sexta-feira, outubro 28, 2005

Penafiel-Académica, Duelo de Aflitos

Este vai ser o verdadeiro jogo de aflitos... Um Penafiel ferido no orgulho, contra uma Académica irregular.

Não quero fazer muito uma antevisão do jogo em si, até porque quase de certeza não se vai assistir a um grande jogo de futebol, antes a um jogo com mais coração do que cabeça. Mas não posso deixar de referir que historicamente o Penafiel normalmente faz bons jogos frente à Académica. Lembro-me de há uns anos (não muitos), na 2ª Liga, o Penafiel até ter goleado os estudantes por 6-0 numa das melhores exibições de sempre de uma equipa nesta cidade... Em 5 jogos realizados até hoje na 1ª Liga portuguesa entre as duas equipas, em Penafiel, a equipa da casa venceu 3, empatou 1 e perdeu outro. A equipa rubro-negra já não perde há 20 anos em casa com a Académica. :-)

Queria também debruçar-me sobre outro assunto, muito mais delicado, que provavelmente a maioria das pessoas desconhece visto que não é de Penafiel, nem acompanha a equipa com assiduidade. Desde início da época assiste-se a um alheamento por parte de António Oliveira dos assuntos diários da equipa de Penafiel. Isto, aliado à praga de lesões que o plantel tem desde início da época e à saída de jogadores muito importantes como Wesley, Sidney e Clayton, faz com que a situação actual do Penafiel seja insustentável. Atrevo-me mesmo a dizer, a muitos meses do fim do campeonato, que a descida de divisão é inevitável. E para quem acompanha o Penafiel, a culpa é fácil de encontrar: é da quantidade de dirigentes incompetentes que neste momento estão à frente do clube, fazendo a gestão diária do clube, e que originaram inclusivé o "divórcio" entre muitos sócios notáveis do clube e o próprio clube, afastando-se do mesmo. Por isso sosseguem amigos adeptos dos clubes que lutam para não descer... um dos lugares já está garantido... Sò sobram 3...

[NSC]

Em jogo vão estar frente a frente o último classificado, o Penafiel com 2 pontos, e do outro lado a Académica em 15º com 8.
O Penafiel vem de uma eliminação escandalosa na Taça de Portugal frente ao modesto Lixa por 4-0. Luís Castro, técnico dos rubro-negros admitiu mesmo a vergonha no resultado e afirmou que o Penafiel tudo vai fazer para limpar a sua imagem e que se pode esperar, já frente à Académica um Penafiel de raça e de ataque com o objectívo de limpar a má imagem deixada na taça e tirar a equipa dos ultimos lugares da tabela na liga.

Do Outro lado, a Académica, depois de uma grande vitória sobre o Sporting em Alvalade, feito que já não acontecia há 40 anos, quando a equipa, então comandada por Mario Wilson se classifica em segundo lugar no campeonato nacional; não conseguiu aproveitar o elain e perde em casa com a União de Leiria por 1-3, quebrando assim uma sequencia de duas vitórias consecutivas. Os 'estudantes', no último jogo para a taça, conseguiram, no entanto, um resultado épico. Após estarem a perder por 2-0, os comandados de Nelo Vingada conseguem o empate nos descontos e conseguem, mesmo, vencer no prolongamento com um golo de bicicleta do central Hugo Alcântara.

As duas equipas vão agora, na 9ª jornada, procurar o resultado que as impulsione para uma época mais tranquila. Os dados estão lançados, domingo veremos.

[Libelinha]

Sem comentários: