segunda-feira, outubro 17, 2005

Estudantes na aldeia da roupa branca!

Estive lá... fui de Coimbra relatar o jogo para a RUC (Radio Universidade de Coimbra).

O Sporting entrou até determinado em dar um safanão na crise, mas o pressing da Académica e o fortissimo jogo a meio-campo da Académica não deu hipotese ao leão. Quando o meio-campo era passado, as investidas dos de alvalade esbarravam na sólida defesa da briosa onde Zé Castro deu mais uma vez provas e credenciais de toda a sua qualidade e ainda teve tempo para pormenores deliciosos de classe...um senhor.

A seu lado esteve Hugo Alcantara com o seu estilo de jogo tão pecíliar sempre a pontapear a bola de qualquer maneira. Colossal

Nas alas da defesa, Nuno Luis punha toda a gente no bolso e ainda apoiava o ataque. Lira, o lobo, uivou mais alto que as tentativas de rugido dos leões e ainda teve tempo para se juntar nalgumas jogadas de ataque.

Pedro Roma - Numa altura em que tanto se fala nos guarda-redes da selecção parece-me que a titularidade da equipa das quinas esteve na baliza contraria em alvalade. Mal tocou na bola hoje.

O meio-campo. Roberto Brum, a parede, tacticamente perfeito, secou João Moutinho e fechou todas as linhas de passe. Intransponível.
Nuno Piloto, não tão exuberante como frente ao gil vicente, foi em alvalade o homem que apoiou todas as marcações onde estava a bola fazendo invariavelmente um 2 para 1 favorável à defesa. Importantíssimo.
Filipe Teixeira. Incansável no pressing ganhou muitas bolas e levou com autoridade a equipa para o ataque sob o seu comando. Não aguentou o ritmo que ele próprio impos durante os 90 minutos. Recuperou a bola e lançou o Marcel para um grande golo.
Paulo Adriano. Mestre com a bola nos pés. Teve, no entanto alguns passes de risco que poderiam ter sido fatais.
Luciano. Fez mais de 30 sprints durante todo o jogo. Acabou o jogo com a mesma frescura do inicio.
Marcel. Tecnica, arte, compleição fisica, altura, remate potente, sentido de posicionamento. Fez um grande golo e teve nos pes mais 2 ocasiões. Merecia o hattrick. Um heroi. Ponta-de-lança a sério.

Foi um dos meus melhores momentos de sempre como academista. Recordo tambem o jogo de 88 que a Academica vence em casa o Sporting por 3-1 e ainda os 5-1 de há 2 anos no restelo.

A crise mora em Alvalade. Nunca tinha presenciado um tremenda ira de tantos adeptos numa furia anti-direcção e anti-peseiro...enquanto no relvado a equipa se desmoronava por completo.

Esta derrota poe, quanto a mim o ponto final neste projecto do Sporting (Direcção de Dias da Cunha e José Peseiro).
Marcel faz um golão e transforma Alvalade na Aldeia da Roupa-branca.

Sem comentários: