quarta-feira, janeiro 25, 2006

Jogador Atacante da Semana: Frank Lampard

Esta é a mais recente crónica do Futebol de Ataque. A ideia de redigir textos sobre os mais diversos jogadores foi para a frente e cá estou para escrever a primeira edição do Jogador Atacante da Semana. A crónica consiste em dar aos leitores informações sobre um determinado atleta. Assim deverá haver um perfil do jogador, com a informação básica sobre o futebolista; uma opinião formulada por mim sobre esse mesmo jogador e depois uma pequena biografia com os dados mais importantes.

Ficha de Jogador

Nome: Frank James Lampard Junior
Data de Nascimento: 21/06/1978 (27 anos)
Clube: Chelsea FC
Nº da Camisola: 8
Posição: Médio-Centro
Altura: 1,82 metros
Peso: 75 kg
Naturalidade: Romford - Inglaterra
Internacionalizações: 38
Palmarés Pessoal:
· Jogador do Mês Barclaycard - September 2003
· Jogador do Mês (opinião dos fans) PFA - October 2003
· Melhor jogador da época (opinião dos fans) - 2004
· Melhor Jogador Inglês (opinião dos fans) of 2004
· Jogador PFA (opinião dos Fans) of 2005
· Jogador do Ano Football Writer's 2005
· Jogador do Mês Barclays - April 2005
· Melhor jogador da época Barclays 2005
· Melhor jogador da época (opinião dos fans) - 2005
· FIFA PRO World XI - 2005
· Jogador do Mês PFA (opinião dos fans) - October 2005
· Barclays award for first to score 10 premiership goals - season 2005/06
· Barclays Special Merit Award for Most Consecutive Premiership Appearances*
· 2º classificado no European Footballer of the Year 2005
· 2º classificado no FIFA World Footballer of the Year 2005
· Maior número de jogos na Primiership – 164
Palmarés Colectivo:
· Vencedor da Taça InterToto - West Ham United 1999
· Vencedor da FA Premier Asia Cup - Chelsea 2003
· Vencedor da Taça da Liga - Chelsea 2005
· Vencedor da Premiership - Chelsea 2004/05
· Vencedor da Community Shield - Chelsea 2005




Frank Lampard é um dos melhores jogadores da actualidade. A grande qualidade de passe (curto e longo) e mesmo o seu remate fácil são as suas imagens de marca. Isto se aliarmos a estas qualidades o enorme pulmão que tem. É uma das estrelas da equipa do Chelsea e tem uma posição no campo bastante difícil dado que é a batuta do meio-campo da equipa e a sua função é fazer a transição defesa-ataque. Destaca-se ainda pela grande quantidade de golos que marca, algo anormal para um jogador da sua posição. Ver Lampard à entrada da área à espreita de uma oportunidade para aplicar o seu remate letal é frequente. O seu dinamismo, a sua resistência, a capacidade de estar em todo o lado fazem com que, mesmo com 27 anos, tenha um palmarés invejável e já todos os amantes do futebol o conheçam. Frank Lampard é sinónimo de profissionalismo, competência táctica e atributos técnicos invejáveis. É, por isso, um dos meus jogadores favoritos.

Com a família ligada directamente ao desporto-rei, Frank James Lampard Júnior, cedo despontou para o futebol. Filho de um antigo jogador do West Ham; sobrinho do prestigiado treinador inglês, Harry Redknapp e primo de Jamie Redknapp, ex-jogador do Southapmton, Tottenham e Livepool, o camisola 8 do Chelsea e da selecção inglesa começou a sua carreira no mesmo clube em que o pai ganhara 2 Taças de Inglaterra: o West Ham. Na sua primeira época enquanto profissional foi emprestado a uma equipa da Division 2, o Swansea City. Durante esse ano marcou um golo em 8 jogos. Regressou logo ao West Ham onde permaneceu 4 épocas e, ao serviço dos londrinos, Frank Lampard marcou 35 golos em 163 jogos. Durante todo o tempo que esteve ligado ao West Ham foi dividindo o seu tempo entre a selecção principal de Inglaterra e os sub-21 onde chegou a ser capitão. Dado o seu enorme potencial, o Chelsea decidiu contratá-lo, pagando cerca de 16 milhões de euros pelos seus préstimos. Desde o seu primeiro ano ao serviço dos blues, Lampard tornou-se indiscutível no 11. Poucos foram os jogos que falhou desde que actua ao serviço do Chelsea. Entretanto participou no Euro 2004, marco também importante na sua carreira.

Sem comentários: