sábado, outubro 22, 2005

Rivalidades Atacantes - Roma Vs Lazio

Amanha em Itália disputa-se um dos debys mais apaixonantes do futebol Europeu, o Roma – Lazio, e como não poderia deixar de ser o Futebol de Ataque fala-vos sobre uma das maiores rivalidades europeias, no que ao futebol diz respeito...





Um dos elementos mais curioso nesta rivalidade, é o facto de ambos os clubes partilharem o mesmo estádio na cidade de Roma, o Olímpico de Roma, com capacidade para aproximadamente 80 mil pessoas.
Uma situação frequente nos clubes Italianos da mesma cidade, mesmo sabendo que entre eles existe uma tremenda rivalidade, e que são um povo extremamente emotivo...


O Estádio Olímpico foi construído nos anos 30, sofrendo uma primeira grande remodelação nos anos 50 de forma a preparar o estádio para os Jogos Olímpicos de Roma em 1960.
A última remodelação efectuada no estádio teve em vista o Campeonato do Mundo disputado em Itália em 1990.


A A.S. Roma foi fundada em 1927, um pouco tarde comparando com os restantes grandes clubes Europeus.
Nasceu da fusão de alguns pequenos clubes da cidade na altura, de forma a criar um clube mais forte, capaz de enfrentar as potências do norte do país.
As cores escolhidas foram o vermelho e o amarelo de forma a condizer com as cores da cidade.

Os Giallorosso conquistaram até hoje 3 títulos Italianos (1942, 1983 e 2001), 7 taças de Itália e uma taça das cidades com feiras em 1961.
Em Itália o domínio económico e desportivo dos clubes do norte do país apenas permite que muito esporadicamente os clubes do Sul conquistem algum título.
A Roma festejou o último em 2001, comandada pela sua grande estrela Francesco Totti.

Entre as grandes glórias dos Giallorosso, destaque para os verdadeiros ídolos dos Tifossi Romanos, Bruno Conti, Falcão e Francesco Totti.

O número 7, Bruno Conti, jogou na Roma de 1973 a 1991, venceu um scuceto com a Roma em 1983.
Foi uma das figuras da selecção Azurra campeão do Mundo em 1982, juntamente com o “Mafioso” Bruno Rossi...
No final da década de 90 chegou mesmo a ser treinador da Roma, sem grande exito no entanto...



A paixão dos adeptos Romanos por Conti é enorme, têm um grande carinho pelo astro ao qual dedicaram jogo após jogo a seguinte música:
"Un Bruno Conti, c'è solo un Bruno Conti, un Bruno Conti, c'è solo un Bruno Conti."

Falcão é da geração de Conti, formou juntamente com Conti uma equipa espectacular no inicio da década de 80, ele fez parte da grande selecção Brasileira que todos apontavam como vencedora do Mundial de 1982, mas que acabou por perder com os Italianos na 2.ª fase por 3-2, sendo posteriormente acusados de falta de humildade e por isso receberam uma verdadeira lição de selecções supostamente mais fracas como os Italianos.



Mais recente é a adoração dos Romanos por Franceso Totti, para muitos um valor que se perde num clube como a Roma, para outros é um caso de amor pelo clube do coração, para outros ainda, as 2 juntas...

Desde 1992 na Roma, tem 108 golos marcados na serie A Italiana com a camisola Gialarossa e tem contrato até 2010 com a “societa” Romana.
Actualmente, é talvez a principal figura do futebol Italiano, jogador imprescindível na selecção Azzurra.



Os adeptos Gialorossos ocupam a curva sul do estádio Olímpico, é como se fosse a parte Romana do Estádio, é sagrada para os Gialorossos.
Até 1977 na Curva Sul existiam vários grupos organizados de apoio à Roma (Guerriglieri della Curva Sud, Pantere, Boys, Fossa dei Lupi), depois dessa data todos esses pequenos grupos se organizaram e formaram a Commando Ultra Curva Sud.
Após algumas divisões durante a década de 90 relacionadas com factores políticos, o CUCS voltou a unir-se durante a época de 1999/2000, com o nome de AS Roma Ultras.



A S.S.Lazio nasce no inicio do século, no ano de 1900, 9 jovens pretendiam formar um clube, e acabaram por o baptizar como Lazio, uma vez que não poderia chamar-se Roma de forma a não copiar o nome de um ginásio já existente com o mesmo nome, escolheram o nome de Lazio que tem a ver com a região de origem do clube.
Por outro lado, em honra ás cores olimpicas dos antigos Gregos, escolheram o “Bianco Celeste” como cores oficiais do clube.



A Lazio venceu o Scudeto por 2 vezes (1974 e 2000), menos uma que os rivais e venceu a Taça de Itália por 4 vezes.
A nível Internacional venceu em Birmingham, perante o Mallorca, a última edição da Taça das Taças.

Paul Gascoigne, Giuseppe Signori, Alessandro Nesta, Pavel Nedved, Veron, entre muitos outros grandes jogadores do futebol Mundial já representaram a Lazio, mas neste momento nenhum tem o carinho dos adeptos que tem Paulo Di Canio, um jogador que representa na perfeição a raça Laziale, e talvez por isso os adeptos o idolatram desta forma...
Di Canio começou em 1985 na Lazio, entretanto já passou por inúmeros clubes, Juventus, Napoles, esteve 9 épocas nas ilhas Britânicas, onde representou o Celtic, Sheffield Wednsday, West Ham e o Charton, regressou no ano passado à Lazio, com 36 anos para terminar a carreira no clube de sempre...



A principal claque da Lazio, são os Irriducibile, uma das claques mais violentas de Itália.
Nunca me esqueço de uma reportagem sobre violência no futebol, na qual se falou sobre estes meninos, a certa altura da Serie A a Lazio estava muito mal classificada, com exibições medíocres, em sinal de protesto os Iriducibile proibiram todos os adeptos de festejar os golos da equipa num certo jogo em casa, por acaso nesse jogo a Lazio ganhou 5-0, e um pobre rapaz lembrou-se de festejar o 4.º golo, de imediato recebeu uma “valente” lição dos lideres da claque...



Outra situação “engraçada” foi Thurram ter recusado representar o clube devido às constantes insinuações racistas da claque durante os jogos, o líder da claque tentou convencer Thurram a mudar de ideias, dizendo que nos juniores até havia um pobre rapaz negro a jogar, mas Thurram não foi na cantiga, especialmente depois de ver a forma como os jogadores foram tratados pelos adeptos em alguns treinos durante essa época...




Em 144 jogos disputados entre as duas “squadras”, a Roma venceu por 52 vezes, a Lazio por 38 e registaram-se 54 empates.

Para os adeptos Romanos, o recente derby a 10 de Março de 2002 ficará por certo na memória durante muitos e bons anos, uma vitória por 5-1 em jogo a contar para a Serie A Italiana.
Para os “Laziale”, o 4-1 a contar para a taça de Itália em 6 de Janeiro de 1998 é a mais recente memória favorável às suas cores.

Depois das varias dificuldades económicas por que passaram os 2 clubes, talvez o preço a pagar pelos 2 títulos conquistados em 2000 e 2001, alguns dos melhores jogadores abandonaram as equipas da capital Italiana, tornando ambas as equipas mais fracas e com objectivos mais modestos.
Neste momento a Lazio ocupa o 4.º lugar da Serie A e a Roma um modesto 14.º lugar, podendo este derby ser a salvação dos adeptos Romanos para um terrível inicio de época...

Abraços e Bons Ataques!!

Sem comentários: