segunda-feira, outubro 17, 2005

Liga Espanhola - Análise Atacante


Inicio hoje uma rubrica de análise à Liga Espanhola, e seus desenvolvimentos. É
na minha opinião a Liga onde se podem assistir aos melhores espectáculos de
futebol, e espero desta forma contribuir para que os mais desatentos possam
informar-se melhor.

A Jornada


Em Bilbau, o Atlético local foi batido por 0-1 pelo Sevilha. Ambas as equipas estavam necessitadas de pontos, devido a um início de campeonato não muito brilhante, e os andaluzes foram mais fortes. O golo da equipa sevilhana foi marcado aos 44 minutos por Dani Alves e rezam as crónicas que o Sevilha foi superior em jogo jogado à equipa anfitriã.

O Valência de Miguel, Caneira e Hugo Viana bateu por 2-1 o Málaga de Edgar, Duda e Litos. Um jogo bastante fraco, em que a grande figura do encontro foi Canizares com uma exibição de grande nível. De qualquer forma, com este resultado, os valencianos continuam colados nos lugares da frente e na próxima semana visitam o Real Madrid, num jogo que se espera explosivo.

O Cádiz continua a surpreender e foi vencer ao terreno do Español de Barcelona por 2-0. Um facto a realçar é de que o Español em 4 jogos realizados em casa ter sido derrotado por 3 ocasiões... Parecem o Porto do ano passado... :-)

O Bétis de Sevilha bateu a sensação Getafe por 1-0, em casa, conseguindo bater aquela que é neste momento a equipa sensação em Espanha, que ocupa no momento o 3º lugar da Liga, a um pontos dos líderes, o Real Madrid e o Osasuna. Diga-se também que foi a 1ª derrota do Getafe no campeonato, um facto a registar. Quanto ao jogo, o Bétis foi quase sempre superior, e os forasteiros limitaram-se a tentar sair com um nulo. Mas Ricardo Oliveira aos 17 minutos, na transformação de uma grande penalidade desvaneceu o sonho.

A Real Sociedad foi vencer a casa do Zaragoza por 1-0, num jogo bastante pobre, em que a disposição táctica dos bascos foi essencial para a vitória.

Em Osasuna, a equipa local bateu o Celta de Vigo por 2-0. Os locais estão neste momento no topo da classificação e a jogar um bom futebol, algo que pode ser importante para a próxima deslocação a Nou Camp já no próximo fim de semana. A equipa lidera o campeonato em conjunto com o Real Madrid e promete ser uma das sensações do campeonato, sendo Milosevic a estrela da companhia.

Em Mallorca, um nulo castigou a equipa local e o Racing Santander, num jogo sem história, entre duas das equipas que vão certamente lutar pela manutenção ao longo do campeonato.

Em Madrid, no grande derby da capital, o Real foi esmagador vencendo por 0-3, com um hat-trick de Ronaldo. Claro que o Atlético se debateu com a expulsão de António Lopez aos 7 minutos, o que condicionou toda a sua estratégia de jogo. Entretanto, Ronaldo magoou-se com alguma gravidade e espera-se que esteja parado pelo menos durante o próximo mês. Uma baixa importante para um período muito importante para o Real Madrid, tanto no campeonato como na Liga dos Campeões. No Atlético de Madrid, Fernando Torres continua sem conseguir marcar ao Real...

No Riazor, na Coruña, o grande jogo da jornada. Um jogo apaixonante com 6 golos, 3 para cada lado, em que o Barcelona teve o pássaro na mão, a vencer por 1-3 e deixou-se empatar. A raça galega parece que volta a fazer-se sentir na Liga espanhola. Embora me pareça sinceramente que a equipa é perfeitamente banal à excepção do fantástico Jorge Andrade. O Barcelona continua a atrasar-se e já vai a 5 pontos do Real Madrid.


Finalmente, o Alavés empatou em casa com o adversário do Benfica, o Villareal, que continua a ser uma sombra da fantástica equipa que conquistou o 3º lugar na época passada.


A classificação

Algo que se nota à vista desarmada é um campeonato super competitivo. Entre a Europa e a descida de divisão distam apenas 4 pontos!... O Real Madrid chegou ao topo e tem o principal adversário na corrida (Barcelona) a 5 pontos de diferença. Na minha opinião mais cedo ou mais tarde as duas equipas estarão a decidir entre si a liderança, talvez com a companhia de um Valência, que parece apostado em conseguir o brilharete de há 2 anos...


A próxima jornada

Na próxima jornada, temos um verdadeiro clássico: Real Madrid-Valência, e um jogo que desperta bastante curiosidade pelo facto da carreira do Osasuna estar a ser um sucesso: Barcelona-Osasuna. Parecem jogos em que as equipas da casa são favoritas, mas nos últimos anos o Real tem tido imensa dificuldade em vencer o Valência, e se o Osasuna mantiver a qualidade das primeiras jornadas, o Barcelona também terá bastantes dificuldades. Ainda por cima é uma semana de Champions League e tanto Real como Barcelona terão mais desgaste do que os seus opositores... Cá estaremos no Futebol de Ataque na próxima semana para fazer o rescaldo da 8ª jornada da Liga Espanhola.

8ª Jornada:

Villarreal-Mallorca
Sevilla-Alavés
Cádiz- Atlético Bilbao
Celta-Español
Barcelona-Osasuna
R. Sociedad-Deportivo
Getafe-Zaragoza
Málaga-Bétis
R. Madrid-Valência
Racing-Atlético Madrid

Sem comentários: