sexta-feira, março 10, 2006

Algarve Cup 2006 - 1ª Jornada



Alemanha 5 Finlândia 0
Qualquer jogo em que participe a Alemanha espera-se uma vitória da mesma. Isto não é apenas sentido pelos adeptos mas também pelas adversárias. A Finlândia temia a Alemanha e utilizou uma estratégia muito defensiva que ainda assim não impediu a Alemanha de criar várias situações de perigo na primeira parte. A única vez que as nórdicas se aproximaram da baliza quase marcaram, mas Hakala falhou.
Com o resultado de 0-0 ao intervalo a Finlândia começou a acreditar que podia ser possível algo mais e aí perdeu o jogo. O 1-0 surgiu por Pohlers, uma jogadora que joga na ala mas que faz muitos golos quando flecte para o meio. Na jogada seguinte aconteceu o momento do jogo com a guarda-redes da Alemanha a negar o golo a Laura Kalmari que hoje quase não teve a bola nos pés. Na resposta, a inevitável Prinz fez o 2-0 e psicologicamente as Finlandesas desapareceram do jogo. Daqui para a frente a Alemanha fez o que bem quis e aproveitou erros da guarda-redes adversária para chegar à goleada. A ausência de Kunnas, que foi uma das melhores guarda-redes do último Europeu tornou-se num problema para a Finlândia. No lado contrário a seleccionadora colmatou bem a falta de Renate Lingor, a organizadora de jogo da equipa.
Marcadoras: 1-0 por Conny Pohlers(60'), 2-0 por Birgit Prinz(63'), 3-0 por Kerstin Garefrekes(70'), 4-0 por M. Behringer(80'), 5-0 por S. Fuss(89')
Melhor em Campo: Conny Pohlers(Pelo golo, pelo que jogou e fez jogar e principalmente pelo toque delicioso na assitência para o 4-0)

Noruega 0 Suécia 0
A reedição da meia-final do último Europeu voltou a dar empate. Na altura e após 2-2 Noruega acabaria por vencer por 3-2 num grande jogo de Solveig Guldbrandson, talvez a grande ausente desta competição. O seleccionador Sueco para além de não ter convocado para esta competição Jane Tornqvist, ainda deixou fora do onze inicial para este jogo a central Hanna Marklund, a meio campista e habitual capitã Malin Moström e a estrela Hanna Ljungberg.


Estados Unidos 0 China 0
A Campeâ Olímpica e vencedora das últimas três edições da Algarve Cup não foi além de um empate frente à jovem formação Chinesa, que está a construir uma equipa com o objectivo de vencer os Jogos Olímpicos a realizar no seu país. Os Estados Unidos dominaram o jogo, fazendo mais remates e tendo mais posse de bola, mas foram incapazes de marcar. Nos últimos cinco minutos ambas as equipas enviaram uma bola à trave. Será que as jogadoras se andam a desconcentrar com os crepes? Certamente que não, pois o mesmo vídeo mostra o empenho delas no treino.

França 2 Dinamarca 2
A França que já havia feito boa figura no último Europeu parece querer complicar as contas deste grupo. A Dinamarca é juntamente com os Estados Unidos a principal candidata a seguir em frente, mas a verdade é que está tudo em aberto.
Marcadoras: 1-0 por A. Coquet(19'), 2-0 por L. Tonazzi(25'), 2-1 por A. Nielsen(31'), 2-2 por C. Sorensen(48')

Portugal 0 R. Irlanda 1
Apesar de estar no grupo mais fácil não se esperavam facilidades para Portugal e este jogo comprovou-o. O único golo do jogo foi marcado por Laura Hislop aos 29'. A primeira parte pertenceu por completo às Irlandesas, com Portugal a reagir na segunda parte embora sem o sucesso desejado.
Marcadora: 0-1 por Laura Hislop(29’)
É lamentável que tenhamos dois canais de desporto em Portugal e que nenhum deles acompanhe aquela que é considerada a 4ª competição mais importante do futebol feminino, logo atrás do Campeonato do Mundo, Jogos Olímpicos e Campeonato Europeu. Felizmente existe o Eurosport que nos dá uma visão geral de todos os desportos. Obter informações sobre esta competição não é nada fácil, pois no site da FPF apenas se limitam a colocar os resultados e por isso tenho que andar às apalpadelas no Sueco, no Alemão, Finlandês e … Será que uma competição da selecção masculina também tem tão pouca informação?

Sem comentários: