2006 sendo que o total de pontos foi dividido pelo numero de jogos para se obter o ranking de qoeficientes.

Vejamos primeiro os grupos e depois façamos comentários e tiremos ilações.

Agora algumas questões pertinentes:
Como é que a Alemanha que fez um mau europeu, onde nao foi além do grupo e não jogou o apuramento para o mundial pode ser o melhor dos segundos?
A Itália aparece apenas no pote dois e atras de duas selecções com piores resultados porquê?
A Turquia não veio ao Euro2004 e está apenas no playoff de acesso ao mundial e está a frente de selecções como a Espanha.
A Polónia que também não veio ao Euro2004 está no pote dois a frente de selecções como a Espanha.
A Russia veio ao Euro2004 e ficou em terceiro lugar do seu grupo no apuramento do mundial e esta no pote 3 estando a Roménia no pote dois. Roménia que não veio ao Euro2004 e ficou também em terceiro no seu grupo de apuramneto ao mundial.
A Escocia que todos os anos tem jogado pior e se classifica cada vez mais em baixo nos seus grupos ficou no mesmo pote da Rep. Irlanda e Israel, duas selecções que disputam os apuramentos até a última.
A Bielorrussia faz sempre melhores apuramentos que a Georgia e consegue estar atrás deles.
Por último o Lieschtenstein fez muitos pontos no nosso grupo, coisa que a Moldavia nao costuma fazer, pontuar e ficou num pote abaixo.

Algumas constatações evidentes:
Portugal como 3º melhor é um bom reconhecimento do nosso valor.
A Holanda tambem é uma excelente selecção, tendo ficado mesmo a nossa frente.
A Suécia é uma boa surpresa como cabeça de serie, mas perfeitamente justificável em comparação com outras selecções tipo a França ou Inglaterra que ate lhe ficam a frente, sabe-se la porquê.
A saida da Alemanha e Italia como cabeças de serie de valor 1.
A Turquia começa a ser uma séria candidata a qualquer coisa, o terceiro lugar no mundial 2002 é uma das constatações de que é uma selecção a começar a ter em conta.
A Bélgica que era candidata a bons lugares em mundiais nos anos 80 e principios dos anos 90 neste momento ja vai no pote 4 ao lado de selecções como Bósnia ou Escocia.
A Irlanda Norte que era sempre ou quase sempre apurada para os mundiais e europeus ate ao Mexico 86, neste momento esta no penúltimo pote e so tem atrás equipas como Chipre, Moldavia, Malta, Luxemburgo ou São Marino.
O Luxemburgo que participa nos apuramentos quase desde o inico dos tempos e que nos goleou por 4-2 nos anos 60, sempre foi uma equipa de zero pontos nos grupos e consegue estar pior classificada que selecçoes como a Malta, Andorra, Ilhas Faroe e Cazaquistão. Neste grupo deu-se ao luxo de levar goleadas do Lieschtenstein por 0-3 e 0-4. Só estando mesmo a frente de São Marino na Europa.
E São Marino, o que dizer de uma selecçao que até tem mais camadas jovens que o Lieschtenstein (que so tem os AA), tem AA, Sub 21, Sub 19 e Sub 17 e nem sequer consegue marcar um golo nos apuramentos. Os Seniores por acaso andam a evoluir, no penultimo apuramento ficaram com uma media de 5 golos sofridos por jogo e neste em 10 jogos sofreram 40 golos, sendo que ficaram com media de 4 sofridos por jogo. E os Sub-21 que no grupo perderam com a Espanha por 0-14 fora e 1-10 em casa e em 10 jogos sofreram 60 golos?

Por ultimo falemos do modo como as equipas serão organizadas e apuradas.
Portanto a Austria e a Suiça estao automaticamente apuradas como paises organizadores.
Depois haverá um grupo de 8 equipas e seis de 7.
Os vencedores e os segundos classificados dos sete grupos apuram-se directamente.
Acho um exagero grupos com 7 ou 8 selecções, devia haver pré-eliminatorias como nos outros continentes, alias, o continente europeu é o unico que nao tem pré-eliminatorias para o número de equipas que se apresentam.
Por outro lado acho bem que não haja playoffs exigindo mais um desgasto aos jogadores profissionais com dois jogos num momento inoportuno da época.

O sorteio será em Montreux, Suiça, no dia 27 Janeiro ás 11 horas de Portugal Continental.

Sem comentários: