quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Promessa Atacante da Semana: Evandro Roncatto

A primeira Promessa Atacante desta nova rúbrica vem do mercado que mais exporta para todo o Mundo: o Brasil. Evandro Roncatto é um jovem promissor, que deu nas vistas nas selecções jovens, nomedamente ao serviço dos sub-17 canarinhos no Mundial da categoria, onde foi o 2º melhor marcador da competição, que teve lugar na Finlândia, em 2003.
Aos 17 anos estreou-se na equipa principal do Guarani, clube onde se formou. Na altura, Barbieri, o técnico da equipa, augurava-lhe um futuro risonho: "Ele é um ótimo finalizador, se movimenta muito e tem um biotipo forte. É um jogador que tem as qualidades que um atacante necessita. Ele chama a atenção desde as categorias de base."O director do clube do Bugre, Neto, também teceu elogios ao miudo maravilha: "É um atleta que já estava trabalhando com os profissionais, portanto, quando chegar, vai continuar dessa forma. Ele passa a ser mais uma opção para a comissão técnica, o que vai ajudar o nosso time. É muito bom saber dos valores que o Guarani revela para o futebol".
A estreia aconteceu numa partida contra o Juventude, onde o treinador decidiu dar uma hipótese ao jovem, num momento em que nenhum dos avançados mostrava serviço. Em 2004, fez uma boa temporada tanto pelo Guarani como pela Selecção Sub-20. Após o Campeonato Paulista de 2005, o jogador foi submetido a uma cirurgia no ombro, voltando a actuar aos poucos somente a partir de agosto. Com 18 anos de idade era já uma das principais estrelas do plantel, sendo a sua principal característica a finalização apurada.
Roncatto começou a ser muito cobiçado por clubes brasileiros e não só. o Sporting sondou o jovem craque, como confirmou o treinador do Guarani, Jair Picerni, em 2005: "Como trabalhei em Portugal, clubes desse país procuram-me várias vezes para falar sobre revelações do Guarani. Inclusivamente, sou muito amigo do treinador do Sporting (n.d.r. - José Peseiro) e ele chegou a perguntar-me sobre o Roncatto". O negócio nunca se chegou a realizar e o jogador permaneceu no clube do Bugre. A lesão que sofreu afastou-o da equipa, e deixou de fazer parte das escolhas principais do seu treinador.
Depois de negociações goradas com o Malatyaspor, da Turquia, e Palmeiras, Evandro Roncatto rumou ao Santo André, onde joga actualmente. A sua apresentação decorreu no dia 6 de Janeiro de 2006, e o jogador afirmou estar deveras contente com a mudança: "Será algo novo na minha vida. É bom mudar de vez em quando. Além disso, o Santo André é um clube organizado e tenho a certeza de que terei tranquilidade para trabalhar". Roncatto teve uma excelente estreia, ao ajudar a sua equipa a derrotar os campeões do mundo, o São Paulo, por 1-0, rubricando uma boa exibição.
Este jovem promissor é também conhecido por razões lúdicas: para quem disfruta dos jogos Championship Manager ou Football Manager, Roncatto é um verdadeiro fora-de-série. Contudo, saliente-se que estamos perante uma promessa atacante, que nada tem de virtual. Aguarda-se o salto para a Europa.
Ficha do jogador:
Nome Completo: Evandro Roncatto
Idade: 19 anos
Data de nascimento: 24/05/86
Local de nascimento: Campinas (SP)
Posição: avançado
Altura: 1,84m
Peso: 81kg
Número da chuteira: 42
Pé: direito
Clubes: Guarani (SP) e Santo André (desde janeiro de 2006)
Títulos: Campeão Mundial pela Seleção Sub-17 em 2003, na Finlândia.

Sem comentários: