segunda-feira, janeiro 16, 2006

Estrela Amadora Vs FC Porto

Versão tricolor

Mágico Estrela!!!

A quinta vitória em seis jogos, duas das quais com Sporting fora e FCPorto em casa.
O FCPorto normalmente tem sempre muitas dificuldades na Reboleira, posso mesmo dizer que o FCPorto que eu vejo em nossa casa nunca é o verdadeiro FCPorto e por algumas razões estranhas ou de dificil explicação.
Os jogadores pela expressão facial que mostram em campo muitas vezes parece que estão a jogar em casa de uma grande equipa ou até em casa do Benfica ou Sporting. A expressão na cara dos jogadores ou da maioria deles parece "receio", já na primeira época do Estrela na Primeira Divisão se notava isso, tanto que nesse jogo em meia hora o Estrela já ganhava por 2-0.
Sinceramente não sei como é em casa de outros adversários de igual monta ao do Estrela mas tendo em conta que o FCPorto em mais de 13 jogos só ganhou por 4 vezes e sempre com dificuldade, algo se passa neste campo. Será a síndrome de jogar em Lisboa? Ou de jogar num campo em que se juntam de um so lado adeptos do Benfica e Sporting e receio de fazer má figura com uma equipa naturalmente mais fraca frente aos adeptos rivais?

Um dos jogadores que mais mostra essa característica é o grande Vitor Baia, indiscutivelmente um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre.
Vitor Baia na Amadora mostra uma debilidade e um nervosimo nada normal para o guarda-redes que é e para a experiência que tem. Aqui já sofreu todo o tipo de golos defensáveis: Remates de longe, bolas fáceis pelo meio das mãos, de chapéu, e até pelo meio das pernas.
Um dado curioso seria saber quantos golos é que este guarda-redes sofreu em toda a carreira no Estadio José Gomes e compará-lo com outros campos e equipas de igual valia aos tricolores.

Toni apresentou um esquema um igual ao que normalmente utiliza em todos os jogos mas com intervenientes diferentes. Sem defesa esquerdo de raíz colocou na função o central Hugo Carreira. Pedro Simões recuou para defesa central mais uma vez. A trinco e a titular apareceu Jordão sem um unico jogo no campeonato até ontem. E claro, sem ponta lança, com trocas sucessivas de posição entre o tridente Semedo - Manu - Rui Borges.
Apesar de tudo a equipa não se deu mal e aproveitando que o FCPorto escalonou mal a equipa (continuo a dizer que o grande adversário do FCP na luta pelo titulo é o proprio treinador e não uma das outras 17 equipas).
O atabalhoamento de Jorginho, Diego, Quaresma e Lucho, 4 jogadores todos eles a fugirem para o centro do terreno!? muitas vezes ao mesmo tempo. O que deixou muito mal as alas para a velocidade do Tridente Atacante Tricolor. Que como se viu causou muitos estragos.
O FCP tentou pegar no jogo de inicio mas nenhum jogador conseguiu um rasgo normal de genio que é habitual em varios dos jogadores azuis, devido á tactica do Estrela e ao bom posicionamento e principalmente às não-falhas de nervosismo que tantas vezes acontece nestes jogos.

O Estrela vendo que o FCPorto não conseguia nada na frente partiu ele para cima do FCPorto, antes do golo uma ou outra oportunidade pôs os azuis de sobre-aviso. Num desses lances Manu isola-se mas Baia é mais rapido só que o melhor que consegue é chutar contra o jogador da casa e ter a sorte de ver a bola sair pela linha de fundo e não para a baliza.
Aos 17 minutos surge o primeiro golo numa falta aparentemente inexistente mas conseguida por um "rato-velho" cheio de manha ( Jordão) frente a um miudo inexperiente ainda ( Quaresma), mas o melhor do lance vem de trás quando um jogador muito fraco tecnicamente como é o numero 20 do Estrela fez passar a bola pelo meio das pernas de Lucho Gonzalez, o que vem mostrar como os jogadores do FCPorto se mostram sempre neste campo no inicio dos jogos, nervosos?, com receio?.
Pensou-se que os nortenhos íam reagir ao golo massacrando o Estrela mas foi puro engano, o Estrela começou a dominar, demais, tanto que as jogadas de perigo surgiam para o lado dos amadorenses e nao para o outro lado.
Um cruzamento a meia altura para a pequena àrea e sem ninguem do Estrela por perto e o guarda-redes do FCPorto defende atabalhoadamente para a frente sendo que a defesa resolveu depois com um chuto para a frente.

Aos 30 minutos novo golo tricolor com a defesa do FCPorto completamente perdida. Semedo causava tantos calafrios que arrastou com ele os defesas deixando o meio completamente desguarnecido o que foi providencial para fazer um toque de calcanhar que Coutinho nem pensou duas vezes e rematou de primeira de fora da área para um frango de Baia, que com a surpresa do remate tentou parar com o pé levando a bola a passar-lhe por baixo do mesmo. Definitivamente não era o dia do número 99, inexplicavelmente nunca o é neste campo.
Pouco depois e tal o desnorte "tripeiro" Manu isola Semedo que marca o 3-0. Olegário aponta para o centro do terreno mas o auxiliar aos berros grita para dentro de campo que Semedo estaria em posição irregular e Olegário da o dito por não dito, anulando o golo. O mais interessante é que quando Semedo começa a correr com a bola o árbitro leiriense olha para o seu adjunto e este tem a bandeira em baixo e como tal não se preocupou mais tendo assinalado o 3-0 por alguns segundos.
Muitas duvidas no lance, mesmo em repetição há duvidas da posição que parece ser legal e sendo em duvida as regras dizem para se beneficiar quem ataca, mas em Portugal já se sabe que nestas situações se beneficia a equipa grande.
Antes do final da primeira parte dois livres directos, um para cada lado. O do Estrela passa a rasar a barra e no do do FCP, Quaresma obriga Paulo Lopes a boa defesa para canto.

Para a segunda parte Toni não alterou nada e Adriaanse tirou Quaresma??? Se foi por lesão aceita-se mas se não foi vai daqui um obrigado ao tecnico holandês.
A segunda parte foi toda azul. O FCPorto tinha de correr atras do prejuizo e o Estrela mesmo que quisesse não poderia fazer muito mais que defender, porque mesmo a perder o FCPorto é sempre o FCPorto, muito forte.
Num canto e numa confusão na pequena área a bola nao entra inacreditavelmente na baliza tricolor, tendo sido afastada depois de varios remates contra as pernas de varios intervenientes da partida que ali se encontravam em "molhada".
Antes do 1-2, Hugo Almeida falha escandalosamente uma oportunidade de golo mas deixava o aviso. Em 15 minutos o FCPorto reduziu num lance em que a defesa do Estrela é muito mal batida, deixando Lucho completamente isolado perante o guarda-redes da casa.
Parecia que estava encontrada a chave para o sucesso que não iría tardar, mas que afinal não apareceu, muitas vezes por culpa de falhanços inacreditáveis dos jogadores azuis, mas outras por mérito da defensiva Estrelista. Num dos lances Mauricio tira, de cabeça, a bola em cima da linha de golo.

Ressalva para um remate do meio da rua de Emerson que obriga Baia a defender para a frente e que por pouco não deu o terceiro golo porque Manu chegou ligeiramente atrasado à recarga.
As faltas que fazem rir e desesperar os adeptos iam-se sucedendo, a tipica falta do encosto ou do "mergulho para a piscina". A mesma falta que foi marcada a Quaresma contra Jordão e que foi só uma, aconteceu uma boa dezena de vezes para o lado do FCPorto só que sem sucesso.
Qualquer remate do FCPorto mesmo que não batesse em ninguém era pontapé-de-canto, enfim o habitual quando um grande está a perder, só que desta vez tivemos inteligência de nao deixar ninguém entrar na área, senão de certeza que íria sair o "penalty salvador" do costume, como em Alvalade e que continuo a dizer que foi mal ajuizado.

Notas positivas:
  • Nunca é demais referir o Tridente Mágico Tricolor.
  • Coutinho, para quem estranhou a minha inclusão no melhor 11 do campeonato.
  • Tony é um caso sério de bom jogador e raçudo. E está a tornar-se também um caso sério de popularidade na Reboleira, inclusivé mais do que Manú.
  • Na compra de um bilhete, seja ele qual for, oferta de outro. Talvez os outros clubes queiram por a vista nesta atitude de chamar gente ao futebol mas duvido.
Notas negativas:
  • Vitor Baia é sem duvida uma nota muito negativa, o que é um habito neste campo.
  • Adriaanse e a táctica da "molhada" no ataque tanto numa como noutra parte.
  • A violência de alguma entradas de parte a parte que nem cartões levou em algumas situações.

Notas curiosas:

  • Muita gente do FCPorto para um Domingo à noite e convenhamos que se o Benfica não tem jogado quase a mesma hora ou no mesmo dia que o Estrela o Estádio José Gomes estaria muito mais repleto de gente.
  • Após o final do jogo ouve-se nos megafones do Estádio a musica " Cheira bem, cheira a Lisboa".
  • O Estrela apresentou para este jogo 15 portugueses 2 brasileiros e 1 cabo-verdiano.

TALVEZ AGORA DEIXEM DEFINITIVAMENTE DE PÔR O ESTRELA NO POTE DAS EQUIPAS QUE VÃO DESCER ESTA ÉPOCA, O ESTRELA JOGA MUITO BEM E RECOMENDA-SE.

[Estrela]

-----------------------/////////////////-----------------------

Versão Portista


Enfim, a Derrota...

Doeu muito esta derrota, contudo temos de saber admitir que não fomos a equipa coesa, de futebol harmonioso e pressionante que vinhamos demonstrando ser e, por outro lado reconhecer o mérito ao adversário, o Estrela da Amadora, que fez um jogo muito esforçado, com grande espírito de sacrifício, com astúcia e grande determinação.
O FCP até iniciou muito bem o jogo, tomando desde o apito inicial conta das operações com Diego (apesar de muito marcado) em destaque. No entanto, notei uma excessiva dureza na disputa dos lances da parte dos jogadores amadorenses e, face à impunidade no capítulo disciplinar da parte de Olegário Benquerença, admito perfeitamente ter sido normal o abuso da parte dos «Tricolores» no recurso às faltas... Em casa, eu já gritava «Joguem à bola, Palhaços joguem à bola...»!!
Sem que nada o fizesse prever e após uma falta inexistente, o Estrela da Amadora chegou ao golo! Maurício, central emprestado pelo Braga, cobrou o livre, a bola sofreu um acentuado desvio na barreira e traiu Vítor Baía... A equipa visitada empolgou-se com a vantagem e, logo se viu que não seria nada fácil aos Azuis-e-Brancos darem a volta ao resultado. O FCP sentiu muito este duro golpe, de tal forma que durante a 1ª parte nunca mais teve o domínio do jogo. Aí, os comandados de «Toni de Rans» defenderam muito bem e em sucessivos contra-ataques íam criando muitos problemas para a «destroçada» defesa portista, onde apenas Pepe ía dando conta do recado (apesar de um passe errado, afinal de contas o da ordem...).
Desta forma foi sem surpresa que o Estrela chegou ao 2º golo. Desta feita foi Coutinho (para mim o Melhor Jogador dos Tricolores) a "bater" Vítor Baía! Nem o «99» Azul-e-Branco conseguiu escapar daquela atormentação na defesa do FCP... Um grande frango, sem dúvida...
Após o intervalo, Co Adriaanse mexeu na equipa, arriscou como se esperava e o FCP entrou bem melhor. Sem jogar um grande futebol, lutou muito mais, foi muito mais determinado na procura da bola e criou grandes problemas ao «Assustado» Estrela. Alan entrou bem no flanco direito e carrilou muito jogo por aquele lado, contudo falta-lhe muita confiança na abordagem aos lances, o que o faz arriscar muito pouco para a velocidade que ele possui...
O FCP reduziu a diferença no marcador por Lucho Gonzalez, após uma brlhante assistência de Paulo Assunção. Faltava meia-hora para terminar o jogo e pensava-se que o líder da Liga Betandwin ainda evitaria a derrota, mas em vão...
O conjunto da Reboleira defendeu tudo o que havia para defender e, o FCP desperdiçou também muito! Hugo Almeida (incrível) e Lisandro Lopez não atinaram com a baliza... O árbitro não teve culpa na derrota do FCP, apesar da falta do Quaresma que deu origem ao 1º golo do Estrela da Amadora não ter existido. No entanto, creio que interronpeu muito o jogo e deveria ter começado mais cedo a dar amarelos para acalmar os jogadores nas entradas aos lances. Ficaram por mostrar amarelos a Diego, Ricardo Costa (FCP) e o Jordão, Pedro Simões e Maurício (Estrela) arriscaram muitas vezes o 2º amarelo...

POSITIVO DO JOGO
- a dinâmica de jogo do Estrela da Amadora, onde Semedo, Manu e, sobretudo Coutinho deram cabo da paciência ao FCP;
- os Laterais Tony e Carreira, simplesmente intransponíveis;
- a Reacção Azul-e-Branca na 2ª parte, que por pouco não dava o merecido empate;
- o comportamento do Público, mesmo os portistas acreditaram e cantaram até ao fim do jogo.

NEGATIVO DO JOGO
- a exibição do FCP na 1ª parte, sobretudo a linha defensiva nunca se entendeu com a mobilidade dos jogadores Tricolores. Marek Cech nem parecia o mesmo...
- Jorginho, alguém o viu?!
- Vítor Baía, desta vez não brilhou para o lado do costume. Acontece aos melhores, mas é um facto que sofreu um frango...

[João Ribas]

Sem comentários: