segunda-feira, março 20, 2006

Rio Ave Vs. Benfica


O Benfica deslocou-se a Vila do Conde com os olhos colocados na Liga dos Campeões, por 2 razões, primeiro porque se avizinha o grande jogo dos últimos anos contra o Barcelona para os quartos de final da Liga dos Campeões, por outro lado, porque a qualificação para esta competição na próxima temporada está longe de estar assegurada...

Desta forma, e com a ajuda do mau tempo que se fez sentir um pouco por todo o país, o estádio dos Arcos estava longe de estar cheio, ao contrario do que sucedeu na época passada no sprint final pelo título, o vento também não ajudou em nada o bom espectáculo.
Mas no fim do jogo, fica a ideia que quem gastou o seu tempo para assistir a este jogo de futebol não o deu por mal empregue.

O jogo


Quando a bola não entra, tudo fica mais difícil, e este jogo parecia a continuação dos últimos 30 minutos com a Naval e do jogo de quarta feira com o Vitória de Guimarães, as oportunidades surgiam, mas ou por desconcentração dos jogadores, ou por simples azar da equipa, a bola não queria entrar...
Desta vez não foi necessária a expulsão de nenhum adversário para o Benfica conseguir dominar o jogo, o Benfica procurou a vitória do principio ao fim, e acabou por aparecer somente nos últimos instantes da partida num lance que contou com a estrelinha de Mantorras.
O Rio Ave entrou no jogo claramente à procura de pelo menos um ponto, nesta fase da época todos os pontos são importantes, e a luta pela manutenção está ao rubro.
No Benfica ninguém se lembrou que a equipa tinha realizado um jogo a meio da semana, e ainda bem que assim é, é sinal que se trabalha bem em Portugal a condição física dos jogadores, já é hora de acabar com as desculpas de jogar 2 jogos por semana...
Após inúmeras oportunidades de golo, São Mantorras apareceu e resolveu o jogo, depois de um lance polémico em que a pessoa que estava melhor posicionada para ajuizar, resolveu decidir a favor do Benfica, mas segundo as imagens (num ângulo enganador, mas é o melhor que as câmaras conseguiram) a bola parece estar claramente dentro do rectângulo de jogo, e o Rio Ave parece ter sido prejudicado neste lance.

A equipa

O Benfica jogou com Moretto na baliza, ele até começou a sua aventura no Benfica, mas está a ser claramente uma aposta falhada por parte dos responsaveis do Benfica, a situação que o trouxe para a Luz também não foi a mais propicia para que desenvolvesse o seu trabalho com a calma e tranquilidade necessária.
Luisão e Anderson estiveram irrepreensíveis, o Rio Ave foi quase nulo no ataque à baliza de Moretto, e quando lá foi os 2 centrais do Benfica resolveram com classe.
Leo continua o guerreiro de sempre, e mesmo quando erra consegue resolver o problema. Nelson parece perceber que quando as coisas
não correm bem, não vale a pena insistir, o mais fácil é simplificar.
Petit e Manuel Fernandes foram suficientes para dominar o jogo a meio campo, Petit já todos sabemos que é um jogador importante nesta equipa, mas Manuel Fernandes parece-me que começa a conseguir equilibrar a dureza com que joga, ao contrário da época passada em que estava a entrar por caminhos demasiado violentos, esta época está a aprender a utilizar o corpo e evitar utilizar a sola das botas como já o vimos fazer...
Manduca está a precisar de um lance que lhe saia realmente bem, já o vi executar lances de génio ao serviço do Maritimo, no Benfica falta aparecer um desses lances...
Simão está decididamente de volta à boa forma, apesar da bola não querer entrar, o capitão jogou e fez jogar!
Geovani já provou que o seu problema não é de posição, ele até podia jogar a defesa central, o problema deste jogador é de motivação, e será que só contam os jogos para a Liga dos Campeões e com os 2 rivais?
Nuno Gomes como sempre esteve bem a jogar de costas para a baliza, fez algumas assistências de morte para o golo, mas como vem sendo hábito nos últimos jogos esteve mal na finalização.
A Robert só faltou uma lesão para completar a noite azarenta que este jogador teve...
Karagounis é um jogador caro de mais para render só nos últimos 20 minutos, algo vai mal com este jogador...
E Mantorras voltou em grande, é inexplicável a empatia existente entre este jogador e os adeptos, e estes lances decisivos que sabe-se lá porquê vão sendo habituais com este jogador ajudam a aumentar o carinho dos adeptos.

O Campeonato

Os adeptos mais arrojados terão certamente esperanças de ainda renovar o titulo por obra e graça de algum milagre, mas os adeptos mais sensatos terão obrigatoriamente os olhos colocados na Liga dos Campeões pelas 2 razões que referi no inicio do post.
O Braga está bem perto, e na próxima jornada em pleno estádio da Luz o Benfica terá uma grande oportunidade para se afastar dos Bracarenses.

Nota Positiva

Bom jogo de futebol, houve emoção e muitas ocasiões de golo em Vila do Conde, mesmo não sendo as condições propicias a um bom espectáculo de futebol.

Nota Negativa

Mantorras parece ser o amuleto da sorte desta equipa, mas a quantidade de lances falhados neste jogo e nos anteriores deixa qualquer adepto à beira de um ataque de nervos...

Declarações Atacantes

Koeman
«Creio que este foi um triunfo merecido, no qual sempre acreditei. Criámos muitas oportunidades de golo. Custou-nos marcar, mas jogámos bem. Para ganhar há que marcar e o importante é criar oportunidades, o que conseguimos fazer. Lutaremos até ao final. O FC Porto e o Sporting têm vantagem mas há que seguir a lutar pelas vitórias. A nossa confiança centra-se em ganhar as nossas partidas. Depois logo se verá».

Simão
«Criámos bastantes oportunidades. Ultimamente não temos tido sorte, mas trabalhámos muito e conseguimos ganhar com mérito. Sonharemos com o título enquanto for matematicamente possível. Quem joga no Benfica tem de acreditar, até porque o jogo tem mais de 90 minutos. Vencemos e estamos na luta até ao fim».

Sem comentários: