Pois é pessoal. Após bastante tempo ausente regressei para vos falar de mais um jogo de futebol já existente há algum tempo no mercado português, jogo esse produzido pela EA Sports e com o apoio e licenças da FIFA o que só por si já é suficiente para deitar um olhinho à obra.
Apesar de não ser um fã da série FIFA, a EA Sports sempre conseguiu me cativar com o chamado Total Club Manager tanto versão PS2 como PC pois revelava-se uma alternativa ao Championship Manager/Football Manager. Pois bem; FIFA Manager 06 é uma evolução do Total Club Manager mantendo em grande parte o motor de jogo e estatísticas em geral mas mudando bastante a nível de visual e deu alguma profundidade e complexidade no que respeita às características de jogo de cada jogador.O interface e menus de jogo são muito agradáveis sendo que é possível colocar uma foto nossa onde aparece logo por baixo o nosso nível como treinador (para atingir o nível do Paulo Bento não é preciso grandes coisas LOL). O jogo conta com mais de 20000 equipas e campeonatos de todos os países sendo que os principais campeonatos contam ainda com as divisões inferiores. Nestes campeonatos, os jogadores apresentam também uma foto na sua descrição. Claro que com a porcaria de futebol que temos no nosso país, apenas tivemos direito à 1ªLiga e nada de fotos de jogadores. Do campeonato portguês destaco o Quaresma que é uma máquina e o Simão.
A EA Sports introduziu uma novidade relativamente às características de cada jogador: Playing Style. Este pode ser desde construtor de jogo, homem de área, brinca na areia, etc, etc, que ajuda a caracterizar melhor a nossa equipa dependendo do tipo de estratégia que queremos adoptar. Se queremos uma equipa dura colocámos trincos e jogadores que seguram e roubam a bola (estes são 2 estilos encontrados) ou então caso gostemos de futebol espectaculo e pelas alas podemos pôr os "driblers" e alas (outros estilos encontrados). De resto, as características dos jogadores são semelhantes a muitos outros managers.No que respeita à gestão do clube é possível construir e melhorar o estádio sendo possivel ver a 3D com uma boa resolução e construir as infraestruturas de apoio ao clube tais como campos de treino, centro de estágio, hotel, metro, lojas, etc. É ainda possível tornar o clube uma sociedade anónima desportiva desde que consigamos cumprir os objectivos necessários e pedidos sendo que caso o clube esteja numa boa maré é possível arrecadar uns bons milhões de €. É ainda possível vender o nome do estádio que também pode ser uma boa fonte de receitas.
Em FIFA Manager 06 existe ainda o chamado Football World, ou seja, um site virtual de futebol onde se podem ver várias notícias do nosso e outros campeonatos, informações essas que vão desde entrevistas de jogadores e treinadores, rumores de clausulas de rescisão, resumos de jogos, inquéritos acerca de jogadores, treinadores e clubes, etc, etc. Através do Football World podem ver qual a reacção dos adeptos relativamente à prestação do vosso clube e podem ainda ver entrevistas dos vosso jogadores dizendo que querem jogar e que não entendem o treinador. Resultado=lista de transferências!!! LOL Eu cá não dou abébias...LOLÉ também possível recrutar um equipa técnica nova sendo possível distribuir várias tarefas por todos eles nomeadamente o treino da equipa e individual pois esta é uma área que caso seja feita manualmente rouba bastante tempo ao jogador. Eu pessoalmente opto pelo adjunto fazer automaticamente e quando quero algo em especifico altero a semana de treinos a meu gosto. Para dar um extra aos jogadores e melhorar a equipa no geral podemos optar por realizar estágios no estrangeiro ou mesmo em portugal mais especificamente no Algarve.
Relativamente ao pré-jogo é possível fazer declarações à imprensa que podem influenciar a vossa equipa ou adversário 5 min antes dum jogo. No final do jogo podem novamente prestar declarações. O jogo pode ser visualisado na totalidade tendo para isso recorrido ao motor gráfico de FIFA 06 sendo que é agradável ver o jogo apesar de ser um pouco puxado para computadores não actualizados. Para quem não estiver disposto a ver o jogo na totalidade pode optar pelo modo texto onde existe algum interactividade com o jogador pois através de várias teclas pode dar ordens para dentro de campo e em momentos cruciais pode gritar para o jogador executar uma de duas acções à escolha tais como entre driblar e chutar. A última alternativa relativamente ao jogo propriamente dito é ver os resultados instantaneamente.De destacar ainda a possibilidade de criar um clube a qualquer momento do jogo ou mesmo no inicio do jogo atribuindo nome do clube, localidade, estádio (que depende do orçamento muito baixo com que começamos) e símbolo. Os jogadores incluidos no novo clube são aleatórios e normalmente já de alguma idade. É um desafio grande mas bastante compensador quando se atinge o sucesso.
Por fim refiro ainda a possibilidade de treinar várias selecções mundiais sendo que por volta da 2ª ou 3ª época já algumas selecções nos chamam para comandá-los quer no apuramento quer mesmo no mundial ou outra competição. De ínicio é claro que são selecções como Azerbaijão e Liechtenstein mas verdade se diga... Mais vale numa selecção fraquinha que em nenhuma. Eu por exemplo comecei com a Aústria e passei para a Ucrânia onde cheguei às meias finais do Mundial. O Garras12 foi campeão do Mundo com Israel. Nada mau. Escusado será dizer que em jogos de selecção e ainda por cima com jogadores que não se conhece torna-se quase obrigatório ver o jogo e corrigir a estratégia directamente senão... é só abadas das grandes.E aí está mais um Manager que recomendo vivamente a todos aqueles que procuram uma alternativa a CM/Football Manager sendo que também possui alguma complexidade e é igualemente divertido e com uma vantagem: acabámos um campeonato muito mais depressa que no CM. Além disso jogar com 2, 3, 4 ou 5 bases de dados não influencia muito a velocidade de jogo. Eu jogo com 4 campeonatos e o jogo corre muito bem.
Sem comentários:
Enviar um comentário