terça-feira, janeiro 31, 2006

Futebolista Fevereiro

Já está nas bancas mais um nº da Revista Futebolista, e o Futebol de Ataque mais uma vez teve o prazer de colaborar, tendo no presente número 4 (!) páginas de opinião com os seus atacantes, opiniões essas que passamos a citar:

Questão: Após o sorteio de Leipzig, como ficaram as possibilidades de Portugal no Mundial?

Portugal enfrenta aparentemente um grupo acessível, em que não deverá ter grandes problemas em apurar-se, estando apenas em aberto se em 1º ou 2º lugar, embora a nossa selecção tenha mais do que qualidade para assumir a candidatura à vitória no grupo. Angola é um estreante em Mundiais, e apesar do natural contentamento das hostes lusitanas no apuramento da selecção africana, não deverá conseguir mais do que uma participação meritória.
Quanto ao Irão, apesar da possibilidade de surpreender, uma selecção vice-campeã da Europa apenas terá de respeitar o adversário e jogar o que sabe para vencer o jogo.
Finalmente, o osso mais duro de roer da fase de grupos, o México, apesar da raça e querer dos seus jogadores não é na minha opinião adversário ao nosso nível, e sendo o último jogo provavelmente para decidir qual o vencedor do grupo, apenas dependerá das segundas escolhas de Scolari a vitória ou não neste jogo.
Na minha opinião Portugal facilmente passará o grupo e é um forte candidato a ir pelo menos às meias finais. Vamos sonhar!...
[NSC]

Na teoria, Portugal está inserido no grupo mais acessível do Mundial. Joga com Angola, uma equipa acessível, mas surpreendente, com o Irão, equipa tradicionalmente forte do continente asiático, e com o México, e desengane-se quem pense que este cabeça-de-série é fácil pois é uma equipa muito equilibrada. Depois de uma longa época, a condição física pode ser, mais uma vez, o maior adversário.
[João Costa]

Foi um bom sorteio para Portugal, que colocou no nosso grupo três selecções bastantes acessíveis. O México, “cabeça de serie” do grupo , é bastante acessível, quando comparado as outras selecções consideradas “cabeças de série” para este mundial.
É uma selecção bem organizada a nível defensivo, que tem como Rafael Marquez como líder , e com jogadores muito velozes do meio campo para a frente, mas que não está ao nível de Portugal.
O Irão, é a grande incógnita do grupo,da qual só conheço a grande estrela Iraniana, Ali Daie e Ali Karimi, mas se o resto da selecção for constituída por jogadores , com o valor destes dois jogadores , poderá ser uma boa surpresa.
Quanto a Angola ,a inexperiência de jogar num Mundial poderá limitar as suas possibilidades de ser apurada para a fase seguinte.
Resumindo, acho que Portugal poderá ambicionar chegar pelo menos a uma das meias finais deste Mundial de 2006 .
[Beiramarista]

Portugal conseguiu uma classificação tranquila para a fase final do campeonato do mundo de futebol.Agora que as coisas são mais sérias a história complica-se um bocadinho. Eu sou da opinião que Portugal conseguirá passar a fase de grupos. O confronto com Angola será um DERBY,isto porque tem jogadores que conhecem bem o futebol Português e vice versa alem de uma pequenita rivalidade colonial, mas atribuo o favoritismo à selecção das Quinas. Quanto ao Irão, desconheço por completo a equipa e o tipo de futebol, acredito numa vitória folgada dos Portugueses. O Mexico será o confronto decisivo, isto porque os latino Americanos têm um bom futebol muito ao estilo sul Americano e querem provar que são uma das selecções mais bem cotadas do mundo. Aposto num empate. Desejo boa sorte à nossa selecção e que corra tudo sem incidentes e na base do fairplay.
[Garras12]

Portugal tem a obrigação de passar sem dificuldades à fase seguinte, mas depois não irá mais além, pois irá defrontar uma das equipas do grupo mais forte (Argentina, Sérvia, Costa do Marfim e Holanda). Relativamente ao grupo, o México é a seguir a nós a equipa mais forte e poderá causar dificuldades.
Angola como equipa Africana, é empolgante, muito técnica, mas fraca tacticamente, o que será um entrave numa competição destas. Para além disso é estreante. O Irão parece-me a equipa mais fraca, mas tudo pode mudar dependendo do resultado do 1º jogo. Gostava de um Portugal – Argentina na 2º fase.
[João Pereira]

Portugal tem um grupo acessível que se pode tornar perigoso. Primeiro, porque a equipa portuguesa dá-se melhor com adversários de igual ou superior gabarito que joguem de igual para igual. Depois e analisando os adversários, o México é uma selecção muito boa tecnicamente e o Irão tem um óptimo colectivo. Angola deverá ser o mais acessível mas convém cautelas. Tendo em conta o valor da equipa nacional abaixo do 4º lugar considerarei um fracasso a campanha no Mundial.
[Tito Velosa]

O México custuma ser uma equipa muito disciplinada e bem organizada com um ou outro jogador fora da mesia mas pelo pouco que conheço são uma equipa que joga pelo colectivo. Será um adversário em principio acessivel mas Portugal não pode facilitar e jogando ao melhor nivel poderá vencer o México. O Irão é uma equipa algo desconhecida mas possui alguns atletas que jogam em campeonatos europeus nomeadamente o campeonato alemão portanto é uma equipa acessivel mas não se pode entrar em campo a pensar que já está ganho, convem dar sempre o máximo.
Angola é uma equipa que tem vários jogadores a actuar no campeonato Português portanto é uma equipa que conhece relativamente bem os nossos jogadores e como tal será um adversário dificil de defrontar mas com maior ou maior facilidade acredito na vitória.
Analisando o grupo penso que Portugal é o claro favorito a vitoria no grupo visto ser mais forte e no campeonato da europa ter ficado em 2º lugar.
Mas é preciso os jogadores jogarem no máximo e não se dislumbrarem como na corea onde já estav ganho antes de começar.
Esperemos que Portugal passe a 1ªfase e depois podemos sonhar com uma classificação historica, esperemos que campeão.
[Rui]

Penso que o Grupo de Portugal é um grupo teoricamente fácil para a nossa selecção no entanto devemos lembrar o que aconteceu no último mundial onde o grupo era também acessível. Angola é uma estreante nestas andanças e não me parece que jogue um bom futebol, o Irão também é 1 selecção fraca, resta-nos o México que pode efectivamente trazer problemas no entanto penso que Portugal é o favorito e irá passar á fase seguinte.
[MUP-Braga]

O México será em principio o adversário mais complicado, tem muita experiência em Mundiais e é uma nação com uma grande paixão pelo futebol!
A motivação de jogar contra Portugal, para além de ser o primeiro jogo poderá complicar a tarefa contra os Angolanos.
O Irão deverá ser uma selecção a não desprezar, actualmente quem não respeita os adversários pode sofrer pesados castigos...
[PRM]

Na minha opinião o sorteio não foi tão favoravel como tentam fazer parecer! Portugal seria sempre uma seria candidacta á qualificação independentemente do grupo, porem encontrar nos oitavos-de-final, a laranja mecânica, ou a toda poderosa Argentina, já não parece nada facil! Espero que Portugal e Angola se qualifiquem!!
[Snowhouse]

A humildade e o respeito pelo adversário são virtudes imprescindíveis no seio do futebol. No Mundial 2002, a Selecção Portuguesa prometia muito, esbanjava talento, confiança e tinha pela frente um grupo teoricamente fácil. Contudo, faltaram as tais virtudes, e o sonho desmoronou-se, deixando um amargo de boca que só viria a ser adocicado em 2004. Este exemplo empírico pode jogar a favor de Portugal, na tentativa de não cometer o mesmo erro duas vezes. A tarefa em solo germânico não será fácil.
O primeiro jogo,contra Angola, é decisivo, e Mantorras, Akwá e companhia não querem ser os "bobos da corte". O Irão, cuja referência é (ainda!) Ali Daei, é uma equipa matreira, com muita experiência. Para culminar, o México é o oponente mais perigoso, encabeçado pelo goleador Borgetti e pelo central Marquez. A Portugal exige-se, no minímo, uma presença nos quartos-de-final.
[Pedro Evangelista]

Portugal tem tudo para conseguir seguir em frente. O México é uma boa selecção mas não é um "bicho papão". É para mim muito difícil dizer o que vale o Irão, não conheço nada deles e por isso é uma incógnita. Angola vai por certo querer mostrar serviço frente a Portugal mas não nos vão conseguir travar. Com maior ou menor dificuldade seguiremos em frente. O pior vem depois com a Argentina ou com a Holanda sem esquecer a Sérvia.
[Beto]

MÉXICO - Além da enorme experiência em Mundiais é o maior candidato neste grupo, deve passar facilmente.
IRÃO - Adversário acessivel mas muito perigoso. com muitos dos seus
jogadores a jogar na Alemanha e com milhares de apoiantes fanáticos, não
deve chegar para Portugal e México.
ANGOLA - Além do milagre de estarem nos 32 Mundialistas, já têm bilhete de volta marcado no fim da fase de grupos. Vão dar tudo e mais alguma coisa no jogo de abertura com Portugal mas ficam pelo caminho, esperemos que desta vez não acabe o jogo a meio.
PORTUGAL - O maior favorito neste grupo e com muita sorte no sorteio... se a atitude for de trabalho e humildade que não a de 2002. com jogadores de Topo e nos melhores clubes mundiais, carregados de experiência e um treinador especialista neste tipo de provas, Vice Campeão Europeu e Campeão Mundial, Portugal é um dos candidatos ao titulo.
P: 1º PORTUGAL - 2º MÉXICO
[Atlético]

O grupo que nos calhou é o mais acessível ou um dos mais acessíveis de todo o mundial.
O cabeça de série não é superior a nós e desconfio mesmo que nos seja inferior.
Quanto ás outras duas selecções é mais para ganhar e descansar porque o grande embate será mesmo depois do grupo nos oitavos de final, seja a Holanda, Argentina, Servia ou Costa Marfim.
Muitos falam no Mundial 2002 mas sem lógica alguma, porque os Estados Unidos são o México deste grupo, a Coreia jogava em casa e foi discutir o 3º e 4 lugar final, e contra a Polónia ganhámos sem dúvidas.
Este grupo tem um nível muitíssimo inferior no geral das 4 equipas.
[Estrela]

De facto melhor só na feira!
A Selecção do Sr Scolari ficou no grupo mais acessível, com a vantagem de já ter tido a (má) experiência no Mundial da Coreia/Japão, onde também Portugal era favorito e saiu de lá sem Honra nem Glória.
Mais uma vez, creio que será inútil aqui discutir a valia dos adversários, pois todos sabemos e sentimos que nos devemos preocupar com a nossa equipa.
Facilmente adivinhamos que não iremos apresentar todos os nossos melhores jogadores e, inexplicavelmente, o seleccionador (e a FPF...) irá dar-se ao luxo de não convocar mais-valias indiscutíveis como o Vítor Baía e possivelmente o Quaresma! Sinceramente respeito todos os nossos adversários, contudo sinto uma mistura de confiança e preocupação na Selecção do Sr Scolari. E isso é que me atrapalha...
[João Ribas]

Portugal foi feliz no sorteio, e é o grande favorito. Olhando para os adversários considero que o Mexico de La Volpe é o potencialmente mais forte. São muito batalhadores e coesos e funcionam como joker, já que 9 dos titulares jogam no próprio país. Atenção a Borgetti. O Irão é uma selecção acessível. Tem um estilo semelhante ao Europeu, e tem como grande figura Ali Karimi. Angola é um estreante e poderá apenas sonhar em pontuar, ou não fossem parte dos seus titulares jogadores de divisões secundárias em Portugal. Atenção a Gilberto.
[Nelson Oliveira]

Portugal é claramente favorito no grupo, onde Angola apresentará um futebol à base da força, o Irão à base do esforço e o México com bastante mais talento que estas últimas. O problema de Portugal vai ser mesmo a fase seguinte, onde se cruzará com as equipas que constituem o grupo mais forte. Portugal não pode cair no facilitismo de 2002, ou então terá a surpresa de sair da competição sem cumprir objectivos propostos.
[Joao]

Sem comentários: