quarta-feira, março 22, 2006

Jogador Atacante da Semana: Raúl González

Nome: Raúl González Blanco
Data de Nascimento: 27/06/1977 (28 anos)
Clube: Real Madrid
Nº da Camisola: 7
Posição: Avançado
Altura: 1,80 metros
Peso: 68 kg
Naturalidade: Madrid – Espanha
Palmarés:
1 Bola de Ouro
4 Campeonatos Espanhóis
2 SuperTaças Espanholas
3 Ligas dos Campeões
2 Taças Intercontinentais

Raúl González é um dos melhores jogadores do Mundo, se bem que já foi por mim considerado melhor. O seu rendimento desde o Europeu de 2000 tem vindo a decrescer e, aliadas à má forma, as lesões não têm ajudado o jogador. Apesar disso, a sua idade permite ainda que volte às grandes exibições e, pelo seu valor, acredito que isso vai acontecer. Peça importante na equipa do Real Madrid, foi nos merengues que fez toda a sua maravilhosa carreira até agora. Um dos factos que o marca mais é o de ser o melhor maçador da história da Liga dos Campeões Europeus e da Liga Espanhola. As características que são realmente marcantes em Raúl são o seu faro pelo golo e o seu grande amor pelo clube que representa desde a sua juventude. Raúl é um jogador muito móvel, com bom sentido táctico e com uma técnica bastante desenvolvida, o que, aliado ao seu killer instinct, lhe vale muitos golos.

O espanhol, nascido em Madrid, iniciou a sua carreira no Atlético de Madrid, clube para o qual entrou com 12 anos de idade. Pelo seu talento e instinto goleador (marcou mais de 20% da equipa na sua primeira época), os rivais do Real foram buscá-lo às escolas de formação do Atlético. Em 1994, com apenas 16 anos, Raul já jogava no Real Madrid C e já nesse ano o então treinador principal dos merengues o chamou aos treinos da equipa principal, tendo feito a sua estreia pela principal formação madrilena com apenas 17 anos de idade. Desde então, pouco a pouco, o futebolista espanhol foi cimentando um estatuto de importância elevada e, apesar da tenra idade, cedo se tornou um dos melhores e mais conhecidos nomes do futebol europeu e, com apenas 19 anos, foi à selecção espanhola e recebeu a “Bola de Ouro” um prémio conceituadíssimo atribuído pela revista “France Football”.

O avançado foi sempre importante na sua selecção, inclusivamente no Euro 2000, onde foi um dos melhores jogadores em prova. Mas antes do mesmo, Raul foi decisivo na vitória contra o Valência, também de Espanha, que valeria ao Real Madrid mais uma Liga dos Campeões Europeus. Desde essa altura o seu rendimento vem vindo a descer mas nem por isso deixa de ser um jogador impressionante. O seu estatuto de imprescindível caiu, mas a sua importância enquanto capitão dos merengues e a sua popularidade e grande qualidade mantêm-no como um dos mais importantes jogadores merengues.
A sua presença no Euro 2004 não foi nada de especial, diga-se, mas jogou todas as partidas. Marcou 10 golos na fase preliminar e facturou nos dois jogos do Play-Off contra a Noruega que ditaria que nuestros hermanos viriam a Portugal para, no mesmo grupo dos finalistas do torneio, saírem da competição ainda na fase de grupos.
Ao que parece, Raul irá permanecer no Real até 2010 pois tem contrato com os mesmos até essa data. Além disso, a sua presença no Mundial 2006 será quase inquestionável. Boa sorte, Raul, o futebol precisa da tua classe talento!

Sem comentários: