sexta-feira, outubro 14, 2005

Porto Vs Benfica Atacante Histórico: FCP 2 - SLB 1, Março de 1995

Em vésperas de um clássico FCP-Benfica, nada melhor do que me lembrar de um jogo entre ambos os clubes, em Março de 1995.
Foi nesse ano que o "Poeta Jorge Artur", antigo Campeão Europeu no FCP, assumiu o cargo de treinador da equipa lisboeta, sucedendo ao enxovalhado Toni. Antes deste jogo o mesmo Artur Jorge viría com um discurso que ficaria célebre. Ele afirmaria que queria UM BENFICA A JOGAR À PORTO!!!
Nesse mesmo ano o FCP, através de um empresário argentino (Marcelo Housemann), contrataria jogadores rápidos como o vento (N'Tsunda), diamantes negros (Mandla Zwane), dois argentinos promissores (Walter Paz e Mogrovejo) e um ponta-de-lança peruano "fantástico" (Baroni). De facto as ligações do meu clube com os empresários não têm sido as melhores e, tão só quando contratamos jogadores com o aval técnico dos treinadores é que temos feito grandes aquisições... Assim sendo, nesse mesmo ano e, já com o campeonato a decorrer o FCP teve de ir contratar Yuran e Kulkov entretando saídos do...Benfica!
Chegados a Março, as Águias (ou Milhafres...) vinham recuperando terreno para os Dragões e estavam, naquela altura a ...4 pontos dos Azuis-e-Brancos (como esta época)!
Com um início de jogo fulgurante os Dragões cedo chegaram à vantagem no marcador. José Carlos, central brasileiro, marcou o golo e foi festejá-lo direitinho ao banco dos... encarnados, com um gesto a fazer lembrar o diálogo entre Rochemback e José Peseiro o ano passado no Estádio do Dragão!
O tempo estava chuvoso, o relvado tornava o jogo muito movimentado e rápido e as entradas perigosas sucediam-se. Numa dessas faltas, Carlos Secretário viu o cartão vermelho directo após uma "tesourada" em João Vieira Pinto. Apenas entendi aquela entrada por ser em quem foi mas, nunca o desculparei porque o outro continuou a jogar...Tanto continuou que haveria de ser ele próprio a marcar o golo da igualdade para o Benfica, numa altura em que os encarnados já a justificavam, pois estavam a conseguir chegar mais perto da baliza portista, apesar de estarem a jogar com Paulo Madeira a lateral-direito e com João Pinto a ponta-de-lança...
Ao intervalo o técnico benfiquista fez entrar o afortunado César Brito para o Lugar de Paulo Madeira, pois a sua equipa estava em superioridade numérica e, uma coisa é certa, a 2ª parte foi de domínio intenso dos encarnados. O meu FCP remeteu-se à sua defensiva e não conseguia sair para o ataque. César brito desta vez falhou duas claras oportunidades, a demonstrar bem o seu real valor e a deixar a nú toda a sorte que tinha tido em 1991... Tudo parecia que ía acabar mal, só que no banco do FCP estava um treinador fantástico - Sir Bobby Robson!Vendo bem o balanceamento ofensivo dos benfiquistas e, a jogarem sem lateral-direito, o técnico inglês faz entrar Drulovic para o lugar de Yuran e manda-o encostar ao lado esquerdo. 4 minutos após a sua entrada, o sérvio aproveita um belo passe do "rato atómico" Rui Barros e faz com uma trivelada o 2-1 que seria definitivo. Nunca me lembro de ter comemorado um golo daquela maneira! Que alívio, que sofrimento, que satisfação, alegria, enfim... tudo!!Logo após o golo, Robson faz entrar o "Bicho" Jorge Costa e, com ele em campo, já se sabe que não há hipótese de alguém lá entrar. Ainda por cima o "bico de papagaio" Dimas ainda foi expulso, facilitando as coisas aos Dragões.
Vitória justa para o sofrimento, abnegação e espírito de luta e solidariedade dos poristas, contudo injusta para o melhor futebol dos encarnados de Artur Jorge. O jogo foi muito electrizante e nunca me hei-de esquecer dele por todas as dificuldades que passamos, pois não costumava, nem costuma ser normal sofrermos tanto contra os vermelhinhos!!

Sem comentários: