segunda-feira, janeiro 23, 2006

CAN 2006 - Grupo B


Jogou-se no passado sábado a 1ª jornada do Grupo B, e se por um lado os super-favoritos Camarões, com um show de Samuel Eto'o (hat-trick) venceram a selecção de Angola por 3-1, no outro jogo do Grupo assistiu-se a uma pequena surpresa, com a outsider RD Congo a bater a selecção mundialista do Togo por 2-0, com Lua Lua em destaque.



A selecção orientada por Artur Jorge dominou por completo a selecção angolana que se mostrou incapaz de resistir ao poderio dos Leões Indomáveis. Aos 20 minutos de jogo, Samuel Eto'o apontou o 1º golo da partida, na sequência de um livre directo. Um grande golo diga-se. A selecção angolana tentou reagir, mas com a baixa de Gilberto no meio-campo e perante a inspiração de Eto'o as coisas não foram nada fáceis. No entanto, e de forma algo surpreendente face ao volume de jogo demonstrado, num lance a meu ver bastante duvidoso, Angola chegou ao empate na sequeência de uma grande penalidade superiormente apontada por Flávio, aos 30 minutos de jogo.

Porém a igualdade não chegaria sequer ao intervalo, uma vez que Eto'o de cabeça apontaria o seu segundo golo aos 38 minutos.
Na segunda parte a equipa dos Palancas Negras foi tentando reagir à desvantagem, no entanto aos 77 minutos num remate fora da área Eto'o sentenciou a partida.

A equipa angolana tem agora obrigatoriamente que vencer o seu segundo jogo frente ao Togo se quer acalentar esperanças no apuramento para os quartos-de-final da prova. E tem de mostrar muito mais nesse jogo se quiser vencê-lo.


No jogo da selecção do Togo, é caso para dizer que os penteados dos seus jogadores os fizeram perder a concentração e ser surpreendidos pela aparentemente frágil selecção da República Democrática do Congo. Confesso que deve ter sido dos jogos em que vi mais golos escandalosos falhados. No entanto a equipa mais consistente foi sem dúvida nenhuma a equipa Congolesa, que venceu justamente.

Mputu foi o jogador que inaugurou o marcador sobre o intervalo, e depois a grande figura da equipa, Tresor LuaLua marcou o 2º golo aos 64, confirmando a vitória.

Não há dúvida que na próxima 4ª feira iremos assistir a uma grande final neste grupo, envolvendo o Togo e Angola. Por mim estou a torcer por Mantorras e Cª!... Força compatriotas!...

Sem comentários: