segunda-feira, janeiro 16, 2006

1ª Divisão Distrital de Viseu - 13ª Jornada

Santar 1 Mangualde 0

Santar: João Paulo, Marcelo, Sérgio Peixoto, Aguinaldo, Semedo, Mariano(C), Márcio, Bruno, Dani, Carlos, Marinho
Substituições: Carlos por Gerson(45’), Bruno por Paulão(70’), Márcio por Zé Manel(83’)
Suplentes não utilizados: Sérgio, Neves, Paulão, Zé Manel, Gerson, Xarila
Treinador: Paulo Sant’Ana
Mangualde: Miguel, Vitinho, Pepe, Pedro, Faria(C), Isacc, Miguel, Paulito, Trindade, Bruno, Amílcar
Substituições: Trindade por Cláudio(68’), Vitinho por Silvério(82’)
Suplentes não utilizados: Rui, Lelo, Filipe, Luís Pinho
Treinador: Carlos Marques
Estádio: Francisco Vital
Assistência: 260 pessoas
Árbitro: Fernando Ananias
Auxiliares: Carlos Teixeira e Carlos Saraiva
Resultado ao Intervalo: 0-0
Marcadores: Bruno(52’)
Acção Disciplinar: Amarelo: Trindade(30’), Vitinho(31’), Aguinaldo(32’), Bruno(35’), Márcio(43’) Gerson(64’), Mariano(75’)

Apesar da tarde chuvosa e fria 260 pessoas deslocaram-se ao Francisco Vital para assistirem a um bom jogo de futebol entre o Santar e o “vizinho” Mangualde que se encontrava no 2º lugar. Ambas as equipas lutaram pela vitória, o Santar para fugir aos últimos lugares e o Mangualde para conservar o seu 2º lugar e não se atrasar mais em relação ao Santacombadense.
A primeira parte foi bem jogada, principalmente nos primeiros 25 minutos, altura em que se assistiu a um jogo electrizante em que as equipas tentaram por tudo chegar ao golo. O facto de não o conseguirem deve-se em muito aos guarda-redes que embora sem grande trabalho brilharam quando foram obrigados a intervir. O primeiro a aparecer foi João Paulo que fez uma defesa enorme a remate de Amílcar que levava selo de golo. Logo de seguida foi a vez de Miguel brilhar ao evitar de forma espectacular o golo ao Santar. O jogo estava muito dividido e nenhuma das equipas se conseguia superiorizar. Após estes 25 minutos continuou a assistir-se a um jogo muito disputado, mas com a qualidade a baixar um pouco. As equipas agora não conseguiam criar muito perigo, anulando-se uma à outra. O empate ao intervalo era mais que justo.
O Santar queria ganhar e Sant’Ana retirou ao intervalo o médio defensivo Carlos e fez entrar o avançado Gerson. A equipa da casa entrou muito forte em busca do golo, que poderia ter acontecido logo aos 48’. Gerson isolou Marinho que perante o gurada-redes não foi capaz de atirar para o fundo da baliza. Foi uma bela defesa de Miguel. Pouco depois Gerson rematou do meio da rua e com Miguel sem reacção a bola embateu no poste. O Santar já fazia por merecer o golo e aos 52’ chegou mesmo à vantagem. Márcio marcou o canto e Bruno apareceu solto ao 2º poste a cabecear para o fundo das redes. O ponta de lança do Santar natural de Mangualde fez o seu 7 golo da época. Após o golo a equipa do Mangualde reagiu e durante cerca de 10 minutos encostou o Santar à sua baliza. Ainda assim os forasteiros apenas por uma vez estiveram perto do golo num cabeceamento de Amílcar que saiu ao lado. Aos poucos o Santar reagiu e por várias vezes em perigosos contra-ataques se aproximou com relativo perigo da baliza de Miguel. Já em desespero o Mangualde usou o chuveirinho para a área em busca de um lance fortuito que acabou por não surgir. Perto do final Zé Manel ainda dispôs de uma situação de perigo junto da baliza do Mangualde, mas o lance foi cortado na hora H por Faria. A equipa de arbitragem deu 5 minutos de desconto, mas o Santar conseguiu aguentar o resultado.
Foi uma vitória justa da equipa que criou mais perigo, que arriscou mais na procura da vitória.
A equipa de arbitragem depois do golo mostrou-se muito tendenciosa e ajudou o Mangualde a encostar o Santar à sua baliza por muitos minutos. A nível disciplinar o árbitro mostrou uma mais que evidente dualidade de critérios.
Na próxima jornada o Santar vai ao terreno do invicto Santacombadense procurar nova vitória que lhe permita subir mais um pouco na classificação.

Os outros jogos:
Como seria de esperar o Sampedrense venceu o derby Lafonense derrotando o O. Frades que passou recentemente por uma crise directiva. A equipa da vila de São Pedro do Sul começou mal, mas tem vindo a recuperar, encontrando-se já no 4º lugar. Também o Académico de Viseu mantém a série de bons resultados, vencendo o Molelos por 2-0 no Estádio do Fontelo. Este jogo ficou marcado por uma interrupção de 20 minutos devido à lesão do guarda-redes do Molelos. Num choque com Rui Pedro, Armando fracturou o perónio e a tíbia. Os golos dos locais foram marcado por Paulito(64') e Rui Pedro(80'). Se em Viseu o jogo esteve interrompido, em Moimenta da Beira começou mais tarde devido ao atraso da equipa de arbitragem. O Moimenta da Beira sentiu mais dificuldades do que se esperava para vencer o lanterna vermelha O. Douro. O Santacombadense continua imparável, vencendo desta feita por 1-0 no terreno do Vouzelenses. O Lamego recebeu o Lusitano e tal como se esperava venceu. Também aqui o jogo esteve interrompido, neste caso devido ao Nevoeiro. De regresso às vitória está o Lamelas. A equipa treinada por Fernando Vicente recebeu e venceu o Campia por 3-1. Este resultado não causa surpresa pois em casa o Lamelas raramente desperdiça pontos. Esta foi até agora a única equipa que não perdeu com o Santacombadense, conseguindo em casa empatar.

Sem comentários: