domingo, janeiro 22, 2006

Calcio - Série A

Depois da jornada a meio da semana em que a Juventus empatou frente ao Chievo e viu aproximarem-se o Inter e o AC Milan, fruto das suas vitórias frente ao Treviso e ao Ascoli pela margem mínima, respectivamente, nesta jornada tudo permaneceu igual, já que as equipas da frente venceram todas.
Assim, começando ordenadamente, a Juventus recebeu do Delle Alpi o Empoli, num jogo que ficou marcado pelo golo madrugador dos visitantes aos 2 minutos, por Almiron. Cedo a Juve retomou as rédeas do jogo e aos 16 minutos Cannavaro cabeceou para igualar o encontro. Este jogador viria a decidir o jogo aos 72 minutos com outro remate de cabeça. Vitória injusta face ao que a equipa transalpina produziu durante todo o jogo.
Na perseguição ao líder, o Inter recebeu o Palermo no Giuseppe Meazza, e sem problemas bateu-o por três golos sem resposta. Os Nerazurri entraram muito pressionantes na partida e fruto da grande mobilidade e entrosamento dos seus homens mais avançados, nomeadamente Cambiasso, Verón, Figo, Júlio Cruz e Adriano, chegaram ao golo aos 33 minutos por intermédio de Estebán Cambiasso, um homem em foco nesta partida. Só por intermédio de bolas paradas o Palermo se acercou da baliza dos milaneses. Foi preciso mais 35 minutos de jogo para ver mais um golo da equipa da casa, desta feita por Ivan Córdoba, dando o melhor seguimento a um canto apontado por Figo. 2 minutos passados somente, Figo cobrou uma falta do lado esquerdo do seu ataque, a bola sobrevoou toda a área e, sem que ninguém lhe tocasse, fez o resultado final em 3-0.
O AC Milan aplicou a mesma dose ao Siena, onde se destacou Kaká, que aos 12 minutos de jogo abriu o activo, voltando a bisar aos 84’. O outro tento foi apontado pelo inevitável Shevchenko, em pleno Artémio Franchi.
Outro jogo de total interesse foi o Udinese-Roma no Estádio Friuli. O resultado final foi 1-4, demonstrando uma subida de forma dos romanos e o contrário com os visitados. O golo de Di Natale foi muito insuficiente para contrariar o poderio demonstrado pelos visitantes. Mancini aos 40’ e aos 76’, DeRossi aos 62’ e Chivu aos 79’ foram os marcadores do encontro, que ficou marcado pela expulsão de Pinzi, no seguimento de uma agressão a Cufré. O treinador da Udinese também acompanhou o jogador, sendo expulso do banco.
Nos restantes jogos, destaque para o surpreendente Livorno, que desta feita recebeu e empatou em período de descontos frente ao já aflito Treviso; vitória do Reggina frente à Sampdoria, com um golo do nosso bem conhecido Carlos Paredes (ex-FCP) e outro de Amoruso, sendo o golo da Sampdória marcado pelo nosso também conhecido Kutuzov (ex-SCP); Empate da Lazio frente ao Cagliari a uma bola, sendo o golo dos visitados no Estádio Olímpico de Roma marcado pelo carismático Paolo Di Canio; Vitória do Parma frente ao Chievo por 2-1, conseguindo assim manter-se na luta pelos lugares de permanência; Vitória também do Ascoli frente ao Lecce, deixando esta última numa posição quase irreversível face à despromoção.
No último jogo da jornada a Fiorentina recebeu e bateu o Messina, permanecendo assim nos lugares de acesso à Liga dos Campeões a apenas três pontos do AC Milan e deixou o Messina numa situação complicada, logo acima da linha de água. De realçar neste jogo e em toda a série A, a veia goleadora de Luca Toni. Neste jogo marcou os dois golos da vitória e lidera isolado a lista de melhores marcadores com nada mais, nada menos do que 18 golos em 21 jogos disputados. O pódio dos melhores marcadores fecha-se com Trézeguet e Gilardino que nesta jornada ficaram em branco.

Sem comentários: