No desporto como nos demais ramos da vida pública e privada é indiscutível o poder que a comunicação social exerce sobre os seus agentes. E reconhecendo nela esse poder, são muitos os que de forma hábil e planeada se servem dela para atingir os seus fins. Observemos José Mourinho.
Actualmente, o melhor treinador do mundo tem o mundo do futebol a seus pés. São muitos os que o veneram, admiram, elogiam. São muitos os que o criticam, invejam e odeiam. E Mourinho sabe lidar com estes sentimentos, porque não só foi ele que, deliberadamente os provocou, como soube usar a comunicação social para se mediatizar. Se hoje José Mourinho é conhecido (e reconhecido) em todo o mundo, deve-o em grande parte aos Media. O seu talento e mestria marcam toda uma geração. Consciente de que “hoje bestial, amanhã besta”, Mourinho usa a comunicação social como arma. Porque sabe do seu poder e o aproveita. Porque conhece os seus efeitos e o manipula. Porque conhece a sua dimensão e o explora ao máximo. Porque através dela, “atiça” os adversários e provoca os seus próprios jogadores.
Menciona-se Mourinho, porque um dia também ele irá passar por um momento menos bom da sua carreira e nesse dia dirão que foi a comunicação social quem “matou o Mourinho”, quando foi ela que o colocou no topo e serviu os seus interesses. Porque assim o dizem todos os que se querem servir dela e nao vêm concretizadas as suas aspirações. Porque alguém se lembrou de dizer um dia que "Os inimigos do futebol sao os jornalistas!". Será?
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