domingo, janeiro 22, 2006

O Regresso em força de Co Adriaanse

A meio da semana, o FCP disputou com os Russos do Dynamo de Moscovo um jogo particular. Assim que o jogo se iniciou deparei-me com a surpreendente mudança táctica nos Azuis-e-Brancos, pois Co Adriaanse apostava em 3-5-2, o qual mais parece um 3-3-4, tal é propensão ofensiva de Alan e Quaresma. Recordei-me logo do nosso início de época, no qual tinhamos os jogos controlados e, de um momento para o outro surgia sempre um contra-ataque adversário tal era o tamanho da "Auto-Estrada" que aquela táctica lhes proporcionava! Depois claro, logo vinham criticar os defesas, quando estes eram os que menos culpa tinham no cartório... Fiquei a torcer para que o meu FCP não ousasse regressar esta táctica suicída, em vão...
Pois bem, o técnico holandês face ao castigo (injusto) que a Federação Portuguesa de Futebol lhe impôs, resolveu fazer-se notar neste encontro com a Naval 1º de Maio pela autêntica revolução táctica e muitas mexidas no onze titular.
Assim, Vítor Baía cedeu o lugar a Helton. Obviamente que não aprovo esta mudança de Guarda-Redes, contudo respeito a decisão do treinador e relaciono-a com o "Frango" de Baía na Amadora. Saíram ainda do onze titular Paulo Assunção, Diego e Pedro Emanuel!!! Todos eles elementos que vinham fazendo boas exibições e, inclusivé o Médio Ofensivo estava nitidamente a subir de forma. Enfim, Adriaanse é isto mesmo...
Face a tanta mudança foi sem surpresa alguma que o FCP fez uma exibição muito pobre, no meio campo os jogadores não se entenderam, Lisandro passou completamente ao lado do jogo, Quaresma voltou a estar muito individualista e Adriano denota ainda muito pouca frescura física.
Valeu ao FCP o facto de o seu adversário dar pelo nome de Naval 1º de Maio, uma equipa sem ambição, que tentou jogar única e exclusivamente para o 0-0 e teve o merecido castigo quando o seu Capitão Fernando marcou o único golo do encontro...na própria baliza!
Nesta 1ª parte o FCP ainda dispôs de uma ou outra chance para fazer golo, nomeadamente por Ricardo Quaresma, contudo Taborda fez algumas boas intervenções que impediram que o resultado fosse mais desnivelado.
Na 2ª metade, o jogo pouco ou nada se alterou, apesar de a Naval por uma vez ter rematado com perigo, possibilitando a Helton uma boa defesa. Do outro lado Taborda continuou a chegar para as encomendas.
Espectáculo pobre, com vencedor justo, apesar de se esperar muito mais desta equipa do FCP. Esperemos que esta táctica não seja para manter, ainda para mais quando agora vamos ter um ciclo de jogos terrível - Rio Ave(F), Braga(C) e Benfica(F).
Sr Adriaanse, por favor deixe-se estar sem abrir a boca e, sobretudo NÃO INVENTE!!
POSITIVO DO JOGO
- Taborda, defendeu tudo que o adversário o obrigou, só não se impôs a um... colega!
- Pepe, de longe o melhor jogador do FCP neste jogo, nem que fosse pela vontade demonstrada. Está no bom caminho da sua afirmação e, até o público do Dragão já o elege como o Melhor em Campo!
- Alan, fez bons cruzamentos e foi o elemento mais perigoso do FCP.
- Mais de 32.000 espectadores para um jogo tão amorfo!
- A Claque da Naval, passaram a vida em confraternização com os adeptos do FCP, sem dúvida muito bonito!

NEGATIVO DO JOGO
- As invenções de Co Adriaanse, claro!
- As invenções de Bruno Paixão, conseguiu fazer com que este jogo não tivesse treinadores nos Bancos!
- A atitude passiva dos jogadores Azuis-e-Barncos, muito brandos para o meu gosto...
- O Bombo da Claque visitante, consegue ser pior e mais «chato» que o nosso Homem da "Corneta"...

Sem comentários: