sexta-feira, janeiro 27, 2006

Euro 2008: Portugal defronta Sérvia e Polónia


GRUPO A
PORTUGAL
Polónia
Sérvia e Montenegro
Bélgica
Finlândia
Arménia
Azerbeijão
Cazaquistão

GRUPO B
França
Itália
Ucrânia
Escócia
Lituânia
Geórgia
Ilhas Faroé

GRUPO C
Grécia
Turquia
Noruega
Bósnia-Herzegovina
Hungria
Malta
Moldávia

GRUPO D
Rep.Checa
Alemanha
Eslováquia
Rep.Irlanda
País de Gales
Chipre
San Marino

GRUPO E
Inglaterra
Croácia
Rússia
Israel
Estónia
Macedónia
Andorra

GRUPO F
Suécia
Espanha
Dinamarca
Letónia
Islândia
Irlanda do Norte
Liechtenstein

GRUPO G
Holanda
Roménia
Bulgária
Eslovénia
Albânia
Bielorrússia
Luxemburgo


Antes de começar, uma nota para o grupo B que é extremamente forte. França, Itália e mesmo aUcrânia são grandes equipas e vai ser difícil para qualquer uma delas conseguir o passaporte para o Euro.

Portugal vai disputar o apuramento para o Europeu de 2008 contra algumas selecções fortes. Nesta longa caminhada (tivemos o azar de ficar no grupo com 8 equipas) rumo á Áustria e Suiça, vamos ter que jogar contra duas equipas que vão estar no Mundial – Sérvia e Montenegro e Polónia – o que pressupõe que o grupo é complicado. Além destas duas selecções Portugal vai ter que jogar contra equipas como a Bélgica, que costuma marcar presença nas grandes competições, e a Finlândia que ainda há pouco tempo nos goleou por 4-1 no Bessa. Por fim as selecções da Arménia, Cazaquistão e Azerbeijão não vão, esperamos nós, arranjar problemas. De destacar as numerosas viajens ao Leste e Norte europeu, onde o clima não é favorável.

A Sérvia tem alguns bons jogadores como Kezman, Lujubola e os experientes Stankovic e Milosevic e conseguiram apurar-se directamente para o Mundial 2006, obrigando um “tubarão” como a Espanha a ter que disputar o play-off. Depois temos a Polónia, equipa cuja estrela mais cintilante é o naturalizado Olisadebe e que discutiu taco a taco o apuramento para o Mundial com a “gigante” Inglaterra. São, por isso, os dois maiores obstáculos que Portugal vai ter de passar se quiser disputar o Euro.A Bélgica tem uma equipa interessante, rejuvenescida, que pode surpreender. A Finlândia é também uma selecção a ter em conta dado que os mediterrânicos têm sempre algumas dificuldades a jogar contra equipas como as nórdicas, pois a capacidade atlética dos finlandeses é grande. Portugal terá necessariamente que vencer os jogos contra a Arménia, Cazaquistão e Azerbeijão, tanto fora como em casa, e estas formações não devem ser menosprezadas. Deste modo, Portugal, com maior ou menor dificuldade (esperamos nós), vai ficar em primeiro no grupo por ser o grande favorito à conquista do mesmo. Respeitar todos os adversários é fundamental, mas como vice-campeões europeus que somos, temos de defender a nossa pátria, a nossa honra, a nossa identidade, e demonstrar a enorme força lusitana, mostrando ao Mundo que a nação de Camões é uma das melhores da Europa a praticar futebol. Força Portugal, a Áustria e a Suiça esperam por nós!!!

Sem comentários: