quinta-feira, janeiro 19, 2006

Crónicas do Mar

Jogadores Estrangeiros

Uma coisa, entre várias, que me causa muita impressão no futebol português é a quantidade de estrangeiros a actuar nas nossas equipas. Se, por um lado, alguns trazem uma qualidade acrescida aos nossos campeonatos, muitos outros, a maioria diria eu, não acrescentam nada de novo. Mais espanto me causa quando Portugal é, segundo muitos e na minha opinião também, o Brasil da Europa. É certo que começa a notar-se uma melhoria qualitativa dos jogadores formados nas camadas jovens fruto do investimento que alguns, não muitos infelizmente, clubes fazem nas suas escolas de formação.
No entanto, há uma aposta mais recorrente ao mercado estrangeiro, com os custos que daí advém, do que à promoção de jovens portugueses que apenas precisam de ter algumas oportunidades para mostrarem o seu valor.
Um caso em concreto que me causa muita estranheza é o caso do Vitória de Guimarães. O Vitória é um clube pelo qual tenho alguma simpatia pois tem uma massa associativa muito apaixonada pelo seu clube. No entanto, é com alguma tristeza que começo a ter a sensação de que o Vitória poderá estar em marcha para... a Liga de Honra. Se olharmos com atenção para o plantel dos vimaranenses uma das características que “salta à vista” é o numero de diferentes nacionalidades que compõe o grupo de trabalho. E eu pergunto: Não existirão jogadores em Portugal com valia, se não superior, pelo menos igual a grande parte dos estrangeiros que estão no Vitória?
Na minha perspectiva um estrangeiro deverá ser sempre um jogador para desequilibrar. Se for para fazer numero ou jogar de vez em quando acho que seria preferível concederem oportunidade a jovens portugueses que certamente são mais económicos e poderão mais tarde trazer receitas para os seus clubes.

Sem comentários: