terça-feira, outubro 18, 2005

Memórias de uma Eterna Atacante I

O Futebol de Ataque gostaria antes do mais de agradecer a todas as pessoas que deixaram as suas mensagens de condolências e de pesar pelo falecimento da nossa querida SpicedBlond.
Queríamos destacar as homenagens que fizeram à Daniela o Pedro Resende no seu space, o site relvado.com, o blog Major Pereira, o blog de hoquei em patins hoqueiPt, os nossos amigos do Livre Indirecto, os amigos do Sector B32, os amigos do BolaNaRedeB e o Dia Seguinte da SIC, na pessoa do Pedro Mourinho. Queríamos igualmente agradecer à Rádio Comercial, em particular à Marta Santos, por ter difundido a mensagem que a Dani nos deixou por todo o mundo e ter dedicado as músicas que a Dani tanto adorava. A todos o nosso muito obrigado, e esperamos que nos ajudem a manter bem viva a memória dessa grande mulher que foi a Daniela Godinho.

Deixámos hoje o luto que mantivemos durante a última semana, mas com a certeza que a lembrança da Dani será eterna.

A partir de hoje, e semanalmente às 3ªs feiras, o Futebol de Ataque prestará mais uma homenagem à nossa Eterna Atacante SpicedBlond, republicando um por um, todos os fantásticos posts que ela nos escreveu.
Esperamos com isto que todos aqueles que não tiveram oportunidade de ler o que a "nossa" Dani escreveu, o possam fazer agora, deliciando-se com a qualidade da sua escrita, até porque muitos dos temas lançados pela Dani são ainda perfeitamente actuais. Esperemos que todos gostem. Até sempre SpicedBlond!...

24 de Novembro de 2004
"Futebol Assexuado"

"Boa tarde!
Esta é a primeira vez que aqui apareço, e pelos vistos a primeira mulher, por isso tenho de escrever algo interessante para defender a minha primeira vez e a primeira vez feminina neste blog.
Sou sportinguista e adepta de futebol, por isso nada melhor que escrever sobre ele, mas na vertente feminina.
Nos dias de hoje em que o futebol é um desporto que move massas em todo o mundo, vemo-lo completamente associado a homens, a um desporto masculino, com jogadores tornados figuras públicas, com grandes exposições sociais, com a loucura desportiva elevada ao mais alto nível, e todos se esquecem das mulheres. Quem disse que o futebol era desporto de homens? Se é desporto, não tem sexo, mas sim qualidade e quem disse que mulheres a jogar futebol não podem transpor a mesma qualidade que os homens?
Pois bem ninguém disse nada disto mas cada vez mais se vê as mulheres deportadas para o esquecimento, lutando por espaços e financiamentos, enquanto os homens até camionetas de clubes já ganham em tribunal por terem sido lesados no passado.
Em Lisboa, temos uma distrital onde jogadoras jogam futebol com garra e mostram o que as mulheres também podem fazer em campo. Já vão na 6ª jornada, e golos e exibições de luxo não têm faltado. A equipa feminina do Benfica vai em primeiro, enquanto que para mim uma das melhores desta distrital o Chassa está em 5º lugar, apesar das boas exibições e dos muitos golos marcados, mas mesmo assim jogadoras como Cláudia ou Carla Bento são meras senhoras ao lado de Saborosas ou Ronaldos.
Se formos bem a ver existem tantas modalidades que apoiam as mulheres no desporto, como o andebol ou hóquei, se formos a Espanha até na TV dão jogos de futsal feminino, e aqui nem uma liga nacional de Futsal existe, é simplesmente vergonhoso.
Querem crescer como país mas quando toca a apoiar e a patrocinar futebol feminino, dizem apenas que faz-se o que se pode (no futebol masculino tambem se faz o que se pode mas com a diferença de alguns milhões).
Não quero de todo fazer-vos pensar que estou com uma visão de raiva para com os homens muito pelo contrário gosto bastante de vocês, mas se temos bons talentos e mulheres que tem o mesmo gosto que os homens porque não aproveitá-las e tentar dar pelo menos mais mediatismo a um desporto que cada vez mais mulheres praticam.
Afinal o futebol não tem nenhuma cláusula a dizer que so pode ser jogado por machos por isso é como todos os outros desportos ..... Assexuado!
Beijinhos**"

[SpicedBlond]

Sem comentários: