segunda-feira, janeiro 30, 2006

Futebol Virtual - Matchday

Mais uma vez escrevo sobre o denominado futebol virtual, neste caso um clássico se não "O" clássico jogo de futebol para computador. Falo-vos é claro do Matchday.

Muitos se calhar lembram-se ainda de jogar a este "grande" jogo. Eu lembro-me pois devia ter 7 ou 8 anos e quem tivesse um ZX Spectrum tinha de ter o Matchday mesmo que não o jogasse. Eu pessoalmente nunca fui grande adepto do jogo mas admito o valor que tem por ter sido se calhar a primeira simulação de futebol.

Passo a descrever:
Matchday como todos os jogos de Spectrum necessitava do LOAD"" (load aspas aspas enter) e cerca de 5 minutos de carregamento caso a cassete estivesse boa. Após tão longa espera inpensável para os dias de hoje surgia um ecrã de opções que pelo que me lembro deveria ser dos piores menus de opções da história a nível de selecção das mesmas. Percorríamos as opções com a barra de espaços e seleccíonavamos com o Enter e depois escolhíamos teclas... era tudo muito confuso. Após escolher teclas seleccionávamos o tipo de jogo que queríamos e as equipas com os respectivos equipamentos. Os nomes das equipas eram ficticios mas poderiam ser alterados (se bem me recordo mas também posso estar errado). Curiosidade gráfica: os equipamentos tinham 2 cores. A cor do equipamento que também era da cabeça e cabelo e a cor das meias. Mais nada!

Em seguida dava-se inicio ao jogo e aí vinha a parte que mais saudades me dá. Os jogadores davam entrada e dispunham-se para a formação com os seus equipamentos monocolores e meias de cor diferente com uma música que só quem jogou poderá sentir alguma nostalgia. O estádio era o típico estadio inglês com público que não se mexia a não ser quando fosse golo.

Os jogadores a andar ou correr era igual e pareciam que marchavam, os passes eram para onde estavam virados tendo os remates a mesma mecânica.

Enfim, um jogo que suscita alguma nostalgia quando se vê ou ouve falar em conversas da malta que viveu a realidade do ZX Spectrum. Para quem não conhece poderá eventualmente tirar um emulador (ZX80) da net e sacar o ROM. Para quem quer mesmo conhecer a realidade da altura deverá arranjar um ZX Spectrum, um leitor de cassetes, uma televisão qualquer (tenho curiosidade em ver como fica um jogo ZX Spectrum num plasma daqueles gigantes LOL), os devidos cabos e depois é ter paciência a afinar o leitor de cassetes e esperar cerca de 5 minutos após o LOAD"".
Como curiosidade, algum tempo depois de sair o Matchday foi criado o Matchday 2 que trazia como grande evolução... remates de cabeça. Pois é, uma grande evolução para jogos da altura. Além disso os jogadores estavam mais gordinhos e pareciam ter todos um boné.

Após esta versão saiu ainda International Matchday com a qual nunca tive contacto.
(Peço desculpa se esqueci-me de referir algum pormenor ou se troquei algo na descrição pois são muitos jogos desde os meus 7 anos e torna-se fácil trocar alguma coisa entre jogos)

Sem comentários: