domingo, outubro 02, 2005

Lyon verde e amarelo!!!


Brasileiros querem conquistar o PENTA na França!? Não, não estou falando da frustrada Copa de 98. Isso talvez já tenha sido superado pela grande maioria dos brasileiros. O penta do qual me refiro, é o pentacampeonato francês. E esses brasileiros são Caçapa, Chris, Juninho Pernambucano e o novato Fred. Todos estão destacando-se no grande Olympique de Lyon. O time está numa excelente fase, é o líder no Campeonato Francês e está invicto há dez partidas. Espera conquistar o quinto título seguido do mesmo, feito inédito por qualquer time da França.


Caçapa, capitão do time, tem uma história interessante. O garoto humilde de Minas Gerais não estava em nenhum time até seus 21 anos, quando, após um teste, começo a fazer parte do Atlético Mineiro. Depois de algumas convocações para a Seleção Brasileira, foi contratado pelo Lyon. Participou das quatro conquistas do Campeonato Francês, e depois de apenas oito anos jogando profissionalmente, já é um dos grandes ídolos da torcida.


Ao seu lado na defesa, está o ex-cruzeirense Chris. Vindo de um time também mineiro, o zagueiro acredita que o grupo para a Copa do Mundo ainda não está completamente fechado, e afirma que ele e Caçapa poderiam demonstrar na Seleção o bom futebol que mostram no time francês.


Juninho Pernambucano, um jogador excepcional. Revelado pelo Sport de Pernambuco, é o mais importante jogador do Lyon. É um excelente batedor de faltas, joga com rapidez e muita habilidade. Freqüentemente, tem sido convocado por Parreira, e na minha opinião, seu lugar é garantido no elenco que vai à Copa.


E falando em Copa, um que vai ser um grande “problema” para Parreira, é o atacante Fred, que estava no Cruzeiro. Chegou há pouco tempo no time, e veio como desconhecido, mas fez questão de mudar essa imagem rapidinho. Em seu primeiro jogo pela equipe, marcou dois gols, e já se tornou um queridinho da torcida e do técnico. Um “problema” bem típico para Parreira.


O técnico do time, Gerard Houllier, deu uma declaração interessante a um programa esportivo brasileiro. Perguntado se ele conseguia imaginar o Lyon sem jogadores brasileiros, ele simplesmente respondeu, rindo, mas com um tom de verdade, que se isso acontecesse, era melhor começarem a imaginar um Lyon sem técnico também, reconhecendo a importância desses jogadores em seu time.
Declarações como essas me deixam muito feliz, e acredito que a todos os brasileiros também, pois é uma honra saber que podemos contar com esses jogadores e também porque eles representam tão bem nosso país lá fora, levando a alegria e a beleza do futebol brasileiro.

Sem comentários: