quarta-feira, janeiro 18, 2006

Liga BetAndWin - Previsão

Aproxima-se mais uma jornada da nossa liga de futebol, neste próximo fim-de-semana joga-se a 19ª jornada.
Campeonato agora com mais interesse desde o fim-de-semana passado em que o FCPorto viu encurtado o seu avanço sobre os perseguidores, principalmente o Benfica reduzindo a sua vantagem de 6 para 3 pontos, levando ao rubro e entusiasmo para o que resta da competição, situação que não se regista na maioria das ligas mais importantes da Europa, onde Bayern, Lyon, Chelsea, Barcelona e Juventus passeiam a sua classe e levam importante e significativa vantagem que só um milagre os pode impedir de festejar mais um campeonato dos seus países.

Mas vamos falar do nosso, nesta jornada o encontro mais importante joga-se em Barcelos onde o campeão Benfica tem a missão de vencer pondo cada vez mais pressão sobre o líder, FC.Porto, é de esperar que o Benfica entre de rompante e que tente marcar o seu golo numa fase inicial da partida, não concedendo ao Gil Vicente oportunidades de saírem para o contra-ataque, pois com jogadores como Nandinho e Carlitos não se pode dar muitos espaços, anulando as armas ofensivas do Gil e não provocando faltas nem cantos, estará meio caminho andado para o sucesso. Roversio e Marcos António são muito bons nas bolas paradas e atenção ao pontapé canhão de Gouveia.

O Estrela da Amadora desloca-se ao terreno do Boavista, se conseguir mais uma vez soltar as suas gazelas, Manu e Semedo, resistindo e não sofrendo um golo é muito possível e tenho esperanças nisso, que consigam mais uma vez derrotar a equipa do Boavista no seu reduto. Palavra para Coutinho, um óptimo jogador, brasileiro de grande categoria que acrescenta um pouco mais de qualidade ao nosso futebol. Jogadores muito faltosos do Boavista vão ter dificuldades para travar o venenoso ataque do Estrela, é só saberem esperar pelo momento certo e dar o golpe final, não foi à muito tempo que um Nacional muito sólido e um ataque com gente muito boa e rápida também consegui conquistar 3 pontos no Bessa e mais do que isso, ia goleando.

No Dragão não prevejo dificuldades para o FCPorto ganhar à Naval, adversário que não podia ser melhor depois do desaire na Reboleira, não acredito que o Naval possa fazer algo de positivo face ao poderio do FCPorto, que tem que vencer para continuar a ser primeiro, só um Fogaça inspirado poderá contornar esse quase total favoritismo, mas no futebol nunca existe certezas, portanto...

Em Guimarães vive uma equipa renovada mas sedenta de vitórias e de uma exibição de encher o olho, equipa recheada de muito bons valores mas que as constantes mudanças técnicas e de jogadores não ajudam muito para alterar o panorama, erros estratégicos conduzem a que Vitória esteja sempre em sobressaltos, bom exemplo o do ano passado em que fizeram uma primeira volta miserável despertando mais tarde para uma excelente segunda volta que os levou para a Taça UEFA. O Rio Ave, equipa das mais velhas da liga com muita experiência vai tentar utiliza-la para enervar os jogadores da casa e leva-los a cometer erros.

Penafiel - Sp.Braga, pilares opostos na tabela classificativa, realmente o Penafiel na minha opinião é uma equipa já condenada à descida, para agravar a sua situação o seu melhor jogador estará de fora e talvez até final da temporada, tornando ainda mais difícil a tarefa do Penafiel na manutenção. Acredito que Sp.Braga ultrapasse mais este obstáculo rumo aos seus objectivos, nem a saída de Nunes poderá afectar este conjunto bem organizado e muito consistente, até me arrisco a tentar acertar o resultado, 1-0 para o Sp.Braga.

Em Leiria vive uma equipa que este ano teve um muito mau arranque de campeonato ao contrário do seu adversário nesta jornada que apareceu de rompante no início mas vai perdendo fôlego ao longo da época. O Belenenses precisa urgentemente de fazer pontos, mas não me parece que a União esteja disposta a colaborar.

O Sporting recebe o Marítimo. Sinceramente o Sporting é capaz do 8 ou do 80, neste jogo bastará estar a 40 para garantir a vitória, o Marítimo fora de suas portas não costuma causar grandes surpresas, mas empata muitas vezes, se Marcelinho estiver inspirado. O Sporting se conseguir repetir a segunda parte de Braga ganhará, para mim o melhor jogo da liga, o Sp.Braga-Sporting. Vamos esperar para ver.

Academica faminta de pontos recebe um sossegado Nacional que poderá trazer mais um resultado positivo de Coimbra. Curiosidade em ver como Académica se comporta depois da saída do seu melhor jogador e goleador. André Pinto e companhia caminham para as nuvens da manutenção e poderão inspirar a outros voos caso não se lesionem jogadores fulcrais.

Em Paços de Ferreira vai-se jogar um jogo muito interessante, Vit. Setúbal naturalmente a perder o comboio dos primeiros vai à capital do móvel tentar conquistar pontos para viver situação idêntica à do Nacional, os novos reforços se tiverem êxito poderão contribuir para a merecida permanência de uma equipa que é exemplo para todas. O Paços joga um futebol muito agradável e atacante, raro nos nossos dias.

Para finalizar um grande abraço ao meu amigo Estrela e aos restantes impulsionadores deste maravilhoso trabalho que tem vindo a desenvolver, os meus parabéns.

Ps: será que FCPorto sem algumas pedras fundamentais se comportava ou tinha tantos pontos como o Benfica neste momento? Ai é que vai residir a solução para o vencedor desta liga.

Ps2: vamos a ver se é este fim-de-semana que vejo um jogo ao vivo, se não aparecer novamente a neve, eu não acredito muito, mas a esperança é a ultima a morrer.
Um abraço directamente do interior transmontano..

[Miguel Jacinto - TUBAS]

Sem comentários: