segunda-feira, janeiro 09, 2006

O fim do Clube Académico de Futebol(A. Viseu)

Parece que nunca mais vou ver o meu Benfica jogar no Fontelo. Estádio cheio, pessoas nas torres de iluminação, nas árvores que circundam o estádio, passarão a ser apenas felizes recordações. O que terá acontecido a este clube que quando estava na Primeira Divisão era a seguir aos grandes o clube com maiores assistências?
O Clube Académico de Futebol parece ter terminado quase 92 anos depois de ter sido fundado. Aquele que foi e penso que sempre será o clube mais representativo do nosso distrito estava atolado em dividas, viu surgir um novo Académico de Viseu, que de certa e estranha forma o veio substituir, viu a saída da Natação para o novo clube e terá visto muitas coisas mais que não faço a mínima ideia. Depois do fim futebol sénior restou ao CAF as camadas jovens. Apesar das dificuldades e de resultados que não eram os melhores, os miúdos, os treinadores e todos aqueles que gostavam do clube, aqueles que ainda o mantinham em coma, não permitindo a morte se consumasse compareciam aos jogos e davam o seu melhor em honra do grande CAF. A entrada em 2006 não trouxe nada de bom ao clube, as máquinas que ainda permitiam a este clube respirar com muitas dificuldades foram desligadas por decisão de uma Juíza do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu. A machadada final foi dada por duas ex-funcionárias da Natação que através do seu advogado pediram a insolvência da instituição. Contudo os maiores culpados são os dirigentes que ao longo dos anos forma fazendo o clube morrer lentamente. Deixando de lado os culpados, pois sobre isso haveria muito para dizer vou reportar-me aqueles que são na realidade as grandes vitimas de todo este processo, os jogadores das camadas jovens. Estes cerca de 200 jovens vão ficar sem jogar, pois o prazo de inscrição de jogadores na FPF e na AFV terminou no dia 29 de Dezembro. Será que a justiça não poderia ter tomado a medida anteriormente? Provavelmente não quiseram estragar as férias de alguém e acabaram por estragar o ano de 200 jovens do nosso distrito. A C.M. de Viseu requalificou o Fontelo transformando o pelado do 1º de Maio num sintético, construindo bancadas, acessibilidades, novos balneários. Para quê? Para ficarem às moscas? Sem camadas jovens no CAF quem vai jogar lá?
Ao que parece um grupo de pessoas está a tentar que seja permitido que as camadas jovens terminem a época, ou pelo menos que seja permitido a estes jovens transferirem-se para outros clubes. Espero que isto aconteça, pois caso não se venha a verificar será uma injustiça para estes jovens.

Sem comentários: