segunda-feira, outubro 31, 2005

Futebol Virtual - Sensible Soccer

Pois é. Após realizar uma análise do PES5, todos se calhar esperariam que o próximo jogo a postar seria o FIFA06 pois configura-se como o grande rival da actualidade de PES, mas não. Desta vez falarei do simplesmente genial Sensible Soccer.

Sensible Soccer surgiu em 1992 como uma nova abordagem aos jogos de futebol da altura apresentando uma jogabilidade tipo KickOff, ou seja, em que a bola não fica colada ao pé do jogador. De inovador, SS apresentou dezenas de clubes de vários continentes, e várias modalidades de jogo tais como taças, ligas e amigáveis.
O que tornou SS um jogo de culto durante os anos 90 e ainda hoje foi a inexplicável simplicidade que incutia um vício e uma vontade de jogar e jogar sem parar que ainda hoje nos faz pensar nostalgicamente no jogo e correr ao site http://www.the-underdogs.org/ para o reviver apesar das máquinas actuais e refiro-me aos PC´s serem 1000 vezes superiores ao necessário. Recordo no entanto que mesmo na altura em que o jogo saiu não era necessário grandes evoluções actualizações de hardware.Especificamente falando no jogo, os jogadores apresentam-se como pequenos bonecos em que apenas mudam a cor do cabelo, pele e equipamento e mexem apenas as pernas e levantam os braços para comemorar os jogos. Estes últimos têm uma duração de 5 min. e decorrem a uma velocidade vertiginosa com passes simples, diagonais e remates com muito efeito senão é muito dificil marcar golos. Existem apenas as teclas direccionais e a tecla de remate que funciona como remate quando pressionada e mantida a pressionar. E é isto. Simples mas para quem conhece, VICIANTE!!!Em 1992/93 saiu ainda a actualização do jogo ainda com o mesmo nome e em 1994 saiu sim a grande e majestosa versão deste jogo. Sensible World of Soccer. Neste podíamos jogar todos os campeonatos europeus e digo mesmo todos!!! Além dos campeonatos asiáticos, americanos e sul-americanos, oceânia, tudo. Todas as equipas destes campeonatos todos e todos os jogadores. Até um primo meu de seu nome Ladeira aparecia como junior no Marítimo na altura. Graficamente houve uma pequena evolução surgindo diferentes condições climatéricas influenciando os carrinhos e o deslizar da bola, apareceram algumas sombras e os fotógrafos atrás da baliza entre outros.
O principal modo de jogo possibilitava fazer a gestão de uma equipa à escolha de um campeonato à escolha e levá-la ao topo. Entretanto se fôssemos mesmo bons outros clubes de outros campeonatos poderiam requerer os nossos serviços oferecendo diferentes propostas que eram essencialmente o dinheiro disponivel para comprar jogadores. O topo era alcançado quando a Selecção do nosso país ou outra queria os nossos serviços como seleccionador e nos tornávamos campeões do mundo.
Em 1995 saiu a versão actualizada do SWOS e ainda nesse ano surgiu SWOS European Championship Edition com algumas melhorias a nível gráfico e a hipótese de jogar o apuramento para o Europeu de Inglaterra e posterior campeonato.
Em 1996, 1 997 sairam as actulizações desses anos e finalmente em 1998 saiu a versão mais melhorada mas a mais fraca do jogo. Melhorada porque foram muitas as alterações a nivel grafico e de jogabilidade retirando todo o prazer que se tinha em ver aqueles bonequinhos que só mexiam as pernas e braços a correr que nem desalmados.

Em 2005 saiu uma versão para telemoveis mas a qual nunca experimentei.

Enfim, muita nostalgia ao escrever este post sobre provavelmente o jogo mais simples e mais viciante de futebol alguma vez criado. Recomendo vivamente nem que seja para saber a realidade dos jogos nos anos 90.

Sem comentários: