quarta-feira, janeiro 18, 2006

Quanto se ganha na Superliga?

Na época passada foi realizado um estudo financeiro sobre o campeonato nacional de futebol profissional, um estudo realizado pela conceituada empresa de consultoria Deloitte em pareceria com o jornal desportivo diário “A Bola” e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Os dados presentes neste estudo são todos referentes à época desportiva de 2003/2004, e mesmo assim com as limitações inerentes à informação disponível pela organização contabilista arcaica de alguns dos clubes incluídos.

Neste resumo vou-vos apresentar alguns dados referentes às principais fontes de receita dos clubes da Superliga Portuguesa época 2003/2004 (o F.C. Porto vinha de uma conquista da Taça UEFA e conquistou a Liga dos Campeões nesta época, facto que desvirtuou de certa forma os resultados que seriam “normais” para um clube Português)

Comecemos com a análise das receitas totais:


As receitas da Superliga em 2003/2004 ascenderam a 278 milhões de Euros, um crescimento de 21% em relação a 99/2000.
Crescimento este suportado em parte pelas receitas correntes, uma vez que o mercado de transferências sofreu uma acentuada recessão originando uma redução na ordem dos 60% no valor das receitas extraordinárias comparando com a época 99/2000.






Clube a clube, naturalmente o FC Porto bateu a concorrência com grande vantagem, o clube azul e branco obteve 40% das receitas totais.
Foram 110 milhões de Euros, das quais 51,880 Milhões dizem respeito a mais valias de jogadores e 37,811 Milhões a receitas desportivas (prémios da Liga dos Campeões incluidos).

Perante uma analise mais detalhada das principais receitas dos clubes da nossa Superliga, reparamos em alguns dados interessantes.
O Belenenses é o clube que mais receitas desportivas obteve, isto se retirarmos os 3 grandes.

Ao nivel da quotização que os clubes recebem da sua massa associativa, em 2003/2004 os 4 primeiros eram sem grandes surpresas o Benfica (5.5 Milhões de Euros) Porto (3.278 Milhões de Euros), Sporting (3.241 Milhões de Euros) e Vitória de Guimarães (1.150 Milhões de Euros)

Porto e Benfica contribuem com 50% do valor total de receitas de publicidade, 7.160 e 6.970 Milhões de Euros respectivamente.
Sporting e Maritimo com 2.432 e 2.018 Milhões de Euros respectivamente seguem de longe Benfica e Porto.
Braga, Boavista, Leiria, Académica e Estrela da Amadora estão acima do Milhão de Euros.

As receitas de Merchandising, aquelas com maior margem de evolução no mercado nacional, foram as que menos cresceram nos últimos anos, não existem dados disponíveis do FC Porto, e desta forma o Benfica com quase 2 Milhões de Euros lidera destacado a “classificação”Curiosas são as receitas de TV, Benfica e Sporting obtiveram 9,500 Milhões e 7,170 Milhões respectivamente, contra 5,880 Milhões do Futebol Clube do Porto apesar da campanha vitoriosa dos azuis e brancos na Liga dos Campeões...

Se retirarmos o FC Porto que obteve um magnifico Resultado Liquido na ordem dos 25 Milhões de Euros, apenas Nacional, Braga, Marítimo, Leiria e Paços de Ferreira conseguiram Resultados positivos, todos os outros registaram Resultados negativos.

Abraços e Bons Ataques!!

Sem comentários: