quinta-feira, fevereiro 02, 2006

CAN - Quartos de Final(Antevisão)


Iniciam-se amanha os quartos de final do CAN com dois jogos interessantes, mas o grande festim está guardado para Sábado com os confrontos Nigéria – Tunísia e Camarões – Costa do Marfim.


A Guiné é a grande surpresa desta competição ao vencer o grupo em que estava também a Tunísia. Esta selecção bateu por 3-0 a selecção Tunisina, uma das grandes candidatas à conquista do troféu e campeã em título. Com um ataque muito rápido esta equipa está muito dependente da inspiração de F. Mansaré e de Pascal Feindouno. O Senegal qualificou-se atrás da Nigéria e apenas com uma vitória frente ao frágil Zimbabué. A sua grande estrela El Hadji Diouf tem passado ao lado da competição e a selecção tem-se ressentido disso. As estrelas a companhia têm sido Diomansy Kamara e Henri Camara. Aposto na Guiné.

O Egipto é o país anfitrião e venceu o seu grupo, ficando à frente da Costa do Marfim. Embora tenha Mido, a estrela, em duvida para este jogo, a selecção egípcia conta com uma equipa muito homogénea. Até ao momento Barakat é a figura da equipa. O Congo está demasiado dependente de Lomano Lua Lua e tem tido problemas com os prémios(financeiros) aos jogadores. Apurou-se no grupo de Angola logo atrás dos Camarões. A estrela é o jogador do Portsmouth Lomano Lua Lua. Egipto vai seguir em frente sem dificuldades.

Grande jogo em perspectiva entre duas das mais fortes selecções Africanas. A Nigéria venceu todos os jogos que disputou, embora sem ter convencido. A ausência de Jay Jay Okocha tem tirado brilhantismo a esta equipa. Os seus substitutos estiveram bem, mas quer Oruma quer o jovem Obi Mikel ainda não têm o perfume de Okocha. Na frente a equipa conta com Obafemi Martins moralizado após os dois golos marcados ao Senegal. O destaque da equipa até ao momento vai para o guarda-redes Vincent Enyeama. A Tunísia foi surpreendida no seu grupo pela Guiné, mas possui uma equipa muito forte e homogénea. De todas as selecções Africanas é aquela que tem um estilo de jogo mais Europeu, ou seja mais táctico, o que conjugado com os muitos jogadores de qualidade a transformam numa séria candidata. Se Dos Santos tem sido o goleador e Trabelsi um verdadeiro comboio no flanco direito, Adel Chedli tem sido o melhor jogador desta equipa. Nesta equipa ainda há o talento do Vimaranense Selim Benachour. Este será um jogo de tripla, mas pessoalmente aposto na passagem da Tunísia.

O jogo grande dos quartos de final e quem sabe se não de toda a competição. No apuramento para o Mundial a equipa de Artur Jorge foi eliminada pela Costa do Marfim e este poderá ser o jogo da vingança. Os Camarões são uma equipa cheia de talentos e a equipa que melhor futebol praticou na primeira fase do CAN. Samuel Eto’o é a grande estrela da equipa e tem feito jus a esse estatuto com cinco golos marcados. Douala é titular indiscutível desta selecção, enquanto que Meyong poderá ser titular, aproveitando o golo marcado no último jogo aliado a uma fase menos boa de Webo. A Costa do Marfim ficou atrás do Egipto no grupo A e esteve muito longe de convencer. É uma equipa constituída por muitos talentos a jogar na Europa em que a estrela maior é Didier Drogba. Esta selecção pode garantir um importante reforço para esta fase, caso se confirme o regresso de Aruna Dindane que esteve ausente da 1ª fase devido à morte de uma filha. Drogba é a estrela mas o meu destaque vai para Yaya Touré, jogador do Olimpiacos. Este é claramente um jogo de tripla, mas com algum favoritismo para os Camarões.

Sem comentários: