segunda-feira, janeiro 23, 2006

La Liga - Barcelona não sente falta de Deco e Eto'o

A jornada 20 da Primeira Divisão Espanhola não teve grandes surpresas. O Barcelona, mesmo sem o "mágico" Deco e o goleador africano Eto'o (que fez um hat-trick ao serviço da sua selecção na CAN), venceu sem grande dificuldades o Aláves, por 2-0, com golos de Larsson e Messi. O resultado foi bem melhor do que a exibição, como referiu Rijkaard: "Não se pode sempre jogar bem. (...) As últimas vitórias foram alcançadas com muito trabalho. (...) O Alavés jogou muito à defesa, com um muro atrás." De referir que o Barcelona somou a sua 18ª vitória consecutiva (!).
O Real Madrid defrontou o Cádiz no Santiago Barnabéu, e viu-se a perder aos 54m, com um golo de Medina. Contudo, a equipa de López Caro soube tranquilizar-se e deu a volta ao jogo, com três bons golos, marcados por Roberto Carlos, Beckham e Robinho. Já se notam diferenças no grupo de trabalho merengue, onde sobressai a união dos jogadores. O fim do "quadrado mágico", que não teve nada de mágico, trouxe nova alma à equipa, onde os maestros Zidane e Guti afinam as ofensivas do Real.
O Valência de Miguel e Viana continua na senda de bons resultados, desta vez levando de vencido o Bétis de Sevilha por 2-0, com dois golos do recém-internacional espanhol Villa. O Osasuna perdeu terreno para os adversários directos ao perder ante o Villarreal por 2-1, com dois golos de grande penalidade apontados por Riquelme. A equipa sensação da liga foi "apanhada" pelo Valência, somando ambas as equipas 39 pontos.
Numa jornada recheada de golos, destaque para a goleada imposta pelo Getafe ao Espanhol, por 5-0. Guiza e Pernía bizaram, enquanto que o último golo foi apontado por Gavilán. A equipa da Catalunha continua com sérios problemas, e espera-se que Camacho aceite o convite para director desportivo, na tentativa de melhorar e alcançar os objectivos do Espanhol. O Celta de Vigo venceu em casa o Málaga por 2-0, com tentos de Núñez e Silva, colocando o treinador Antonio Tapia em maus lençóis. O Sevilha, que se mantém no 8º posto da classificação, foi vencer fora o Racing, por 2-3. Para os da casa marcaram Juanjo e Filipe, enquanto que Kanouté e Maresca (2 golos) deram os três pontos aos homens de Sevilha. O Atlético de Madrid venceu fora de portas por 2-0, sendo a "vitíma" o Saragoça. Maxi e Fernando Torres, de penalty, selaram o resultado.
Verificaram-se dois empates nesta vigésima jornada. O Deportivo empatou em casa a duas bolas com o Maiorca, depois de estar a vencer por 2-0, com golos de Valerón e Tristán. No entanto, Okubo e Arango deram o precioso empate aos insulares, na fuga aos lugares de descida. No outro encontro que ficou empatado, a Real Sociedad cedeu pontos em casa com o Atl. Bilbau, com o resultado final de 3-3. Nihat, que bizou, e Skoubo marcaram para os da casa, enquanto que Aduris e Iraola marcaram para os visitantes.
Na próxima jornada, destaque para as visitas do Real Madrid a casa do Celta, e do Barcelona a Maiorca. Jogos a não perder serão também os confrontos entre Osasuna e Bétis, Valência e Saragoça, e Atl. Madrid e Deportivo.

Classificação após a 20ª jornada:

Sem comentários: