segunda-feira, janeiro 16, 2006

Esforço e colectivismo falam mais alto...



O Sporting entrou na 2ª volta com uma vitória sob o Belenenses, por uma bola a zero, numa partida que ficou marcada por duas grandes penalidades desperdiçadas.

Na 1ª parte os Leões tomaram conta do jogo e Liedson esteve quase a marcar, aos 3, 17, e 18 minutos, mas os reflexos de Marco Aurélio impediram que o "Levezinho" inaugurasse o marcador.



O primeiro e único golo, surgiu aos 28 minutos, na sequência de um desvio de Liedson, após canto marcado por Carlos Martins, que Tonel num lance acrobático e de calcanhar, aproveitou para dar vantagem à sua equipa.


O Belenenses, sem nenhuma criatividade e/ou imaginacão não reagiu e permitiu que os Leões dominassem por completo o jogo, até ao intervalo.

Na 2ª parte, a equipa da casa entrou mais dinâmica na partida, aproveitando um recuo táctico dos jogadores leoninos, que ao defenderem em bloco junto da área, correram atrás da circulação de bola adversária, esperando lançar Liedson em contra - ataque, o que nunca aconteceu.

Aos 52 minutos, Rolando teve o 1º lance de perigo, mas Polga interceptou a sua intenção. De seguida, Sá Pinto carregou Romeu na área, mas Ruben Amorin, na transformação da grande penalidade falhou ao atirar a bola por cima da barra; o que fez com que o Belenenses não mais importunasse o bloco de defesa sportinguista, expecto num remate de José Pedro aos 82 minutos.

O Sporting reencontrou-se no jogo e voltou a estar perto de marcar, com um cabeceamento de Tonel à barra, até que já em tempo de desconto, o capitão leonino, Sá Pinto foi derrubado por Sandro, e desperdiçou a grande penalidade ao permitir a defesa de Marco Aurélio.

Notas Positivas:

- O empenho da juventude: que só demonstrou que é possível ganhar com jogadores tão jovens;

- Espírito colectivo da equipa;

- Maior concentração e equilíbrio por parte dos defesas.

Notas Negativas:

- Tal como referiu Paulo Bento "A Juventude não traz a serenidade e o conhecimento para fazerem 90 minutos de grande qualidade";

- Intranquilidade e ansiedade.

Melhor Jogador em campo:

- Tonel: Além de ter marcado um golo, teve a oportunidade de marcar outro e sobretudo, tem-se revelado um central de grande qualidade.

Nota Final:

- O Sporting conquistou esta vitória por tudo o que fez na 1ª parte, pelo espírito colectivo que revelou ao longo dos 90 minutos: os primeiros 45 de modo ofensivo e os segundos com grande concentração defensivamente, pelo que é de estranhar.

Mas isso só demonstra que a equipa está a melhorar em termos defensivos; as vitórias são conseguidas com muito custo, e com grande esforço.


Sem comentários: