As próximas palavras são uma visão subjectiva do Desporto REI. Começo por fazer referência ao REI e se virmos bem trata-se de uma mera incongruência. O Desporto REI deveria ser um desporto nobre, daqueles praticados pela realeza e pelos aristocratas. Mas não!!!!!! O nossa sentimento profundo vai todo ele para um desporto que de nobre nada tem, pois é o desporto das massas, dos pobres e desfavorecidos, da alegria e tristeza do coração……. da alma, da loucura e paixão.
Os craques nascem nas ruas, nos ringues, nos bairros e alimentam aquela paixão pelo esférico dedicando-se a doma-lo diariamente, faça chuva, sol, vento ou neve lá estão eles todos os dias 11 para 11, 7 para 7, 5 para 5, 1 para 1…o que interessa é fazer a bola chegar à baliza adversária da forma mais espectacular possível com arte engenho e acima de tudo PAIXÃO.
Ver uma bola cair no chão sentado naquela bancada faz o nosso coração bater ao som da Marcha do nosso clube, ver as cores das bandeiras e alegria do povo que glorifica aqueles onze gladiadores da nova era. O som dos tambores, os cânticos das claques o olhar das velhas glorias que de jogador passaram a adepto…… fazem de nós o 12 segundo jogador, aquele que é ao mesmo tempo céu e inferno. Personifica o que há de melhor e pior. Tal qual fiscais não nos rogamos a manifestar o nosso agrado por um bom drible, uma finta mágica um remate glorioso uma defesa impossível ou um desarme perfeito ou por outro lado manifestar desagrado por um corte mal feito, um frango imperdoável, um golo falhado ou uma marcação frustrada. Somos nós aqueles que exigimos o espectáculo e é para nós que aqueles seres humanos se debatem.Com ou sem apoio eles fazem as maravilhas dos nossos sonhos e personificam os nossos pesadelos.
Ser jogador de futebol não é fácil, todos nós sabemos, mas ser adepto também não.Os jogadores festejam e choram, os adeptos festejam e choram. Quantos de nós já não vimos aquelas imagens de emoção ao rubro de lágrimas na cara dos jogadores e adeptos, mas só no futebol é que isto acontece e porquê?
Por isso mesmo!!!!!! No futebol o adepto vive as emoções a par e passo com o jogador é isto que torna este desporto na grande paixão da humanidade, seguidores de todo o mundo avançam em massa para as arenas relvadas e gritam "Allez Allez", "Olé Olé", "Avanti Avanti Campioni", "Armald Muhalimb", "Here we go Here we go Here we go"…. Estarão loucos, serão parvos? Não meus caros, é uma PAIXÃO INCOMPREENSÍVEL para quem nunca sentiu na pele a arte de driblar, chutar, defender, falhar, lesionar etc...
Dar um concerto num palco é lindo e faz-nos vibrar, mas se numa música o artista falhar no dia seguinte pode repetir e acertar, contudo no futebol se um jogador falhar não pode repetir para AQUELA vitória alcançar e é isso que torna o futebol único.
Só se vive aquela PAIXÂO uma vez e nenhum jogo é igual.
Assim vos digo, o FUTEBOL É LINDO…
"12" By André Ladeira
Sem comentários:
Enviar um comentário