segunda-feira, janeiro 16, 2006

Grande Resultado, Fraca Exibição

Cerca de 40 mil pessoas presenciaram hoje um fraco jogo de futebol por parte da equipa encarnada, com alguma polémica em torno da arbitragem de Artur Soares Dias.
Antes do mais começo por dizer que começa a ser hábito tentar arranjar em qualquer que seja a decisão de uma equipa de arbitragem, casos para discutir à 2ª feira. Não é que não tenha havido casos duvidosos nem jogo (é óbvio que houve) mas depois de ouvir o presidente da Académica a falar, não vale muito a pena comentar o que quer que seja.

Vou começar precisamente pela arbitragem. Os lances que merecem reflexão são eventualmente 5.
1º Penalty contra a Académica. É claramente penalty, o Roberto Brum estupidamente afasta a bola com a mão de Laurent Robert. Um penalty tão escusado como evidente.
2º Entrada de Ezequias sobre Beto. Lance merecedor de vermelho directo, que naturalmente o árbitro não viu pois nem sequer falta marcou. A sorte de Beto é que o Ezequias lhe acertou na caneleira e assim não teve tantos estragos.
3º Entrada de Danilo num contra-ataque. Falta para 2º amarelo do jogador academista, e Soares Dias perdoou a expulsão ao jogador conimbricense.
4º Mão na área de Luisão. Foi o lance mais polémico. A verdade é que o remate do jogador da Académica é a meio metro de Luisão, e a outra verdade é que a bola toca na mão do jogador da Luz. Na minha opinião, qualquer das decisões que o árbitro tomasse teria de se aceitar. Tanto se marcasse penalty como a decisão que tomou de deixar seguir o jogo. O que não posso compreender é que se venha dizer que é um lance escandaloso. É um lance super duvidoso.
5º 2º golo do Benfica. O cruzamento do Nuno Gomes é claramente com a bola dentro do campo. Nem sequer percebo as razões para tantos protestos ou dúvidas na TV.

Perante isto, o que eu tenho a dizer é que a arbitragem foi fraca como o jogo, mas foi uma arbitragem onde ninguém consegue dizer que o Artur Soares Dias actuou deliberadamente para beneficiar qualquer das equipas. Só para terminar, aqui no blog temos pessoas que conhecem pessoalmente o Artur Soares Dias, e sabem a tendência clubística do homem, sabendo que é tudo menos benfiquista... o sr. Presidente da Académica que tenha mais calminha...

Quanto ao jogo, eu costumo desconfiar muito dos jogos em que o Benfica marca muito cedo. Mais uma vez foi o que sucedeu. Jogando com Laurent Robert sobre a direita a equipa nunca se encontrou na frente, com o francês muito apagado, e com a Académica a controlar mais ou menos o jogo. Durante a primeira parte e à excepção de um lance de Nuno Gomes, as melhores oportunidade foram dos estudantes, obrigando Moretto a trabalho apertado, e a mostrar serviço, tendo o guardião encarnado feito a defesa da noite, transmitindo segurança à defensiva. Outro pormenor que gostei foi a forma como o Moretto joga com os pés, bastante bom nesse pormenor cada vez mais importante no futebol moderno.

A segunda parte do Benfica foi melhor, principalmente com as entradas de Geovanni e Manduca, que se integraram bem na manobra ofensiva encarnada, acompanhado de uma bela 2ª parte de Nelson e Nuno Gomes. O 3º golo (de Nuno Gomes) foi um golaço à ponta de lança.
A Académica naturalmente também sentiu o desgaste do jogo de 4ª feira para a Taça onde teve um prolongamento para disputar e fez uma 2ª parte mais fraca do que tinha feito na primeira metade. De qualquer forma o resultado apesar da vitória do Benfica ser inquestionável, é injusto pelos números apresentados.

Melhor Jogador em Campo: Para mim é complicado decidir, mas a dúvida é entre Moretto e Nuno Gomes. O guarda redes benfiquista foi bastante importante, o avançado foi extremamente batalhador. Dou o prémio aos dois.

Positivo do Jogo:
- Entrada de Manduca no jogo. Integrou-se bem na equipa e provocou desequilibrios. Vai ser um jogador importante quando o Benfica estiver a jogar numa toada de contra ataque.
- Exibição de Moretto. Muito boa, dando segurança à equipa, e já agora, aos adeptos...
- Mais um golo de Nuno Gomes


Negativo do Jogo:
- Exibição do Benfica. Apesar da vitória o futebol produzido foi muito pouco para um candidato ao título.
- Laurent Robert. Pode-se dizer que não estava no lugar dele, mas a sua prestação foi extremamente negativa e deverá perder o lugar em Barcelos.

Sem comentários: