segunda-feira, janeiro 16, 2006

O que procurar? (diário de observador)

E a rúbrica Diário de Observador está de regresso.
As férias de Natal forçaram uma paragem de 2 semanas nos campeonatos. Não fiz portanto qualquer observação.
Após a época festiva, deparei-me com a dura realidade de estudante-os exames. Sou finalista de Relações Internacionais e este ano..é portanto o “sprint final” para acabar o curso. Sendo assim, por falta de tempo tenho que abdicar das observações por mais 1 ou 2 semanas, até esta fase, preenchida por muitos exames, passar.

No entanto, decidi retomar este rúbrica, falando-vos de algo que está sempre inconscientemente presente na cabeça de um observador, falo-vos das características que um observador procura num jogador específico.


Estas características variam de posição para posição, pois um central terá forçosamente que ter características específicas diferentes das de um extremo (por exemplo), isto a título de exemplo.

Assim quais as características especificas a procurar, por posição?
Obviamente por se tratar de observação a talentos jovens, algumas destas características poderão ser menos notórias ou importantes, que num jogador de Alto Rendimento. No entanto, vou tentar estabelecer um padrão generalista.

Guarda Redes

Um bom guarda-redes terá forçosamente que denotar uma enorme agilidade e rápidos reflexos para puder responder com velocidade e qualidade a remates fortes ou difíceis. A colocação entre postes é extremamente importante, e nas camadas jovens ainda mais importante se torna, pois a estatura dos atletas é menor e uma boa colocação permite a um guarda-redes conseguir cobrir os ”pontos” mais perto dos postes.
Depois procura-se ainda bom jogo de mãos e pés, boa capacidade de sair da baliza e qualidade no jogo aéreo.

Laterais

Os laterais querem-se a actuar de uma forma moderna. Assim sendo, para além da capacidade de desarme, de marcação e de posicionamento defensivo, que permitem ao atleta desempenhar bem as suas funções defensivas, procura-se qualidade no passe curto e longo, capacidade técnica para puder subir no terreno, boa qualidade nos cruzamentos (nas camadas jovens é menos vulgar esta capacidade) e boa leitura de jogo quer defensivamente quer ofensivamente. A qualidade de remate e o jogo aéreo serão “bónus”.

Centrais

Os bons centrais terão forçosamente que ser dotados de grande poder de desarme e de antecipação. Têm que revelar boa leitura de jogo e velocidade de acção para impedir os avançados de ganharem os confrontos de 1 para 1 ou de se desmarcarem. Os centrais têm que marcar pela simplicidade e % alta no passe, devem ser bem constituídos fisicamente, agressivos qb e bons no futebol aéreo.
A capacidade de marcação tem forçosamente que ser elevada, cabendo aos líberos maior leitura de jogo…em termos gerais.

Trincos/Médios centro

Os trincos ou médios centro devem ser jogadores com boa resistência física, ou seja com bom pulmão para correr kms em missões defensivas e até ofensivas. A capacidade de marcação deve estar presente, no entanto a capacidade de desarme é a tónica defensiva nesta posição. A capacidade de passe e de visão de jogo são extremamente importantes na fase ofensiva de construção. O remate e o último passe serão considerados “bónus”. Estes jogadores devem denotar precocemente boa leitura e rigor táctico.

Médios Ala/Extremos

Aos extremos pede-se velocidade e poder de explosão…para aproveitarem bem as faixas laterais do campo. A capacidade de 1 para 1 e de desequilíbrio através da finta são bons indicadores para aquilitar a qualidade dos extremos. Para além destas capacidades devem ter boa qualidade no passe e ser fortes nos cruzamentos. O futebol moderno “requer” jogadores mais sofisticados, portanto estes extremos têm também que denotar capacidade de jogo colectivo e capacidade para apoiar nas tarefas defensivas.

Médios Volantes/Criativos

Estes devem ser jogadores completos. Visão de jogo e qualidade de passe são 2 características essenciais. A elas se juntam a leitura de jogo e a capacidade posicional do atleta. A criatividade e a capacidade de finalização são também pontos importantes a favor. Quando mais veloz for o criativo melhor, e se tiver capacidade física para ajudar activamente a defesa ainda melhor.

Avançados móveis

Devem ter um sentido posicional e de movimentação bastante apurado. A capacidade de explodir e de partir em velocidade é importante, e se a estas estiver aliada a capacidade de desequilíbrio de 1 para 1 ainda melhor. A capacidade de finalização é importante. Além disto, podem ou não revelar bom jogo aéreo e a capacidade criativa será claramente um bónus.

Pontas de Lança

Um bom ponta de lança deve saber mexer-se dentro da área. Deve conseguir impor a sua presença quer através de uma boa capacidade física quer através de uma mobilidade e posicionamento inteligentes. O killer instinct tem que ser apuradíssimo, e a aceleração e velocidade podem ou não ser importantes, pois dependem das características específicas de cada ponta de lança. O jogo aéreo é também essencial.



Assim, acabei por generalizar muito por alto, as principais características que um observador deve ter em conta, para avaliar um jogador.
Em termos de camadas jovens estas características nem sempre se revelam (pois são fruto do amadurecimento do jogador), mas as essências devem estar presentes.
Obviamente que falar em características é bastante subjectivo pois estão dependentes de várias variáveis, no entanto, é necessário para fazer observação termos “itens” standard para avaliar.

Sem comentários: