quarta-feira, janeiro 25, 2006

Memória Atacante XV

Antes do mais pedimos desculpa pelo atraso de um dia na publicação de mais uma Memória Atacante da nossa eterna Dani.

Dia 9 de Fevereiro de 2005, no segundo post escrito em terras do Tio Sam, a Dani começava por fazer uma abordagem à história do Futebol Feminino nos EUA...

"Um pouco de história"

O futebol feminino nos Estados Unidos não tem o seu sucesso fundamentado na popularidade desta modalidade desportiva dentro dos imigrantes latinos ou europeus, onde o futebol masculino encontra raízes naquele País. Praticado em maioria por raparigas, das camadas mais ricas da população, o futebol feminino do País Bi-Campeão do Mundo encontra a sua base principal dentro do sistema educacional dos EUA, seja ele público ou privado, fazendo com que este desporto chegasse às camadas média e baixa da população americana dando hipótese a todas as raparigas que quisessem poderem praticar este desporto em vez de ficarem com tempos livres mortos.

Preocupados com a valorização do conceito de trabalho em equipa pelos estudantes, que abusavam da procura de interesses individuais no dia a dia das escolas, os professores norte-americanos passaram a incentivar a prática do desporto e outras actividades colectivas. O objectivo era demonstrar aos adolescentes que o trabalho em equipa era capaz de gerar resultados positivos para todos, desde que cada um contribuísse com uma parte do esforço necessário para a obtenção dos resultados pretendidos pela equipa como um todo.

Depois de perceberem que tinham no seu sistema educativo um enorme apoio para a prática desportiva que mais lhes agradasse as mulheres e raparigas começaram a tomar as suas decisões em relação ao desporto a seguir, assim fartas do Softball e com medo da violência do futebol americano, as mulheres encontraram no futebol tradicional a modalidade desportiva mais atraente para o programa escolar. Iniciado ainda na década de 70, o programa de futebol feminino dos Estados Unidos permaneceu restrito ao campo educacional até 1985, quando pela primeira vez foi formada uma Selecção nacional no país, reunindo a elite das atletas Universitárias.

A craque Michele Akers, capitã dos Estados Unidos no Mundial de 99, estava dentro as pioneiras da primeira Selecção formada no país, e marcou o primeiro golo da história da Selecção feminina dos Estados Unidos no dia 18 de Agosto de 1985, num empate por 2 X 2 diante da Dinamarca.

Assim sendo vemos que quando há vontade não é muito difícil tomar atitudes em busca de inovações de cariz desportivo para as mulheres, com uma simples aposta no campo educacional os EUA têm hoje uma das melhores Selecções do mundo, ao contrário do nosso país que continua com uma mentalidade tacanha neste aspecto.

[SpicedBlond]

Sem comentários: