terça-feira, janeiro 17, 2006

A Saga Continua...!

Quase todas as semanas temos oportunidade de ver por esse mundo futebolístico fora situações e casos de indisciplina de jogadores. Agressões, palavras menos próprias e gestos são coisas que estão sempre a acontecer e, de tanta experiência que ganhamos pela frequência com que elas estão sistematicamente a suceder no mundo do futebol, facilmente conseguimos identificar o que se está a passar dentro do terreno de jogo.
Tal sucedeu, aquando do jogo SC Braga-Benfica. Nuno Gomes, na altura do 3º golo dos bracarenses, envolve-se numa discussão com Nem e, com um gesto bem perceptível, dá a entender que os jogadores arsenalistas estariam "drogados".
Posto isto, a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes e, só porque um clube (FCP) se queixou, é que decidiu instaurar um inquérito ao avançado benfiquista. Volvidos quase 2 meses, o dito Organismo decidiu por fim castigar o jogador com uma multa de 450 Euros... Portanto, chegamos à conclusão que ele foi culpado, contudo o castigo que ele merece são 450 Euros!
Isto lembra-me vários episódios. Em primeiro lugar, um castigo (justo, diga-se) que o mesmo Organismo aplicou ao jogador Costinha (na altura FCP) de 2 jogos de suspensão por um gesto obsceno para com o público de Guimarães, após a marcação de um golo. Recorda-me, igualmente, umas declarações proferidas por Petit (jogador do Benfica) na época passada, no final de um Rio Ave-Benfica. O trinco encarnado insinuou que os adversários estavam dopados. A Liga nada fez!
Lá fora, nada disto é deixado ao acaso. Já vi:
- jogadores serem castigados com 3 jogos de suspensão na Bundesliga por simularem uma Grande Penalidade durante um jogo (Andreas Moller);
- punições para jogadores que tenham manifestações fascistas e racistas (Di Canio e Mijahlovic);
- Michel (ex-Real Madrid) "levou" 3 jogos por ter apalpado os testículos a Valderrama(ex-Valladolid);
- Robbie Fowler (ex-Liverpool) a ser severamente punido por, numa celebração de um golo ao Everton, ter simulado a inalação de droga, como resposta às provocações dos adeptos rivais que o apelidavam de drogado...
Enfim, uma série de situações, em vários campeonatos, que sempre são exemplarmente punidos.

Infelizmente, em Portugal e para o Conselho Disciplinar da Liga de Clubes, tais situações só serão analisadas se houver queixa de alguém e punidas apenas quando lhes convém! (Até rimou!)

Sem comentários: