quarta-feira, outubro 26, 2005

Futebol Virtual - O Rei

"VIVA O REI!!! VIVA O REI!!!" - gritou o povo ao abrir as lojas de informática e afins no dia de lançamento do Pro Evolution Soccer 5. Gritou e com razão, pois actualmente este é sem dúvida o melhor simulador de futebol para qualquer consola. E venha quem vier...

A saga PES/WE tem já uma longa história que fica para outra ocasião mas só pelo número do jogo, adivinha-se a evolução que este tem tido pois só na sua versão japonesa vai na 10º versão sem contar com as edições especiais Junior League. A sua mais recente versão, Pro Evolution Soccer 5/Winning Eleven 9 é considerada por todas as revistas da especialidade, e ainda mais importante por grande parte dos gamers o melhor simulador de futebol da actualidade.

PES 5 destaca-se de todos os outros por um simples mas importantíssimo factor: o realismo. Pois é, quem espera ter um jogo espectacular cheio de fintas desde uma baliza à outra, remates de bicicleta como quem come batata frita de pacote com sabores, abraços e beijos entre os jogadores esqueça PES. Para conseguir tais coisas será preciso jogar humano contra humano e serem ambos os campeões mundiais da coisa... e ainda assim descofio que consigam.

PES é o mais próximo de um jogo na realidade ou seja, tem faltas, muitas faltas durante um jogo, quer seja de carrinho que normalmente corresponde a cartão, quer seja de simples disputas de bola, ou encontrões entre jogadores adversários ou da mesma equipa, etc., etc. tal como na realidade. Nos remates livres não temos miras com efeitos e coisas assim. Temos simplesmente a baliza, abola, a barreira e o jogador. Depois é ter jeitinho com as teclas. Podemos até optar por colocar um colega de equipa para jogadas estudadas em que o jogador que está mais perto da bola remata após o primeiro simular, etc.

Os guarda-redes não são super-máquinas mas também não são franguistas e podem inclusive ser expulsos ou lesionarem-se.
Relativamente a algo que atrai muitos jogadores, as fintas, em PES elas existem mas são dificeis de conseguir fazer e continuar com a bola pois a IA do computador especialmente na defesa é algo nunca visto. Não é perfeita porque levam golos mas é perto de perfeito. No entanto existem várias fintas. A do Cristiano Ronaldo, a do Zidane, a do Ronaldinho Gaúcho, a do Robinho e a do Garrincha são algumas. Uma coisa é certa: apesar de serem dificeis de fazer quando acerta é algo que nos deixa o ego nos píncaros.

No que diz respeito aos gráficos, não são tão perfeitos como os do FIFA nomeadamente em relação ao movimento dos jogadores. Enquanto em FIFA os jogadores têm movimentos fluídos em PES nas animações e apenas nestas os jogadores são um pouco "robôs" a andar. Relativamente à face dos jogadores, estas estão excelentes principalmente para as vedetas.
O aspecto mais fraquinho do jogo é mesmo o som. Ao fim de algum tempo os comentários tornam-se repetitivos e o público ainda não é nada de especial mas comparada com a versão anterior já se notam melhorias nomeadamente na introdução de cânticos de claques.

Podemos contar com vários campeonatos licenciados tais como Itália, Holanda, Espanha e algumas equipas inglesas e outras estrangeiras. Gradualmente a Konami tem vindo a conseguir mais licenças melhorando assim o jogo pois para quem conhece há mais tempo sabe muito bem que não haviam equipas nem jogadores com nomes certos. Das equipas portuguesas apenas o F.C.Porto está licenciado e depois temos o grande Schenica e o Sportiva, respectivamente Benfica e Sporting.

As opções de edição no entanto são enormes e com um pouco de paixão e paciência consegue-se fazer os equipamentos das equipas portuguesas e o símbolo do clube (este com um pouco mais de trabalho mas consegui para o benfica e o marítimo é ficaram muito bons). Podemos editar as botas podendo fazer um número imenso de combinações. É possível também editar a face dos jogadores, altura, meias altas, baixas, curtas, elastico nos pulsos, elastico cabeça, mascara facial, centenas de cabelos diferentes, celebrações de golos diferentes, tipos de corrida diferente, marcações de livres características (incluindo a longa corrida do Roberto Carlos), etc, etc, etc.
Em modos de jogo temos exibition match, Master League, Cup, Season e Go for 2006!. O primeiro toda a gente sabe o que é, e para quem não sabe é um simples jogo de um contra um. A Master League é que é a desgraça de muitos pois consiste em controlar um clube começando com uma data de jogadores já perto da reforma e muito maus e levar a equipa ao número 1 do ranking Master League tendo para isso de subir de divisão e depois ganhar taças. Entretanto poderemos contratar jogadores se eles acharem que o nosso clube merece a sua presença, treinar os jogadores antes de cada jogo para melhorar (ou piorar) a sua forma física, melhorar as características dos jogadores no final de época com treinos especificos (género pista de obstaculos, marcação de livres, jogo do "ratinho", etc.). Este é por excelência o melhor modo de jogo. A cup é um torneio em formato de taça e a season consiste em jogar um campenato dos existentes com uma equipa das actuais.
Para terminar e porque isto já vai longo PES5/WE9 é tudo o que um jogo de futebol deve ser pois é o mais realista no mercado. Quem vê um jogo na realidade e joga PES5 identifica muitas semelhanças. Um "Must" para quem gosta de futebol e consolas.

P.S. - Alguma dúvida é só perguntar pois o jogo é tão extenso e bom que posso ter-me esquecido de falar nalguma característica)

Sem comentários: